Pages

Wednesday, January 07, 2009

O Java e o Banco do Brasil

Eu já tive uma grande cota de problemas particulares que eu julgava ser um problema comum a todos. Esse até pode ser mais um desses casos, mas no momento ele me parece geral o suficiente para que mereça esse tópico.

Bem, como todos que acompanham o blog devem saber, eu uso o openSUSE 11.1, mas a questão aqui não parece ser a versão de openSUSE, mas a versão do Java.

Sem grande preocupações eu mantenho ativo o Packman, o repositório que fornece programas e codecs não livres ou alternativos (que eu bem que gostaria de não precisar), além de alguns programas mais atuais de softwares livres. Entre os inúmeros upgrades temos o java 6.

A versão que está disponível no repositório oficial (non-oss) do java 6 é a versão update 7 (u7) .
Eu vi o upgrade dessa versão para a update 8 (u8) e update 9 (u9) até que chegou a update 10 (u10), todos via Packman, e o plugin java não mais me permitiu acessar o Banco do Brasil.

Atualmente, a versão do Packman é a update 11 e continua não sendo possível acessar o Banco do Brasil com ela (o navegador trava no login). Dessa forma, para conseguir acessar minha conta, eu precisei rebaixar a versão do java para a update 7 disponível no non-oss.

Isso é muito fácil de fazer utilizando o yast. Basta encontrar o pacote instalado na lista de pacotes instalados (java-1_6_0-sun), selecionar ele, e na parte de baixo do software, verificar quais são as versões disponíveis. Selecione a versão u7, e mande instalar (rebaixar a versão).

Note que eu não estou utilizando a versão 7 do java. Não sei do comportamento desta com o navegador.
Estou utilizando o firefox 3.0.5 em inglês e instalado a parte do sistema (não é versão que acompanha o yast). Eu também não testei outro navegador ou outro sistema operacional (porque, afinal, eu não sou tão maluco). Tudo que fiz foi utilizar o sistema, um belo dia, depois de um upgrade para o update 10 ele não funcionou mais. Aí eu fiz a mudança para a versão update 7. Também já testei a versão update 11 (também não funcionou, o que me fez voltar novamente para a update 7).

O java 6 update 10 funciona perfeitamente na execução de aplicativos usuais (como o netbeans). Uso o java com freqüência razoável para afirmar que o java funcionava, mas não uso o plugin tanto assim, para afirmar que o problema era totalmente dele. Na verdade, tirando o BB, eu não uso java na navegação. Entrei em um local com exemplos em java para internet e consegui executar os exemplos, mas eram exemplos simples. Nada tão sofisticado quanto o que eu acreditor ser gerenciador de logins do BB.

Senhores, transcrevo aqui, no tópico principal, o comentário (sem edição) do Thiago. Um grande obrigado por observar isso.
Mitre,
uso Ubuntu e quando fiz a instalação do jdk6u10 (instalação manual) tive exatamente o mesmo problema. Depois de muito fuçar, a solução que encontrei foi a seguinte: em vez de usar o arquivo "jdk1.6.0_10/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so" para fazer um link simbólico dentro do diretório de plugins do FF, eu usei o arquivo "jdk1.6.0_10/jre/lib/i386/libnpjp2.so". Isso resolveu o meu problema, talvez resolva o seu.
Para esclarecer uma questão, o libnpjp2.so é o novo plugin do java que, entre outras coisas, também terá suporte a 64-bits (o link mencionado pelo Thiago é apenas para 32-bits). De qualquer forma ele resolve o problema. E sim, ele é tão geral que eu imaginei.

16 comments:

  1. Mitre, ja tentou usar o comando abaixo?
    sudo update-alternatives --config java

    lembro que em versoes antigas do Ubuntu esse comando servia para informar a todo o sistema a versao do java (proprietaria) que deveria ser utilizada. Sempre funcionou e eu tinhas os mesmos problemas que voce.

    ReplyDelete
  2. Caro José,
    foi a primeira coisa que tentei, mas aí eu vi que eu tenho apenas uma versão de java instalada. Coisas de opensuse ! Se o pacote tem o mesmo nome, apenas uma versão pode ficar instalada os "updates" não mudam o nome, apenas a versão. Então, o update-alternatives só vê uma versão instalada.

    Mas mesmo assim, foi bom lembrar disso, porque se o problema for tão geral quanto penso, ele pode ser facilmente corrigido na maioria das distribuições com o update-alternatives

    Um abraço

    ReplyDelete
  3. Anonymous7/1/09 23:19

    Mitre,
    uso Ubuntu e quando fiz a instalação do jdk6u10 (instalação manual) tive exatamente o mesmo problema. Depois de muito fuçar, a solução que encontrei foi a seguinte: em vez de usar o arquivo "jdk1.6.0_10/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so" para fazer um link simbólico dentro do diretório de plugins do FF, eu usei o arquivo "jdk1.6.0_10/jre/lib/i386/libnpjp2.so". Isso resolveu o meu problema, talvez resolva o seu.

    ReplyDelete
  4. Thiago,
    obrigado pela dica. Funcionou perfeitamente.
    não sabia que o plugin2 estava empacotado em outro lugar...

    Grato !

    ReplyDelete
  5. Mitre, passei a usar openSUSE exatamente no dia do lançamento do 11.1 e estou muito satisfeito, depois de anos usando Ubuntu.

    Quanto ao Banco do Brasil também tenho problemas, sempre usei-o no Firefox no Ubuntu, porém, nas últimas semanas vinha tendo o seguinte problema: após informar a senha ele ficava carregando e depois a tela travava e escurecia.

    Instalei o java6 da Sun no openSUSE e consegui acessar o BB uma única vez, sem problemas, na tentativa seguinte aconteceu o mesmo problema que tinha anteriormente no Ubuntu.

    Vou ligar para o suporte técnico do BB, eles devem ter alguma orientação. Se conseguir alguma coisa útil posto aqui.

    ReplyDelete
  6. Anonymous8/1/09 11:27

    Mitre,
    Eu tive o mesmo problema com o Mandriva 2009.0 e percebi que se removesse algumas extensões do firefox o login do BB voltava a funcionar. Infelizmente as extensões que eu removi me eram muito úteis (adblock-plus, errorzilla-mod, firebug, greasemonkey e organizestatusbar).
    Vou fazer o downgrade para o 6-u7 e ver se resolve meu problema com essas extensões.

    Abraços.

    ReplyDelete
  7. Depois do post anterior é que vi as dicas do Thiago, o estranho é que na minha instalação o diretório de plugins do FF simplesmente não existe, na sua instalação padrão havia este diretório?

    ReplyDelete
  8. Senhores,
    vejam a dica do Thiago descrita acima.
    Funcionou adequadamente aqui.
    Um abraço

    ReplyDelete
  9. Mitre,

    No openSUSE 11.1 não há mais o diretório plugins sob o Firefox, os plugins ficam em /usr/lib/browser-plugins. Isto é novidade, pelo menos pra mim. Criei o link para alibjavaplugin_oji.so lá e o BB funcionou perfeitamente. Nem precisei criar link para a libnpjp2.so como sugeriu o Thiago.

    Obrigado!

    ReplyDelete
  10. Efraim,
    no meu caso é um pouco diferente porque eu uso uma instalação in loco, ou seja, no meu diretório home. E não a instalação padrão do openSUSE

    Note, contudo, que a versão padrão disponibilizada pelo opensuse 11.1 é a update 6, que funciona perfeitamente. A versão update 10 ou superior, que está apenas no Packman, é que vem dando problemas...

    ReplyDelete
  11. Anonymous8/1/09 23:32

    Olá! Uso o Ubuntu 8.10 e não preciso criar link para plugins java.

    Que configuração precisaria fazer?

    ReplyDelete
  12. José Luís,
    seu java está funcionando ?
    me disseram que no ubuntu 8.10 eles já arrumaram a casa para não ter qualquer tipo de problema com esse caso.
    se não estiver funcionando, aí eu até penso em escrever um texto mencionando detalhadamente como fazer a configuração funcionar. Ok ?

    ReplyDelete
  13. Anonymous27/1/09 09:08

    Grande Mitre!

    Obrigado pela excelente dica.
    Desde o opensuse11.0 eu vinha me batendo com a página do BB. Mas sempre acabava funcionando.
    Depois que coloquei o opensuse11.1, parou de funcionar.
    Fiz a instalação padrão, olhando no yast, vi que tinha:
    java-1_6_0-openjdk
    java-1_6_0-openjdk-plugin

    marquei para apagar e selecionei:
    java-1_6_0-sun
    java-1_6_0-sun-plugin

    para instalar, tomando o cuidado de ir na aba "versions" e selecionando a versão u7 ao invés da u11, como você disse.

    Fiz o downgrade, reiniciei o navegador e pronto! A página do BB abriu tranquilamente.

    Muito obrigado,
    Alexandre Zabot

    ReplyDelete
  14. Anonymous29/4/09 15:41

    muito bom: essa solução do "jre/lib/i386/libnpjp2.so", funciona bem para qlq distribuição linux.

    ReplyDelete
  15. Anonymous11/1/10 15:59

    Ola... ja estava me decepcionando com o FIREFOX quando vi este post.... O que me salvou foi a dica do THIAGO....
    Parabens pelo post e pra ti Thiago....

    abraco

    ReplyDelete
  16. Anonymous17/1/10 12:04

    funcionou aki no kubuntu netbook edition a solução do libnpjp2.so, valew!!!!!!!!!!

    ReplyDelete