Pages

Monday, October 16, 2006

SuperKaramba - Primeiros passos, Primeiras linhas

Essencialmente, um "tema Karamba" é um arquivo de texto com a extensão .theme e uma linha especial no começo.
Essa linha especial seria:
karamba x=160 y=350 w=200 h=60 interval=1000 locked=true
Explicando:
  • karamba : informa que será um tema
  • x e y : informa a posição inicial do tema na tela de quem abrir. Você pode, por exemplo, programar para iniciar sempre no canto esquerdo superior usando x=0 e y=0 (default). Eu tenho o hábito de colocar no meio da tela, assim, ninguém fica procurando pelo tema quando a resolução muda. Existem outras opções que podem ser utilizadas para o posicionamente relativo, veremos algumas dessas opções em outros exemplos, por hora, apenas x e y são suficientes.
  • w e h : respectivamente, largura e altura da área de trabalho do tema. No exemplo, significa 200 pixels de largura e 60 pixels de altura.
  • interval : intervalo padrão de atualização do tema. O valor está em milisegundos, logo, 1000 significa 1 segundo. É muito importante que esse valor seja pequeno, uma vez que o tema somente será atualizado da primeira vez depois desse tempo decorrido. Isso significa que se usar 1 hora nesse valor, depois de abrir o tema, demorará 1 hora para aparecer a primeira informação na tela. Você não quer isso! Por outro lado, se colocar 1 milisegundo, terá todas as informações atualizadas a cada milisegundo, salvo quando disser o contrário e isso é ruim em algums momentos, portanto, é interessante que o valor do cabeçalho seja seja pequeno, mas não muito. O default, 5000, é um bom valor. Veremos depois que é possível personalizar o intervalo para cada conjunto de comandos utilizados.
  • locked : aceita true ou false como opções. A opção default é false. Está relacionado a trava de posição na tela. Se true o tema não pode ser movido do lugar enquanto o usuário não usar o botão direito do mouse e trocar isso.
Como disse antes, existem outras opções que podem ser usadas na "linha karamba", mas para o básico, essas são mais do que suficientes.

Todas as outras linhas do tema vão vir depois da "linha karamba" trataremos dessas outras linhas, como as que define uma imagem em outros exemplos, no momento, vou apresentar apenas uma outra linha, a "defaultfont".

A "defaultfont" cria um conjunto de definições padrões de fonte (tipo, tamanho e cor) o default da cor é branco, ou seja, você pode ter que lançar mão dessa opção para modificar a cor da fonte com mais freqüência do que imagina.
defaultfont font="Cure" fontsize=10 color=255,255,255
As opções são relativamente simples, font, para definir a fonte, fontsize, para definir o tamanho da fonte, color, para definir a cor. A cor, por sua vez, é definida de acordo com o código RGB, o do exemplo, define a cor branca. Essa linha pode ser utilizada mais de uma vez em um mesmo arquivo de tema, em outras palavras, quando uma nova linha dessas for encontrada, uma eventual definição default anterior será "apagada" da memória e apenas a nova será utilizada.

Durante os exemplos nós não utilizaremos essa linha, mas ela pode ser muito útil em diversas ocasiões básicas. Nós não a utilizaremos, porque apesar de útil, ela é dispensável, você sempre poderá definir as características da fonte nas linhas subsequentes e eu acredito que assim a explicação ficará mais simples nos outros exemplos.

Se colocar essas linhas em um arquivo .theme e executar, terá um tema, um tema que não faz coisa alguma, mas um tema. No próximo post, veremos como adicionar uma imagem e assim criar um tema que serve para alguma coisa.

Para o próximo post, você vai precisar de imagens. Eu sugiro que, por hora, não olhe muito longe, para esse tutorial, pode usar as imagens que acompanham o próprio linux e estão em /usr/share/icons/, mas você pode selecionar qualquer imagem que queira, depende dos seus interesses, aqui, usaremos somente imagens de ícones. Imagens de qualidade podem ser encontradas em OpenClipart.org. A vantagem dessas imagens é que pode-se distribuir os seus temas sem correr riscos com os direitos autorais da imagem. Nos meus exemplos eu utilizarei o conjunto de ícones "noia" de 32x32, mas como eu disse você é livre para usar a imagem que quiser.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment