Pages

Tuesday, October 31, 2006

Habilitando mensagens de status no boot do Edgy Eft

Uma das diferenças no boot do Ubuntu da nova versão é a ausência de mensagens de status, ou seja, de "quantas anda" o processo de boot. O splash fica sozinho sem mensagem de texto. Particularmente, eu não gostei disso e busquei uma solução, que encontrei nesse link, esse link também andou circulando pelas mensagens da lista ubuntu-br e é muito útil para resolver enventuais problemas com a atualização do Dapper com o Edgy, apesar de eu não ter precisado dele, uma pesquisa realizada no Fórum do Ubuntu diagnosticou que cerca do 45% (em números arredondados) dos que responderam a pesquisa tiveram problemas graves ou gravíssimos na atualização do Ubuntu para o Edgy e outros 30% tiveram alguns poucos problemas, eu vejo com dificuldades a interpretação do few problems do item, mas eu entendo, especialmente lendo os outros itens, que são problemas que não deram trabalho para corrigir e não interferiram no funcionamento do sistema.

Mas voltando ao assunto principal do tópico, primeiro fazemos um backup do arquivo que editaremos, copiando o mesmo para /root/, caso tenha algum problema basta recuperar o arquivo para o endereço original.

Para fazer o bakcup, digite no terminal:
sudo cp /boot/grub/menu.lst /root/

Para reconfigurar a mensagem de status do boot, digite alt+F2 e na janela que abrir, digite:

gksudo gedit /boot/grub/menu.lst

Nesse arquivo, existe uma linha parceida com essa:

kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=UUID=[codigo*] ro quiet splash

pois, remova o quiet da linha em questão.

Pronto, no próximo boot você terá as mensagens de status de volta.
Ah! Não se assute com a ausência de alguns "[ok]" no canto direito.

*codigo - é um código de letras e números que não interfere em nada na explicação, mas que atrapalha muito no design do blog... ele deve ser mantido como estiver no arquivo original.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment