Pages

Thursday, February 15, 2007

Papel milimetrado para todos os gostos

É engraçado como são as coisas. A muito tempo eu tinha um software que gerava diversos modelos de papel milimetrado, mas eu perdi o software. Além disso, o mesmo era para windows. Bem, hoje, por causa do meu último post e do comentário do André Noel eu fui para nesse post dele, nos comentários desse outro post encontrei o Blog do Silveira e nesse blog tropecei nesse post.

Nesse post do Blog do Silveira, cujo o texto eu poderia simplesmente copiar e colar aqui, especialmente a parte onde diz: "não é fácil encontrar papel milimetrado, especialmente quando se precisa". Eu encontrei esse link: Free Online Graph Paper.

Nele é possível encontrar praticamente todos os modelos de papel milimetrado que alguém possa precisar. Além do clássico, temos os log/semi-log, papel em coordenadas polares, além de outras coisas igualmente preciosas, como papel pautado para música. Sim, não precisa ser do campo científico para gostar do link.

E nesse momento eu estou com um sorriso de um lado ao outro. Essa foi a maior reação em cadeia que eu já vivi e eu nem acredito que encontrei essa preciosidade de link.

Tenho certeza de que várias pessoas teriam muito apreço por esse link. Todo mundo que já fez algum tipo de experimento científico já usou um papel milimetrado, algumas pessoas como alunos (de física, química, engenharia, etc), outros como profissionais, muitos de ambas as formas. E não vamos esquecer os músicos, afinal, tem mais de um modelo de papel pautado (o clássico e para guitarra). Tem até o papel pautado comum, isso, o de caderno. É certo que, nesse caso, deve ser mais barato comprar o papel pautado ao invés de pautar as folhas brancas, mas de qualquer forma é uma opção. Outras opções, não menos preciosas, incluem folhas para escrita de línguas orientais e papel para melhorar a caligrafia.

É realmente um informação preciosa que precisa ser divulgada o máximo possível.

Mas atenção na hora de imprimir, lembre-se de não redimensionar o papel na impressão e de escolher o tamanho de papel certo para imprimir. Quem usar o Adobe Acrobat Reader deve ter um cuidado especial com a opção "fit to margin prints", além da configuração de "Scale", em resumo, tome cuidado com qualquer opção que redimensione a folha de papel, além é claro, de escolher o tamanho certo de papel. Deve-se ter esse cuidado com qualquer leitor de PDF, mas no Acrobat, essas opções estão ativas por default, então, cuidado redobrado. Se tiver dúvidas, certifique-se que a impressão saiu correta usando uma régua.

18 comments:

  1. Anonymous11/6/07 21:51

    Muuuuuuuuuito obrigada por postar esse link aqui, eu já tava ficando doida procurando!!

    Valeu =]

    ReplyDelete
  2. De nada !!! Eu sei como pode ser difícil achar aquele papel milimetrado na hora certa ...

    ReplyDelete
  3. legal o teu artigo mitre,cai aqui por acaso,pois estava procurando assuntos relacionados a softwares matemáticos,os quais eu trato no meu blog,e como você citou,que usava,um antigo software,resolvi deixar mais uma dica aqui,pros teus visitantes,é o PQUADRIC,que se encontra descrito com bastante detalhes no meu blog.
    caso você queira dar uma passada por la e deixar algum comentário eu agradeço antecipadamente,e por enquanto obrigado,até mais.
    matemática na veia
    http://www.matematica-na-veia.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. olha eu aqui de novo,putz,como eu gosto de escrever,to brincando é que eu me esqueci de pedir a tua permissão para postar um artigo relacionado ao teu poste sobre "papel milimetrado para todos os gostos"
    seria facil eu colocar um artigo falando sobre este serviço,mas vamos e viemos,temos que respeitar certas regras,por enquanto obrigado.

    ReplyDelete
  5. Oba ...
    Valeu pela informação, ainda não tive tempo de dar uma olhada no seu blog, mas vou fazer isso com certeza...

    Quanto a escrever baseado nesse artigo, fique a vontade. A própria licença do blog te assegura esse direito (a creative commons) ela (a licença) só pede que o artigo original seja referenciado;

    Abraços;

    ReplyDelete
  6. veleu,tu é rapido hein?ja to quase terminando o artigo para postagem,obrigado.

    ReplyDelete
  7. E-mail sempre alerta...
    Se eu não responder rápido, pode acreditar, eu tenho um grande problema nas mãos ou um problema na máquina (seja o computador em si ou rede/internet).

    Abraços;

    ReplyDelete
  8. Anonymous19/1/08 14:25

    Nem sei o que dizer... Encontrar o que mais queremos quando já estamos a desesperar!!!

    Bendito este blog!

    Obrigado.

    ReplyDelete
  9. Anonymous24/3/08 13:10

    cara muito bom. mais muito bom mesmo, isso não quebrou um galho e sim uma arvore inteira valew mesmo

    ReplyDelete
  10. Estava prestes a sair de casa prá comprar um bloco de papel milimetrado para os gráficos da minha filha qdo resolvi dar uma busca na net prá ver se achava algo parecido com os calendários customizados que costumo imprimir...e acabei achando esse link no seu blog.

    Saiu mais barato, posso imprimir quantas folhas forem necessárias e em cores diferentes (rs, ítem muito importante em se tratando de adolescente :P).

    Obrigada pela dica!

    ReplyDelete
  11. ameeeeeiiiiiii
    util demais!!
    muito obrigado, tava desesperado jah

    ReplyDelete
  12. Anonymous4/3/09 21:54

    Salvou a vida de uma estudante desesperada amigo. Obrigada!

    ReplyDelete
  13. Michael David17/4/09 15:15

    Obrigado Pelo Link...Ajudou muito!

    ReplyDelete
  14. Muito obrigada, estou precisando fazer um trabalho e estava atrás desse tipo de papel a um tempão

    ReplyDelete
  15. Anonymous7/5/10 22:11

    Valeu!!! mto útil.

    ReplyDelete
  16. Achei o que eu precisava ! Salvou o dia! vlw!

    ReplyDelete
  17. Você são D++++ Parabéns vou indicar para meus amigos!!!

    ReplyDelete