Pages

Friday, October 13, 2006

Atualizando a vida online ...

Estou atualizando minha vida online, nenhum dos tópicos abaixo são exatamente uma novidade, mas são tópicos que eu normalmente teria comentado de forma mais elaborada e detalhada. Como passou do tempo e "notícia velha irrita muita gente" eu escrevo apenas uma pequena nota sobre cada tópico que eu teria comentado. Vale lembrar que eu acredito realmente que a maioria dos leitores (senão todos) desse blog conheçam as notícias em questão, mesmo que não conheçam a minha opinião sobre.

No dia 12 de outubro de 2006 tivemos o lançamento do Planeta Gnu/Linux Brasil, uma feliz idéia do Og Maciel que agrega blogs que falam de Linux e do Software Livre em geral. Uma iniciativa formidável, especialmente por que quebra a barreira da "distribuíção Linux", ou seja, até hoje, tinhamos Planetas dividos em distribuições, esse inova por ser um dos poucos no mundo que não faz qualquer distinção sobre a distribuição do usuário. Eu considero essa característica muito importante e digna de uma Menção Honrosa. Realmente foi uma idéia e tanto. Mais informações você pode achar na descrição do próprio Og. Também é com muito orgulho e alegria que descobri que este blog foi selecionado para o Planeta, realmente fiquei muito feliz quando descobri isso.

Também no dia 12 de outubro, o Bruno Torres publicou um post sobre um camarada que desenvolveu um "skin" para o Bloglines ficar com uma aparência melhor. Realmente, seguindo o post (muito rico em informações em geral, vale apena ler) o bloglines ficou com uma aparência muito boa, muito boa mesmo. Bem, o Bloglines é que devia entender que ele mesmo devia disponibilizar uma interface visualmente melhor. Mas já que ele não fez, eu fiquei realmente muito feliz que alguém tenha feito.

No dia 10 de outubro de 2006 o Google uniu os serviços do Writely e do Google Spreadsheet em um único serviço, o Google Docs. Três dias antes, o Google anunciava a compra do YouTube. A pergunta que fica é: o que é que eu (um usário comum) tenho haver com isso ? A reposta, nada e tudo. A alguns post atrás eu chamava a atenção para os softwares web2.0 e sistemas operacionais onlines e é exatamente nesse ponto que essa notícia tem impacto. Montando sua própria central de entreterimento (onde inclui-se o e-mail) e fornecendo serviços de criação de Documentos e Planilha de Cálculo e serviços de calendários, o Google passa a gerir em torno dele todos os requisitos mínimos de um sistema operacional útil. E tudo online. É bem verdade que esse serviço não é uma novidade, mas a união e a acessibilidade/integração dos serviços é um passo importante para os softwares online. O único ponto negativo do atual sistema, contínua sendo um velho problema, o tamanho máximo dos arquivos que podem ser importados do computador para o sistema online.

Por fim, uma dívida, a algum tempo recebi dois comentários de uma mesma pessoa, Júnior (ele não deixou webpage) no meu post sobre 10 aplicativos para linux que não estão no apt-get, em um comentário ele mencionava a atual facilidade que é instalar o SALOME (CAD 3D multiplataforma), no outro ele me fazia uma pergunta sobre a compilação do qtiplot (clone do Origin). Atualizei a informação sobre os dois comentários no post mesmo (ao invés de responder por e-mail como eu havia prometido), adicionando a informação que ele me passou sobre o SALOME (que agora está realmente muito fácil de instalar) e respondendo a pergunta sobre como compilar o QtiPlot, que agora (curiosamente) também ficou muito fácil de instalar depois da última e recente atualização, dispensando um certo jogo de cintura que era necessário antes. Antes era necessário comentar uma função no código fonte, agora é possível fazer a compilação seguindo apenas o README que acompanha programa. Tá certo que esse README não é nenhuma poesia, mas pelo menos contém todas as informações necessárias para realizar a compilação, como manda a GPL.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment