Pages

Tuesday, January 22, 2008

Melhorando a privacidade no Ubuntu

Para variar, uma dica rápida. Para melhorar a privacidade dos seus dados em computadores multiusuários certifique-se de que o diretório HOME está com permissões adequadas.

Por padrão, o ubuntu cria diretórios $HOME com a permissão 0755, ou seja, permissão plena para o dono (o que é óbvio) e permissão de leitura para todos os usuários do sistema (isso não coloca a segurança dos dados em risco, apenas a privacidade).

Para modificar esse padrão de criação de contas, edite o arquivo /etc/adduser.conf como root e substitua DIR_MODE=0755 por algo mais conveniente, como DIR_MODE=0750, que concede acesso de leitura apenas a usuários do mesmo grupo ou DIR_MODE=0700, que nega acesso a todos os usuários, exceto ao dono do diretório (no caso do ubuntu e de vários outros sistemas, isso é quase a mesma coisa porque cada usuário possuí um grupo próprio).

Mas ainda existe um "detalhe". Você já instalou o sistema ! Então, no mínimo, existe um usuário que tem o diretório "Home" com a configuração de permissão padrão (755). Modifique isso:

sudo chmod XYZ /home/nomedeusuario

onde XYZ é o novo valor da permissão, exemplo, 750 (permite apenas usuários do mesmo grupo) ou 700 (somente o dono terá acesso ao diretório). Tome muito cuidado ao fazer isso para não prejudicar o seu próprio acesso e NÂO use a opção recursiva do chmod.

Não é necessário utilizar conta de administrador (ou o sudo) para modificar as permissões do próprio diretório, ela é necessária apenas para modificar as permissões dos diretórios dos demais usuários.

Eu coloquei o título, "Melhorando a privacidade no Ubuntu", mas essa dica é integralmente aplicável a qualquer distribuição que utilize o "adduser" e que tenha o "/etc/adduser.conf", o que não significa que a permissão padrão de criação dos diretórios Home seja 0755 como no ubuntu.

A etapa de modificar a permissão do diretório de usuários já existentes é exatamente a mesma em qualquer distribuição.

2 comments:

  1. Anonymous23/1/08 10:05

    Mitre, se colocar a alternativa 0700 o root pode ler e escrever no diretório?

    Obrigado

    ReplyDelete
  2. Meu caro, o root tudo pode. Pode inclusive reverter sua decisão de tornar o seu diretório privado.

    Se quiser proteger dados "dele", estes devem estar encriptados (com senha). Essa seria a única forma de você ter algo sem que o root possa ter acesso.

    Nota: existem softwares que servem de camada de arquivo entre o sistema de arquivos e os seus dados, estes podem ser utilizados como um HD normal (um pouco mais lento, mas normal). O root pode não ter acesso ao conteúdo desse arquivo encriptado, mas ele "saberá" que o arquivo existe e ele terá como eliminar o seu acesso a esse arquivo também, ou seja, ele pode assumir a posição: "se eu não posso ver, ele também não verá".

    ReplyDelete