Pages

Saturday, October 14, 2006

SuperKaramba - Introdução a criação de temas.

A muito tempo estou pensando em escrever um tutorial sobre como criar temas para o SuperKaramba, então resolvi escrever por partes aqui mesmo no blog. Antes de qualquer coisa é importante que fique claro o que será abordado e os objetivos do texto, bem como os resquisitos mínimos. Esse post será apenas para essa colocação.

Objetivo e tópicos a serem abordados

Para quem não sabe, o SuperKaramba é uma evolução do Karamba, um software desenvolvido, inicialmente, para deixar o seu desktop mais poderoso, exibindo com beleza quase inegualáveis informações do sistema. Uma vez instalado, basta selecionar um dos milhares de temas para o superkaramba que existem na net e usar. Mas e se quiser criar o seu próprio tema? Bem, na página oficial do Superkaramba existe um manual mais completo em inglês e um com básico, eu não pretendo escrever sobre a interação com o python ou sobre todas as formas de se fazer uma mesma coisa. Então o básico deles terá mais detalhes de comandos que o meu básico.

Meu objetivo é de explicar o funcionamento de um tema através de exemplos, assim, qualquer um poderá escrever seu próprio tema básico, e desejando, poderá se aprofundar para escrever temas avançados com o python usando o manual oficial. A interação com o python torna o programa muito mais poderoso. Como eu não pretendo abordar essa interação, esses tutorial é realmente básico. Tudo que eu explicar aqui funciona em qualquer versão do superkaramba e, acredito eu, do karamba também.

Sendo honesto com todo mundo, o que veremos nos posts seguintes é uma tradução não literal, não oficial e baseada em exemplos do manual básico de "karamba" do superkaramba. O que torna o texto novo pela forma de apresentar, porém óbvio, especialmente se sabe inglês e gosta de vasculhar páginas de manual. Espero que no final dos textos todos estejam aptos para usar os comandos básicos de um tema.

Requisitos mínimos
  • O Karamba ou o SuperKaramba instalados (o sudo apt-get install superkaramba resolve nas versão alá debian como o ubuntu ou o kurumin ou etc...). O Karamba não deve ser fácil de encontrar em versões novas de linux, mas as antigas, ou melhor, as "enterprises" da vida ainda estão com o Karamba. Não existe requisito mínimo de versão. Com também já disse, é apenas o básico, logo, deve funcionar em todas as versões dos dois softwares (abro excessões para o caso de versões muito antigas do Karamba que eu não conheço).
  • Ser um usuário médio do SuperKaramba (ou do Karamba), eu não vou explicar como usar um tema, apenas como criar, presumo que se tem interesse em criar um tema, então, já usou um. Parece que uma coisa não tem nada haver uma com a outra, mas têm, se não nunca tentou usar um tema, sugiro que antes de tentar criar um, que tente usar primeiro para saber se isso te interessa, do contrário pode ficar realmente decepcionado. Se alguém conhecer um bom manual de como usar um tema, me avisa que eu coloco aqui. No momento eu diria para buscar na página oficial do SuperKaramba.
  • Um editor de textos puro. Todo mundo tem um desses. Pode escolher, Kedit, Kate, vim, emacs, até o Gedit pode ser usado. Não explicarei como usar um editor de textos... se não sabe usar o vim ou o emacs, use o kedit ou kate.
  • Vontade, paciência e um pouco de imaginação. Vontade de querer aprender, paciência para esperar entre os posts e imaginação para fazer alguma coisa com o que aprender aqui depois do fim dos textos.
E antes que alguém pergunte qual vai ser o cronograma, bem, no momento eu tenho alguns outros post prontos e pretendo lançar eles a cada um ou dois dias. Mas todos os exemplos que eu abordarei já estão prontos, portanto, esses textos devem levar de duas a três semanas, mais ou menos.

O intervalo é para que não tenha muita publicação no começo e pouca no final (devido ao meu tempo livre) e também é para que eu possa publicar sobre outros tópicos entre os post do SuperKaramba. Assim, ninguém fica saturado de um assunto só.

Technorati Tags:

3 comments:

  1. Perguntinha que pode parecer boba, mas é pra economizar tempo dos seus leitores...

    o superkaramba/karamba só funciona no KDE? certo?

    ReplyDelete
  2. A resposta, a padrão é: só funciona no KDE

    Mas eu já vi funcionando no Gnome. Não em todas as versões, mas já vi. Na atual do Dapper, no meu computador, não funciona, mas no Gnome que tinha no Breezy (primeiro CD) funcionava.

    Agora, usar o *karamba no gnome implica em carregar uma quantidade grande de bibliotecas KDE para a memória, assim, mesmo que funcione não é recomendado, porque acaba deixando o computador muito lento.

    ok?!

    ReplyDelete
  3. Ok! Eu usei o superkaramba no Kurumin... achava legal... Mas penso que não combina com o minimalismo (que gosto) do Gnome :-)

    Valeu pela resposta!

    ReplyDelete