Pages

Tuesday, January 08, 2008

Atualizações interessantes do Blogger

É sempre bom ficar de olho nas novidades relativas a quem tem um certo serviço. Como eu passei mais tempo longe da vida de blogs do que eu gostaria, eu perdi algumas delas.

Eis uma que é importante ou que, pelo menos, eu faço questão de chamar a atenção de todos os leitores, principalmente dos que fazem comentários em blogs do Blogger.

Fico feliz em dizer que desde outubro de 2007 o blogger aceita notificar por e-mail sobre novos comentários aos usuários que utilizem uma conta google e marquem essa opção na hora de enviar o comentário.

Pode ver como o serviço funciona aqui (em inglês, no anúncio oficial) e ou aqui (em português e muito bem escrito). Mas do que a novidade, já que nem mais tão novo assim, fica como um aviso a quem prefere esse sistema para ser informado de novos comentários.

Essa é uma novidade "apenas" para os leitores e eu, como leitor, adorei a idéia e devo utilizar essa forma para ser informado de novos comentários e, em especial, em tréplicas a um comentário meu. Assim, eu não devo mais perder repostas de comentários que eu nem lembro de ter feito...

Eu vejo isso como uma motivação adicional para criar uma conta Google e usá-la nos comentários. Quem não quiser utilizar o Gmail, pode redirecionar o e-mail do recebido no Gmail para outra conta em qualquer sem dificuldades (veja como aqui).

Outra atualização que merece um certo destaque, é o fato de que o Blogger está aceitando usuário do serviço OpenID como conta de registro nos comentários, também é uma atualização para o leitor, mas essa também influencia quem escreve e restringia os comentários a quem tinha uma conta Google. Agora, pode-se restringir os comentários a quem tem uma conta Google ou utiliza o OpenID. Veja aqui, em inglês, ou aqui, em português (nota: para não ter dúvida, o recurso já está oficialmente incorporado ao Blogger). Ainda não chegamos ao ponto do usuário da OpenID receber a notificação de novos comentários por e-mail e eu nem sei se essa frase se aplica aqui.

O ponto central é que pela primeira vez em muito tempo as atualizações foram focadas no leitor e não no escritor. De fatos esses dois serviços foram lançados e eu nem sabia que eles tinha sido implementados.

No comments:

Post a Comment