Pages

Friday, January 11, 2008

Extensões para o Firefox: versão 3.0

Na sexta-feira, 13 de outubro de 2006, eu publiquei minha segunda lista detalhada de extensões para o Firefox. De lá para cá, muita coisa mudou, muita coisa ficou na mesma.

Uma coisa que eu percebi é que entre a primeira e a segunda lista houve um expressivo aumento no número de extensões, mas da segunda para essa terceira o número diminui. Agora são 36 extensões instaladas. A maioria das remoções ocorreram por três motivos, todos por compatibilidade: não é mais compatível com o firefox atual ou não é mais compatível comigo (mudança de hábitos) ou não era mais compatível com outra extensão que julguei mais importante.

Pela lista ter ficado menor, tudo está mais enxuto. Da lista abaixo, hoje eu só conseguiria abrir mão de 5 extensões. Ainda assim, 3 delas servem para alguma coisa que eu realmente uso (e 1 veio com o Firefox e eu não removi por conta disso e outra é o dicionário oficial, meio inútil se tiver o não oficial instalado). Mas isso não quer dizer muita coisa, pois no final da segunda lista eu disse que não conseguiria viver sem pelo menos então 50 das extensões então listadas e hoje eu vivo com menos do que isso.

A conclusão que eu cheguei são duas: primeiro muitos dos meus hábitos mudaram, "crenças" também. Assim, coisas que eu julgava muito interessante antes não são mais. Segundo, com a atualização do firefox para a versão 2.0 eu ganhei (a já mencionada acima) incompatibilidades de extensões que me obrigaram a abrir mão de certas extensões. Isso reeducou meu modo de usar os serviços. No primeiro momento eu não gostei, mas hoje é natural.

Existem duas formas de instalar uma das extensões abaixo, a primeira, usando o link que forneci que leva a página oficial da extensão ou a resultado do Google (a lista foi gerada automaticamente, eu só editei os comentários sobre elas), a segunda usando o nome e realizando uma busca na página de Addons do Firefox. A lista está em ordem alfabética.
  • Adblock Filterset.G Updater - Mantém a lista do Filterset.G atualizada no Adblock. É inútil sem o Adblock ou Adblock Plus instalado
  • Adblock Plus - Permite eliminar propaganda e certos elementos indesejáveis de sites.Veja mais sobre aqui.
  • All-in-One Sidebar - Transfere boa parte dos serviços para a barra lateral do firefox. Útil, quando bem utilizado. Algumas pessoas podem se sentir desconfortadas com ela.
  • BetterSearch - Adiciona recursos ao principais sites de busca
  • ColorfulTabs - Permite colorir as diferentes tabs. Facilita na organização e não dificulta o uso.
  • ColorZilla - Ajuda na hora de selecionar cores interessantes.
  • CSSViewer - Visualizador de CSS. Permite identificar quais estilos estão sendo utilizados por determinado elemento da página.
  • CustomizeGoogle - Permite customizar o Google. Entre outras coisas, remover a propaganda. Note que o Adblock não remove propaganda de certos serviços do Google, como o Gmail, por causa da compatibilidade dele com a página. Essa extensão faz isso sem qualquer prejuízo.
  • CuteMenus - Crystal SVG - Extensão estética. Melhora o visual de vários menus
  • DOM Inspector - Eu continuo sem saber exatamente qual seria a função exata dessa extensão. A descrição dela é "Inspects the structure and properties of a window and its contents". Ok, mas quando eu desabilito ela, nada perceptível acontece, então me diga: Para que ela serve ?
  • DownThemAll! - Gerenciador de downloads para o firefox, permite fazer downloads em massa e estabelecer mais de uma conexão com o servidor para o mesmo arquivo (quando o servidor aceita, claro).
  • Favicon Picker - Permite editar o ícone dos bookmarks.
  • Firefox Search Sidebar - Adicionar diversos recursos de buscas, como busca simultânea em diversos sites.
  • Flashblock - Bloqueia flash. É possível fazer isso com outras extensões, tipo Adblock, mas é muito mais fácil e prático se usar o Flashblock.
  • FireFTP - Cliente FTP.
  • Flat Bookmark Editing - Uma forma mais inteligente de editar as propriedades dos bookmarks.
  • FoxyProxy - Uma forma prática de gerenciar servidores proxy no Firefox.
  • Gmail Space - É a forma mais fácil de fazer uma conta Gmail ser seu drive virtual que eu conheço.
  • Google Desktop for Firefox - Quando você instala o Google Desktop, ele instala esse plugin no Firefox. Veja mais aqui.
  • Google Gears - Permite utilizar certos serviços onlines de forma off-line. Essa extensão promete. Eu ainda tenho minhas dúvidas de onde seria legal ter essa extensão operacional. De qualquer forma eu instalei porque tem pelo menos um serviço que eu quero usar esse recurso. E eu não vejo a hora dele chegar ao Google Docs.
  • Google Notebook - Os recursos do Google Notebook ganharam certa utilidade maior quando o Google passou a oferecer um link direto dos resultados de busca para ele. Eu inda não me adaptei a usar esse recurso, mas ele promete (Deixa só começar a integração com outros serviços como o Gmail e Google Reader).
  • Greasemonkey - Gerenciador de scripts para página. Os scripts permitem personalizar um determinado site, por exemplo. Eu adorava essa extensão. Desde que lancei a lista de extensões para o Firefox pela última vez eu tenho hoje 18 script. Só 1 (um) funciona. Os demais ficaram inúteis por causa de atualizações da interface do site (exemplo, quando atualizaram o Gmail, 7 dos meus scripts ficaram inúteis)
  • Highlighter - Permite destacar textos em páginas. Versão eletrônica da "caneta marca texto".
  • Linkification - Converte links em modo texto em genuínos links para uso. Muito útil.
  • MeasureIt - É uma régua eletrônica que permite medir certos elementos em páginas (ou certos tamanhos em fotos dentro das páginas).
  • Menu Editor - Permite customizar os menus do Firefox. Vai ver a utilidade dessa extensão se instalar metade das extensões que listo aqui.
  • MR Tech Local Install - Adiciona algumas ferramentas para o gerenciamento do browser. Substitui umas 6 extensões. Visiste o site para maiores detalhes. Eu já não sei
  • Remember The Milk for Gmail - Integra o Remember The Milk ao Gmail. Veja mais aqui .
  • Stylish - Similar ao Greasemonkey, mas restrito ao visual do site. Possuí o mesmo problema que o Greasemonkey quando ocorre atualizações no site, mas ao contrário do anterior possuí uma boa ferramenta para checar se determinado "estilo" foi atualizado.
  • Tab Minus - Lembra que o Firefox na versão 1.x fechava uma aba com um botão no canto superior direito ? Bem, na versão 2 você pode escolher de colocar ele lá (no canto direito) ou na aba (o novo padrão), mas não tem a possibilidade de colocar nos dois lugares (trata-se de uma opção de configuração removida nas versão 2. Quem, como eu, gostava de ter um botão no canto direito e na aba e não se acostumou com a mudança teve que recorrer a essa extensão. Requer oTab Mix Plus para o funcionar.
  • Tab Mix Plus - Facilita a configuração das "abas".
  • Undo Closed Tabs Button - Adiciona um botão para reabrir abas.
  • User Agent Switcher - Permite enganar um site fingindo ser outro browser (muito útil)..
  • Verificação ortográfica pt-BR - Dicionário português para a verificação ortográfica integrada. Ele é meio inútil se tiver a versão não oficial instalada. Mas eu mantenho assim mesmo.
  • Verificação ortográfica pt-BR (não oficial) - Dicionário do Open Office para verificação ortográfica integrada, ele é maior e melhor que a versão oficial.
  • Web Developer - Extensão indispensável para qualquer um que tenha um pouco de interesse sobre programação para web, além de adicionar recursos que permitem melhor navegação e/ou economia de banda de conexão.
A lista não está mais tão rica quanto a anterior, mas pelo menos para mim é muito útil. Uma observação interessante é de que essa lista não manteve o provável número de extensões porque tem muito tempo que eu não tenho tempo de visitar o site das extensões para procurar por novidades.

A forma de manter o backup de tudo isso é a mesma de sempre. Desde que passei a usar essa forma de fazer backup das extensões, eu nunca mais tive que reinstalar tudo do zero ou perdi algo de forma irremediável.

1 comment:

  1. Anonymous11/1/08 09:53

    Voc tem um otimo blog! vou coloca-lo nos meus marcadores :D

    ReplyDelete