Pages

Sunday, September 24, 2006

Softwares Web2.0 e Sistema Operacional Online

O IgdNow publicou um artigo entitulado Faça tudo na internet com 17 aplicativos online. Se tem algum tipo de afinidade com os aplicativos pela internet esse texto é leitura obrigatória. Muito mais do que os 17 links, ele definem estilos, ou seja, Editores de texto, Planilhas online, Sistemas operacionais, Leitor de RSS e Entretenimento.

Aí vem as questões clássicas, mas e daí ? Daí, que eu tenho certeza que já ouviu alguma coisa sobre os Editores de Texto ou sobre Planilhas online; mas certo ainda, sei que conhece muito mais sobre os Leitores RSS do que esse artigo. Mas e os outros dois tópicos ? Já tinha ouvido alguma coisa sobre um sistema operacional completamente online ? e os softwares de entreterimento ? Certamente, que vive lendo sites/blogs de tecnologia web (como eu) já tinha ouvido falar de alguma coisa, mas dessa vez eu testei, e me impressionei.

Sugiro aos entusiastas a testarem o YouOS. É um sistema operacional completo, se não é mais completo é por limites óbvios (a banda de conexão limita a interface, logo a tendência do mais leve e simples prevalece sobre "questões de poder"). Agora a minha surpresa, estão disponíveis mais de 350 softwares. Além dos poucos que vêm instalado, o que inclui um gerenciador de arquivos e um shell, existe a possibilidade de "instalar" vários outros serviços web 2.0 dentro desse sistema operacional.

Conclusão: ainda não vejo o computador com um mero ponto de acesso remoto. Gosto de ter os softwares instalados dentro da máquina, e mais ainda, gosto de poder não depender da internet para questõs simples como editar um documento ou guardar um arquivo. Mas consegue imaginar o potencial que esse tipo de aplicação têm ? Essa semana eu ficarei fora*, não terei acesso ao meu computador e nem aos meus arquivos, ou melhor, a alguns arquivos eu terei, pois levo um pendrive. De qualquer forma não terei acesso a um editor de textos que abra .odt, ou a uma planilha, muito menos a um software de edição de imagens. Existem duas soluções, igualmente saudáveis, usar aplicativos portáteis** ou usar um sistema operacional completo com tudo que eu preciso dentro. Observe que para usar os aplicativos portáteis eu fico refém de um pendrive e do windows como OS***, enquanto para usar o sistema operacional na web eu fico refém da ter acesso a internet. É claro, que existe uma terceira alternativa, inteligente, porém cara, um laptop. De qualquer forma, depois de ver o YouOS minha perspectiva sobre os softwares online mudou completamente.

* Peço desculpas caso algum comentário demore a ser liberado.
** Pretendo dedicar um post a esse assunto, quando eu posso entrar em mais detalhes. Essa é a solução que eu uso atualmente, possui limitações, claro, mas é muito interessante, por muitas razões. Como algumas pessoas podem sugerir um live cd, eu já deixo aqui a lembrança de que nem sempre podemos dar boot na máquina de outro.
*** Mais ou menos, né ? Por traz dessa frase conclusiva e ingênua, existe uma lógica com uma boa análise e com justificativas. Detalhes depois, ok?

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment