Pages

Tuesday, August 08, 2006

Backup dos arquivos de configuração do Firefox

Hoje em dia não é difícil encontrar extensões que prometem fazer o backup dos arquivos de configuração do firefox. Mas existem alguns problemas, como dizer ... filosóficos, em usar uma extensão para fazer backups de extensões. O primeiro é que é preciso executar o firefox, ou seja, alguns, senão muitos, dos arquivos que você deve copiar estão sendo usados naquele momento, o segundo e ao meu ver, principal, é que é preciso instalar a dita extensão para restaurar os arquivos de configuração.

Mas por que tudo isso ? O firefox, ou melhor, todos os softwares da Fundação Mozilla e a maior parte (senão todos) dos softwares do linux, guardam seus arquivos de configuração em diretórios/arquivos simples. Fazer o backup é um simples copiar para outro lugar e restaurar é um simples copiar de volta para o lugar original.

Tendo isso em mente eu fiz um script, ou deveria dizer, um arquivo de texto simples com meia dúzia de linhas de comando, para criar um arquivo compactado dos arquivos de configuração do firefox no diretório home do usuário.

Para fazer o download do script clique aqui: profiles-firefox.bk

O script está comentado e pré-configurado para o Firefox 1.5.0.x, outras versões de firefox podem exigir modificações da configuração.

O nome do arquivo criado conterá informações sobre o dia e o usuário que fez o backup, além disso, é possível configurar o script para incluir a hora e os minutos que o arquivo de backup foi criado. Isso pode ser especialmente útil para quem quiser manter uma sincronia entre máquinas diferentes e ainda assim ter controle total sobre quando foi o último backup feito naquele dia (presume-se que a hora do computador está corretamente configurada).

Para restaurar o backup basta copiar os arquivos compactados de volta para o diretório dos arquivos de configuração do firefox.

Esse é um script muito, mas muito bobo e muito simples, mas é o mais útil de todos os scripts que eu já criei. Me permite manter com as mesmas configurações de extensões e temas e 4 computadores distintos, sendo que a mais de um ano eu não tenho perdas sensíveis de configurações por testar novas extensões.

Bom proveito!

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment