Pages

Saturday, January 19, 2008

A Vida em 64-bits

O laboratório onde desenvolvo o meu doutorado recebeu um pequeno upgrade de máquinas e agora eu sou um novo feliz usuário de sistemas 64-bits.

Então eu vim aqui passar alguns links que eu encontrei e foram muito úteis:
  • O primeiro esse é um ótimo texto com imagens que mostra como instalar o ubuntu em RAID1. Sem mistérios, sem surpresas, apesar de um aparente bug que te faz ter que ter alguns cuidados especiais para não ser pego de surpresa na hora errada. Esse documento menciona isso no final da instalação, listando alguns comandos que devem ser executados após a instalação (que a princípio não deviam ser necessários). Você também vê aqui algumas coisas interessantes sobre manutenção de sistemas em RAID, vale apena guardar esse link, nem que seja para referências futuras;
  • Como a maioria deve saber, softwares binários 32-bits com o código fechado não funcionam, a princípio, em sistemas 64-bits, alguns casos possuem soluções particulares (e todas as que eu conheço estão nessa lista), mas única solução geral que encontrei envolve criar um ambiente 32-bits com o chroot. Apesar de não ser tão novo, esse tutorial foi facilmente adaptado para os dias de hoje.
A vida em 64-bits aloca muito mais memória no nosso dia-a-dia, mas ela vai ficar restrita ao laboratório. O motivo é $imple$, os quadricores estão empurrando o preço do "duos" para baixo com uma velocidade absurda. Atualmente, eu só conseguiria comprar um duo core, mas em alguns meses (1 ano, no máximo) será possível pular a compra do duo core indo direto para os quadri por menos de 1500 reais. Então, enquanto eu puder esperar, eu vou esperar.

No comments:

Post a Comment