Pages

Sunday, October 23, 2005

Meus Scripts no "Viva O Linux"

Não acredito que exista algum amante do linux que entenda a língua portuguesa que ao fazer uma busca no Google por termos relacionados ao linux ainda não tenha encontrado o "Viva O Linux". Sinceramente, é a melhor comunidade linux do Brasil atualmente. Existem outras comunidades de nível elevado, mas a maioria se concentra em publicar notícias do mundo linux, no "Viva O Linux" são exatamente as notícias o que menos pode ser encontrado. Ele se concentra em publicar, principalmente, artigos, dicas, arquivos de configuração e scripts. Não posso deixar de comentar sobre as comunidades, mas para falar com detalhes eu precisaria de uma página inteira, se quiser saber mais sobre elas leia esse texto de autoria do Fábio Berbert de Paula (fabio); responsável pelo "Viva O Linux". Todo o site é de ótima qualidade, isso ocorre, principalmente devido a moderação da publicação de artigos e dicas.

Bom, é no "Viva O Linux" que eu publico meus scripts escrito em "Shell Script", escrevo scripts a algum tempo, mas apenas depois de ter conseguido uma conexão 24h de alta velocidade é que eu passei a me dedicar a outros assuntos como publicar scripts e blogs.

Publicar um script aqui no blog dá um trabalho memorável, pelo menos para fazer ele chegar no blog com sintax highlight. Primeiro eu preciso converter o script em HTML e para isso eu uso o 2html.vim - tentei usar o sh2html, mas não gostei do resultado final - depois eu preciso melhorar as cores e para isso eu uso um pequeno script - que não está publicado - que eu mesmo fiz e finalmente e copiar e colar o código HTML aqui no blog, acha que acabou ? Bem, pode ser que sim, pode ser que não : depende da codificação. Em geral usando esse processo eu não tenho nenhum problema de codificação, mas se eu tentasse outro método, como o exportar do Kate, eu teria, então é preciso observar e torcer.

Prentendo continuar publicando meus scripts no Viva O Linux, toda a sessão de scripts é muito boa e vale apena dar uma olhada, mas não uma olhada superficial, mas uma olhada detalhada. Não pense que olhar a primeira página basta para achar os melhores scripts.

Os meus scripts podem ser encontrados diretamente a partir do meu perfil de usuário, assim, fica mais fácil para quem quer achar apenas os meus scripts, mas fique bem claro de que apesar de serem meus scripts e portanto serem scripts que eu uso todo dia, eu não os considero scripts TOP, são scripts úteis - do contrário, por que teria feito ? - mas no site tem coisas ainda mais útil.

No comments:

Post a Comment