Pages

Monday, August 14, 2006

DokuWiki - um wiki completo, simples e objetivo

É difícil escrever alguma coisa imparcial em meio a empolgação. Pois bem, a algum tempo atrás eu está lendo alguns dos meus blogs quando li esse post do Ubunut.uff sobre o DokuWiki.

No primeiro momento eu deixei a idéia de lado, simplesmente por que já testei uma dúzia de wikis e nenhum me agradou por completo. Mas com esse foi diferente.

Além de todas as características mencionadas aqui (leia), eu não contava com a simplicidade e com a documentação, inclusive em português (em estágio inicial, veja aqui, esse é o Wiki do IF da UFF, que originou o post original), detalhada, farta e objetiva. É de todos os wikis o mais fácil de fazer tudo. Tudo mesmo.

O DokuWiki tem o poder do MediaWiki (confira aqui uma comparação), sem é claro, usar SQL, o que "limitaria" muito a velocidade de busca em Wikis enormes como a Wikipédia. Não sei até que ponto essa limitação pode ser importante, mas sei que em algum momento e para alguém será, do contrário não existiria sql, não é mesmo ?

Por outro lado, o fato de não usar sql, é para mim, é a melhor característica que ele tem. Tudo fica guardado em arquivos texto e separados por diretórios dentro de um único diretório (por default, 'data'). Isso significa que fazer um backup dos dados consiste em copiar esse diretório de um lado por outro. Apenas.

Além disso, ele possuí vários templates e plugins para incrementar ainda mais o wiki.

Bom, quem tiver interesse em possuir um wiki, eu sugiro o DokuWiki

Do mais, ficaria apenas uma dúvida: instalar via download direto ou via apt-get.

Decidamente instale a versão disponível do site. A versão que existe no apt-get está muito ultrapassada em relação aos recursos que estão disponíveís no site oficial do DokuWiki, além disso, de todos os templates que existem apenas dois funcionam na versão apt-get do DokuWiki.
Outros fatores como diretórios espalhados pelos sistema e arquivos de configuração espalhados ainda mais (o que dificulta os backups) lhe darão a certeza absoluta que a melhor opção que a versão do apt-get não é indicada.

E se depois de todos esse argumentos não estiver convencido, veja uma segunda opinão no comentários dada pelo Thadeu Penna no post que iniciou essa minha nova aventura. Coloquei a minha dúvida de qual seria a melhor versão, mas não vi que ele tinha respondido até hoje, quando vi que ele chegou a mesma opinião que eu.

Ah! Antes que alguém pergunte pela url, lamento informar que esse wiki é de uma intranet, ou seja, gerenciamento interno de informações, e portanto, não está disponível ao público em geral.


Technorati Tags:

1 comment:

  1. Uso o potwiki, que é um wiki para o vim, é leve e tudo está em texto, os links são feitos usando WikiWords. O site do potwiki é: http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=1018

    ReplyDelete