Pages

Friday, October 27, 2006

Uma semana cheia: Atualizar ou Não Atualizar ?

Essa foi uma semana cheia. Cheia de atualizações, Segunda (23/10) o Firefox 2, Terça (24/10) o Fedora Core 6 (Zod) e Quinta (26/10) o Ubuntu 6.10 (Edgy Eft). Com isso, abordar qualquer assunto que não esteja relacionado a essas atualizações fica "meio" off-topic. Sendo assim, eu deixo para voltar ao assunto do superkaramba na semana que vem.

Mas parodiano "William Shakespeare" faço a pergunta: Atualizar ou Não Atualizar, eis a questão?

No foco temos três situações completamente diferentes.

Primeiro a mais lógica: o Firefox. O navegador é a primeira linha de defesa na internet. Qualquer ganho, por menor que seja, na segurança deve ser interpretado como crucial. Eu vejo que atualizar o Firefox é algo importante, sobre qualquer aspecto ou ponto de vista. Mesmo que sua distribuição não tenha ele nativamente (pode sempre instalar o pacote direto do site da mozilla).

Já a atualizações dos sistemas operacionais permitem várias respostas e pontos de vista diferentes.

Em primeiro lugar duas distribuições diferentes, apesar das duas rotularem-se para Desktop, a verdade é que o Fedora acomoda tudo que será visto no futuro no CDs do RedHat Enterprise. E o Ubuntu conta com um repositório realmente amplo permitindo realizar qualquer tarefa de servidor, além de uma opção de instalação que seria própria para uma base servidora. Mas o momento dessas duas distribuições é diferente.

O Ubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake) conta com a sigla "LTS" no final do nome. Isso significa que os usuários do Dapper terão um suporte de segurança extendido, ou seja, se usa o Ubuntu como servidor, é uma ótima idéia deixar ele no Dapper mesmo, e esperar a próxima versão LTS, isso é quase como ter um versão enterprise na máquina, não chega a ser um enterprise de fato, mas isso é apenas definição.

Eu realmente não tenho idéia qual é o tamanho da base servidora dessas distros, realmente desconheço essa resposta, mas sei que atualizar ou não, não é um regra baseada em servidor. Atualizar é uma opção que relaciona o custo/benefício sem esquecer os objetivos da máquina.

Aproveito a oportunidade para ser mais uma voz pedindo para os usuários utilizarem a rede bittorrent para fazer o download das imagens da sua distribuição linux. No caso do Fedora a situação ficou tão crítica que trocaram a página inicial por pedidos de uso da rede bittorrent ou de mirrors alternativos no lugar do download direto.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment