Pages

Thursday, October 19, 2006

SuperKaramba - Usando uma imagem

Para usar uma imagem no seu arquivo de tema, coloque uma linha assim:
image x=0 y=10 path="icons/kcmsystem.png"
Explicando:
  • image : informa que é uma imagem
  • x e y : posiciona o início da imagem (canto superior esquerdo) em posição relativa ao início da área de trabalho do tema. Isso não tem nada haver com a declaração de posição do tema na tela (que também é x e y). No exemplo, estamos posicionando a imagem no canto esquerdo (x=0) e a 10 pixels abaixo do início da área de trabalho do tema (y=10).
  • path : caminho da imagem. Você pode usar caminhos absolutos ou relativos, no exemplo, eu uso um caminho relativo. O caminho é sempre relativo a posição de onde se encontra o arquivo .theme.
Certifique-se apenas que existe uma imagem chamada kcmsystem.png dentro do diretório icons, de forma relativa ao local onde o tema será salvo. Isso é muito importante para que a imagem seja localizada. Pode usar qualquer imagem ou qualquer caminho, inclusive os absolutos, tipo /usr/share/icons/noia_kde_100/32x32/apps/kcmsystem.png.

Agora, colocando a linha acima, abaixo da linha karamba vista no post anterior, temos um tema. Agora, temos um tema que mostra uma imagem, não é muito, é verdade, mas um tema. Pode ser muito interessante para adicionar uma árvore de natal a sua tela no fim do ano.

O tema completo ficaria assim:
karamba x=160 y=350 w=200 h=60 interval=1000 locked=true
image x=0 y=10 path="icons/kcmsystem.png"
ou
karamba x=160 y=350 w=200 h=60 interval=1000 locked=true
image x=0 y=10 path="/usr/share/icons/noia_kde_100/32x32/apps/kcmsystem.png"
salve o esse conteúdo no arquivo .theme e use o superkaramba para executar.

Se tiver usando um outra imagem, por exemplo, uma "árvore de natal" em png, que certamente é maior que 32x32, pode simplesmente modificar as opções w e h até que a imagem caiba dentro da sua "área de tema". Assim, vemos uma grande utilidade para esse tipo de tema simples, enfeitar a área de trabalho do computador, sem modificar o papel de parede.

Antigamente, eu tinha uns circuitos, parte de uma fotografia de uma tv aberta, na minha tela, quem era mais distraído achava que o monitor estava quebrado, é muito interessante explorar esses efeitos, especialmente com o natal se aproximando.

É muito imporante que não tente modificar o conteúdo do arquivo .theme com o tema em funcionamento, algumas versões do superkaramba tende a travar sobre essas circunstâncias.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment