Pages

Monday, January 07, 2008

Configurando o Adblock

Quem ainda não ouviu falar do Adblock ? É uma daquelas extensões amadas e odiadas por muitos, pois ao mesmo tempo que permite ao usuário bloquear propagandas indesejadas, recebe críticas daqueles que possuem sua propaganda bloqueada. Não quero entrar no mérito da questão sobre a legitimidade da extensão. Aqui eu faço apenas a pergunta: você sabe configurar essa extensão ?

As dicas que serão passadas aqui servem tanto para o Adblock, quanto para o Adblock Plus. Particularmente eu usei o Adblock por muito tempo até descobrir que o Adblock Plus é mais claro nas suas opções e migrei.

A primeira coisa que se deve entender é que a extensão vem sem nenhum filtro. Instalar ela apenas não serve para nada. É preciso fazer alguma coisa. E se o que você quer é algo fácil, simples e que não requer nenhuma intervenção sua, você quer é outra extensão: Adblock Filterset.G Updater

O Adblock Filterset.G Updater é uma extensão complementar ao Adblock. Sozinho ela é inútil. O que ela faz é baixar regularmente filtros pré-configurados para bloquear diversas propagandas reconhecidamente intrusivas. Você pode saber mais sobre essas propagandas no fórum oficial da lista.

Isso resolve quase todos os seus problemas. Digo "quase" porque ainda é necessário entender algumas coisas. A a lista é composta de negações e permissões, ou seja, ela bloqueará todo adsense, mas por questões de compatibilidade com o sites, não bloqueará o adsense utilizado no Gmail. O motivo dela fazer essas excessões a regra é que nesses casos o layout da página ficaria alterado. Entenda que quando ela remove um elemento da página duas ações são possíveis. A primeira é preencher o local com um belo nada e a segunda é rearranjar a página para eliminar o espaço vazio deixado pela propaganda. Alguns sites não funcionam bem com isso. Então existem algumas regras de excessão. Legal, né ? Infelizmente isso não ajuda em nada alguns sites nacionais, ou melhor, sites que não são conhecidos do público que ajuda a compor o filtro.

Então aí vem a segunda parte necessária na configuração. Entender as excessões e, portanto, entender a criação manual de regras.

Clique com o botão direito no ícone da barra de status para o adblock ou na seta que compõem o ícone do Adblock Plus na barra de ferramentas e escolha preferências. Você pode olhar algumas imagens nessa página. Perceberá que não importa a extensão escolhida ou mesmo a versão, em todas haverá um botão ou uma campo fazendo referência a um novo filtro. A versão atual é ligeiramente diferente, mas no fundo sempre tem um "Add Filter" (no Adblock Plus) ou uma composição de "Add" ao lado de um campo de "New Filter" (no Adblock). A diferença é que no primeiro você clica para para receber o campo onde escreverá a regra e no segundo você escreve a regra e depois manda adicionar. Nos dois casos o botão direito sob a regra criada permitirá ver opções que vão do simples remover a muitas coisas inclusive remover.

Você pode aproveitar que está com o Filterset.G instalado e percorrer as regras já existentes para conhecer como criar as suas no futuro, perceberá que elas vão de frases simples, a complexas expressões regulares. Se estiver utilizando o Adblock Plus verá um sessão dedicada as regras de excessão, uma dedicada as regras de bloqueio do Filterset.G e outra para as suas próprias regras, isso permite que você veja e gerencie tudo com mais facilidade. No Adblock tradicional fica tudo misturado e é exatamente nesse ponto que eu sempre impliquei com o Adblock, ele não organiza a lista, mas tudo bem, funciona do mesmo jeito, mas, por exemplo, não perceberá que toda regra de excessão começa com dois arrobas, e pode não se lembrar de quais foram as regras que você criou no futuro.

Mas voltando as excessões: onde você se exime de usar o Adblock ? Eu não sei. Não tenho um banco de dados para isso, o que eu tenho são duas circunstâncias, a primeira é que algumas páginas do portais do uol e do globo.com ficam deformadas devido ao Adblock estar ativo. O que eu faço. No caso do globo.com, que é mais crítico (é praticamente impossível navegar em certos sites do portal) eu adicionei o portal inteiro. Isso deve ser feito manualmente criando um regra do tipo: @@*globo.com*

Para o caso o uol, que é mais restrito a algumas partes do portal (em especial uma parte da de esportes) eu adicionei apenas: @@*esporte.uol.com*

É interessante perceber que ambas as extensões possuem com no seu menu de acesso meios de definir regras de excessão de uso da extensão a uma página ou site de forma gráfica. São duas opções de fácil acesso no menu principal da extensão, mas ambas não funcionam muito bem em portais, onde a url base se modifica. Para ser mais preciso: se entrar na página principal do uol e desabilitar a extensão para todo o domínio, o que ele faz é criar um regra tipo: @@www.uol.com.br*. Isso significa que o endereço esporte.uol.com.br não faz parte da excessão.

Como você sabe que uma página não funciona bem com o adblock ? Ou alguém de disse ou você experimentou. É comum ouvir pessoas reclamando que certos sites não funcionam direito depois que instalou o adblock. Se esse é o caso, ao invés de desabilitar ou desinstalar a extensão você pode simplesmente criar uma excessão.

E quanto a regras de bloqueios ? Além das que acompanham o Filterset.G eu tenho várias, dadas as particularidades regionais ou mesmo por serem serviços que eu não quero e não propagandas. Vou citar algumas das principais. Favor não vamos entrar em discussão por conta do meu gosto, certo ? Digo isso porque algumas podem ser tidas loucura minha pelos fãs dos serviços.

Bloquear serviços do Bloblogs.
http://embed.blogsblogs.com.br/embed/*
http://blogblogs.com.br/images/gadgets/*

Bloquear o Jacotei
http://www.jacotei.com.br/mod.php?module=*
http://www.jacotei.com.br/lib/jacotei/banners/*
http://vitrine.jacotei.com.br/*
http://images.jacotei.com.br/afiliado/*

Bloquear o Mercado Livre
http://www.mercadolivre.com/org-img/MLB/pms/*
http://pmssrv.mercadolivre.com.br/jm/PmsSrv?tool*

Bloquear javascript do Technorati
http://embed.technorati.com/embed/*.js

Bloquear um gadget do Flick comum em blogs.
http://www.flickr.com/apps/badge/badge_iframe.gne?*

Bloquear alguns serviços do Feedburner oferece para o feeds
Você não imagina como a página do Google Reader ficou rápida com essa regras
Uma das regras bloquea a propaganda no feed e as outras duas elementos específicos, mas eu não me recordo qual é qual.

NOTA: Onde aparece um traço deveria aparecer um til.
http://feeds.feedburner.com/~r/*/~4/*
http://feeds.feedburner.com/~a/*?*
http://feeds.feedburner.com/~f/*?i=*

Eu não quero dar exemplos pessoais diretos, posso dizer que alguns blogs fornecem serviços como o do feedburner mas com outro domínio, tipo as regras abaixo

NOTA: Onde aparece um traço deveria aparecer um til.
http://feeds.umoutrodominio.com/~f/*?i=*
http://feeds.umoutrodominio.com/~a/*?*
http://feeds.umoutrodominio.com/~r/*/~4/*

Espero que todo mundo entenda que minhas escolhas são minhas. Porque bloquear alguns gadgets que parecem ter sido criados para servir a mim, o usuário. Não tenho que gostar de um serviço só porque tem gente que gosta dele ? Um pouco de respeito com minha privacidade seria muito bom, exemplo, um dos serviço que o blogblogs oferece deixava meu rastro, por que não dizer, identidade, para qualquer um que quisesse ver e bastava que o dono do blog tivesse o tal gadget instalado. E o que faz alguém pensar que eu quero deixar um outro usuário qualquer descobrir que eu visitei esse ou aquele blog ? Note a ênfase do eu. Por fim, velocidade de conexão e de processamento da página. Faça um teste. Bloquei os serviços do feedburner oferece e vá ler os seus feeds; depois conta a diferença. Você pode até não querer desabilitar alguns serviços, mas isso não quer dizer que eles não consumam muitos recursos.

Mas como eu consegui descobrir essas regras ? Do jeito difícil. Navegando. Eu entro em um site que me interessa, nesse site eu uso uma função das extensões do Adblock para listar os elementos bloqueáveis. Começo com os marcados como "iframes", vou para os "embed" e depois vou analiso os scripts. Se ainda estiver carregada, bloqueio imagens específicas, mas esse deve ser o último recurso, ou pode começar a ter problemas com o site.

Não adianta você simplesmente bloquear o que estive ali. Pode até ser que resolva, mas algumas vezes as urls possuem partes que são modificadas com uma nova visita então é recomendado modificar a linha para tornar tudo mais genérico possível, substituindo partes que lembre logins, códigos ou identificadores por asterístico.

Muitas vezes é preciso regular a mão ao criar uma regra, por exemplo, imagina se eu criasse uma regra tipo '*feeds*', isso engloba tudo que eu criei para eliminar serviços de feeds, mas é uma regra tão geral que elimina boa parte da internet que eu quero ver. Como saber se não errou ? Novamente: navegando. Criar os filtros é um exercício lento. Deve ter paciência para observar o que te incomoda e ir adicionando quando for necessário. Não tenha pressa, não adicione duas regras ao mesmo tempo.

Em alguns casos pode ser necessário analisar o código fonte da página para descobrir qual é a regra que deve ser criada e para complicar a regra exigiria uma expressão regular. Isso seria, sem dúvida alguma, o máximo de complicação, no qual eu não entrarei em detalhes dadas as infinitas possibilidades.

Espero não ter criado inimigos com minhas idéias...

9 comments:

  1. Anonymous7/1/08 09:24

    Opa Mitre!

    Pra quem faz acesso discado a diferença então é gritante, mas paradozalmente a maior parte dos que fazem acesso discado não terão a paciência ou a expertise para fazer estas personalizações!

    E é sempre bom explicitar que o problemas das propagandas é a intrusão e acessebilidade...

    Eu vou testar isto particularmente por conta do blogblog que é um serviço legasl mas me irrita a invasão de privacidade do mesmo!


    []'s

    ReplyDelete
  2. Grato pessoal.

    Sérgio, você comentou uma coisa interessante: quem mais precisa é quem menos provavelmente menos fará. Mas é também quem menos navega, que em proporção menos usa/ler blog (quando usa ou lê. Eu só comecei a fazer isso depois de ganhar uma link não discado). Quem usa discada normalmente é quem pensa onde vai navegar antes de ligar a conexão. Curiosamente se torna menos vítima de sites que possem excesso de propaganda ou serviço. As excessões ficam por conta de profissionais da área que estejam presos na baixa velocidade (por qualquer motivo que seja)

    É curioso como essas contradições se colocam na minha visão: quem mais precisaria da extensão é menos usa os serviços que fariam diferença na hora de usar a extensão e não usa esses serviços porque eles são pesados para a conexão, oras, mas se usa-se a extensão o serviço ficaria mais leve e permitiria o melhor acesso a ele (a alguns, pelo menos).

    [ ]'s

    ReplyDelete
  3. Anonymous8/1/08 17:31

    Qual a diferença do AdBlock pro NoScript?

    ReplyDelete
  4. CrashVk,
    lamento, eu nunca usei o NoScript
    Mas li que dependendo da forma que você usa o Adblock você pode fazer tudo que o NoScript faz, mas o inverso não é verdadeiro. Francamente não sei quais seriam as limitações do NoScript, nem se elas foram eliminadas em versões atuais da extensão.

    ReplyDelete
  5. Anonymous29/9/08 09:26

    Mitre,

    apenas uma correção: Não é necessário instalar o Filterset.G Updater junto com o adblock. O adblock faz atualização automática dos filtros inscritos desde 2006. Inclusive os próprios criadores do adblock desaconselham instalar o Filterset.G Updater uma vez que, por não ser otimizado para trabalhar com as listas do adblock, deixará a nevegação mais lenta. Maiores informações sobre isso estão no FAQ do adblock (http://adblockplus.org/en/faq_project#filterset.g)

    ReplyDelete
  6. Marco,
    eu vou ver isso, mas o motivo principal de eu adicionar o Filterset.G Updater é porque eu nunca vi uma lista dentro do Adblock após ter instalado ele.

    Mas tem tanto tempo que eu uso a dupla, que isso pode ter mudado e eu jamais perceberia...

    Valeu !

    ReplyDelete
  7. Anonymous1/10/08 14:15

    Estranho, eu instalei o Adblock plus recentemente (sem o Filterset.G Updater) e me inscrevi em três filtros disponíveis no site http://easylist.adblockplus.org/ e em mais um contra malware disponível no site http://adblockplus.org/en/subscriptions.

    Todas elas estão funcionando e sendo atualizadas automaticamente. Inclusive verifiquei as configurações do adblock e hoje mesmo a lista de malware foi atualizada.

    Bom, é isso.

    ReplyDelete
  8. Bem, Marco,
    você disse tudo. Eu nunca me inscrevi em coisa alguma, por isso eu possivelmente não tinha filtro algum configurado. Parece lógico, não ?

    Agora que você comentou isso (e que eu estou com um pouquinho mais de tempo) eu vou verificar esse detalhe ...

    Até e obrigado !

    ReplyDelete