Ao contrário de vírus, trojans e outras pragas, o spam atinge todo e qualquer usuário que tenha e-mail. O que implica que se não é todo mundo, é quase isso. Pior, não depende de você não receber spam. Spam você recebe e pronto. Não há, na tecnologia, nenhuma outra praga que tenha essa característica, todas as outras requerem o mínimo de descuido do usuário, o spam não.
Há algum tempo eu venho tentando entender a causa dos meus quase 1200 spans mensais (há uns 6 meses atrás era 300 por mês, não me pergunte o que aconteceu). Primeiro, eu pensei que era por causa do blog, depois por causa de serviços que eu utilize, depois das listas de discussão. E, finalmente, pensei que era eu mesmo fazendo isso sem perceber (é não faz sentido, mas é isso que acontece quando se tenta entender algo do tipo).
Eu criei seis outras contas de e-mail (que eu não vou divulgar aqui, por que eu já até deletei elas). Em uma eu me inscrevi em alguns serviços de e-commerce (não sei se vem ao caso, mas era uma conta para minha mãe, então era algo certinho de alguém que nunca teve vida online). Na segunda eu me inscrevi em 5 listas de discussão, todas muito populares e abertas a quem quiser se inscrever (ou seja, sem moderação). E com a terceira eu não fiz nada. Nada mesmo. As duas últimas foram criadas em cima do meu perfil. Entre a quarta e a sexta eu repeti as etapas anteriores, sendo que as três primeiras contas foram criadas no gmail (de onde eu tive a idéia inicial) e as três seguintes foram criadas no yahoo (trocando apenas a identidade da minha mãe pela do meu pai, que também nunca teve vida online.
O resultado não é científico, representa apenas um ponto de observação e tem valor apenas para mim mesmo e compartilho apenas porque achei o resultado curioso.
Primeiro ponto: e-mails que são marcados como spam no gmail em uma conta, também são marcados dessa forma em outra conta (e eu sei disso porque eu também assino as listas de discussão na minha conta de e-mail principal). É uma afirmação do óbvio, mas é importante, pois quem usa o Gmail para gerenciar listas de discussão deve ter percebido que certas mensagens vão para o spam. Eu era levado a crer que o Gmail tenha classificado certos domínios como de risco, mas não é verdade, ocorre com e-mails do gmail também. O que eu percebi, mas que também não explica tudo porque nem todos seguem essa regra, é que o boa partes do desse e-mails têm domínio pop diferente do domínio do próprio e-mail para resposta. Eu realmente acredito que a causa esteja no registro/reclamações de usuários. Se você qualquer classificação de risco do provedor do e-mail, não haveria e-mails do gmail no spam.
Segundo ponto: sabe as contas que eu não divulguei ? Elas também receberam spams. Eu fiquei impressionado com isso. Afinal, se eu não divulgo o endereço, como eles descobrem ? Eu fiquei imaginando se tinha alguma coisa por traz do sistema de propaganda utilizada nos provedores, mas depois eu pensei melhor e vi que isso não faria muito sentido. O provedor conhece nossos e-mails, mesmo esses, eles não precisam utilizar-se de artifícios para conseguir o endereço. Ai eu pensei no mais trivial. Quem manda e-mails não manda e-mail para uma pessoa, manda e-mail para um código. Um código arroba algum domínio. Seguindo esse raciocínio eu até explico porque eu recebi mais e-mails spam em contas que estavam relacionadas ao meu nome. Ou seja, deve ter um código explorando as possibilidades e mandando e-mail a revelia. Muitos devem falhar, outros passam. Ou você nunca acertou o nome de um e-mail já criado por alguém antes ?
Terceiro ponto: o volume de spam recebido até aumenta com a utilização de certos serviços/cadastros na internet. Mas nem tudo que é classificado como spam é (ou deveria ser) spam. Eu mesmo já marquei como um spam um boletim de uma loja que se recusava a me retirar da lista dela. Isso até é spam no rigor da definição, mas eu não defino como spam, eu defino como incapacidade mesmo. Nenhuma loja grande, em sã consciência, vai querer ter seu bom nome vinculado a essa prática, por isso eu acredito mais em incompetência do que em má fé. No final das contas, o aumento não é tão significativo assim. Nem é estatisticamente maior do que a conta que eu não divulguei a ninguém. Seria isso um indício de seriedade ao cumprimento da política de privacidade das lojas eletrônicas ?
Quarto ponto: a quantidade de mensagens marcadas como spam recebidas pelo yahoo é cerca de 30 % maior do que a recebida pelo gmail. Esse valor até tem significado porque eu avaliei isso por uns 4 meses. Mas não é tão sério assim, sério mesmo foi o filtro do gmail que pegou todo mundo mais algumas mensagens válidas, enquanto no yahoo não pegou todo mundo, mas também pegou algumas mensagens válidas (sem correlação identificada com as bloqueadas pelo gmail).
Quinto e último ponto: O nível de spam ficou muito abaixo dos 1200 spams/mês que recebo atualmente, na verdade ficou abaixo dos 70 por mês. Resumindo, a divulgação do meu e-mail no blog, somado a divulgação do blog em diversos diretórios, mas a exposição via search engines, unificado ao maior número de locais onde fiz registro na web e adicionando o maior tempo de exposição da minha conta, foram de forma direta ou indireta responsáveis pelo escandaloso aumento relativo de spams entre uma conta criada a pouco tempo e em atividade e a minha.
Eu não posso dizer que existe alguma forma de evitar o spam que esteja ao nosso alcance, enquanto usuário. Posso afirmar apenas que gostei muito do resultado do anti-spam do gmail. Entretanto, olhando para trás eu percebo qual foi o erro que cometi para elevar em 12 vezes o nível de spam que recebo. Criei um blog e o divulguei. É, eu sei que isso não foi bem o que esperava ler, mas é a verdade. Principalmente a parte de divulgação. Não é irracional imaginar que tem gente que acompanha diretórios de blogs apenas para capturar novos links e investigar se o e-mail está na página principal do blog ou não. O meu está, bem ali ao lado.
Tanto não é irracional que tem gente que escreve seu e-mail como login(at)provedor só para tentar iludir os robôs de inspeção (apesar de eu achar que essa fórmula é tão velha que também não funciona como devia).
Já caindo no trivial, a alternativa é não expor tanto seu e-mail como eu fiz. Não me arrependo (me arrependerei quando o gmail não conseguir filtrar os tais spams), tanto que deixo o e-mail no mesmo lugar que sempre esteve, na mesma forma que sempre usei. Eu também assino minhas mensagens deixando meu e-mail escrito nelas. Algumas pessoas vêem isso como uma falha, eu não. Eu vejo como expôr uma forma de contato publica.
Tal instrução acima pode não ser capaz de eliminar o spam, mas deve impedir que o número de spams chegue ao valor absurdo 1200 por mês. Com usuário, não há alternativa real que acabe com o spam. Tenha um bom filtro de mensagens e ele não te incomodará tanto. Se for o caso, dê preferência a provedores de e-mail que tenha um anti-spam para não sobrecarregar sua conexão de internet ao baixar mensagem. Do mais é aguardar a evolução da inteligência artificial para que eles consigam bloquear um spam ainda na usa origem.
Pelo menos agora eu sei qual é a causa provável dos meus e-mails indesejáveis.
Sunday, January 13, 2008
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Mitre, existe "gente" e robôs varrendo toda a internet atrás de possíveis "clientes", e qualquercoisa@qualquercoisa são potenciais consumidores para eles. Muito boa e interessante a tua análise, porque eu tenho observado a mesma coisa com meu email depois de colocar o blog no ar e publicar meu email nele. Mas levando em conta que 95% dos emails que trafegam na internet são SPAM, dá para conviver com a média de 40% que eu recebo atualmente. Conheci teu blog hoje através dos bons comentários que fizeste no blog do Sérgio, e achei muito rico de conteúdo. Parabéns.
ReplyDeleteThiago, seja bem vindo ao blog.
ReplyDeleteA questão dos robôs são de fato um problema, mas a minha opinião é de que o problema maior mesmo é ver que ninguém parece pensar criar/facilitar alternativas ao problema.
Por exemplo, porque o Blogger não oferece uma caixa de contatos do tipo que permitiria o contato por e-mail sem permitir o acesso ao endereço de e-mail propriamente dito ? (Como a que tem no blog do Sérgio)
Soluções existem, mas o acesso a elas ainda está apenas ao alcance de que paga para ter uma hospedagem e instala o próprio software para blogar, etc e tal.
O resto de nós que pague pela conseqüência do problema.
Abraços.