Pages

Thursday, September 07, 2006

10 aplicativos que não estão no apt-get

Inspirado no artigo do lifehacker sobre 10 aplicativos para o Ubuntu (Hack Attack: Top 10 Ubuntu apps and tweaks) eu resolvi escrever sobre os 10 aplicativos para linux que não estão disponíveis para o Ubuntu via apt-get que eu mais uso e/ou tenho instalado. Na lista, incluí-se softwares livres e não livres.

Xara-Lx: É um aplicativo de desenho vetorial para windows que se tornou opensource e está sendo portado para linux. Apesar de ser opensource, ele só pode ser instalado via o pacote disponível no site oficial. Não uso muito esse tipo de software, mas tem coisas que eu acho mais fácil fazer nele.

QtiPlot: "Software gráfico" para construção de "gráficos científicos". Clone do Origin. Um software muito bom, altamente recomendado para quem vem do windows e não se adapta aos comandos do gnuplot. Na verdade, eu considero ele o único programa com interface gráfica de construção de gráficos científicos a altura do gnuplot, existe alguns outros como o labplot é disponível pelo apt-get, mas o QtiPlot é único. Especialmente para os usuários do Origin. É um software opensource, mas o autor apenas libera os binários para que fizer uma contribuíção. Eu compilei o programa dos fontes disponíveis para download no site oficial e devo dizer que é um software excepcional, mas sua compilação requer um pouco de jogo de cintura uma leitura cuidadosa das instruções. [update]Essa leitura, que deveria ser trivial é ignorada pela maioria dos usuários, mas nesse software é importante. A versão atual do qtiplot permite um processo de compilação muito mais tranquilo do que já foi um dia, quando era necessário comentar linhas no código.[/update] É um software que eu uso constantemente.

jCAE: O jCAE é uma interface gráfica para o OpenCASCADE. O OpenCASCADE tem tudo para ser o maior e melhor software de CAD 3D no futuro. Ou melhor, ele é apenas o kernel. Assim como o linux é um kernel e o KDE/Gnome/bash são interfaces para uso. Além do jCAE, e entre outros, existe o SALOME. O SALOME tem tudo para ser muito melhor que o jCAE, exceto por um motivo: dependências. Existe uma lista de dependências que eu nunca consegui resolver para instalar o SALOME, por isso eu uso jCAE. Sei que é meio triste recomendar um software por falta de escolha, mas é importante observar esses movimentos. Eles não prometem apenas fazer geometrias, mas fazer malhas também. Quem tiver interesse no assunto deve olhar esses softwares.

[update] Descobri atráves do compentário do Júnior abaixo, que a instalação do SALOME está trivial agora, basta pegar o binário completo que eles disponibilizam no site, descompactar e usar. Testei e realmente o SALOME está anos luz a frente de qualquer outra interface OpenSource para o OpenCASCADE. [/update]


OpenFOAM: Pensei muito antes de incluir esse software, pois é um software muito específico. Trata-se do, atualmente, mais completo conjunto de rotinas Opensource para CFD (Fluidodinâmica Computacional) que existe. Não é um software para curiosos. Mas a qualidade é muito alta. Ainda não é equivalente aos principais softwares proprietários da área. Especialmente devido a interface. Mas permite fazer algo que nenhum software proprietário permite, conhecer e modificar os códigos. Existem alguns outros projetos similares que podem ser encontrados, mas o OpenFOAM já é um software maduro e razoavelmente completo. Seu principal ponto fraco frente aos softwares proprietários está no gerador de geometria e malha. Bom, mas um dia o OpenCASCADE cobrirá essa fraqueza.

RSSOwl: Leitor RSS feito em java e disponível para windows, linux, mac e solaris. Possuí o ponto fraco de ser em java e por isso ser mais lento que os concorrentes, mas os recursos disponíveis no software são realmente muito bons. O destaque positivo é a capacidade de acompanhar opmls públicos, como os disponíveis pelo Bloglines. Esse é a minha opção de leitor RSS para desktop. Um dos motivos de eu ter feito essa escolha, além das mencionadas acima, é a possibilidade de arquivar todos os resultados em um único PDF.

Lazarus: Interface de Desenvolvimento Integrado para o Free Pascal, ou seja, uma alternativa livre para o Delphi. Se por um lado permite o desenvolvimento de programas novos com Pascal com muita facilidade, por outro não ajuda muito com os projetos já existentes escritos em Delphi. Não é um clone do Delphi, ou um Delphi para linux, mas sim uma nova ótima alternativa ao Delphi.

Google Earth: Eu não preciso apresentar o Google Earth, não é mesmo ? A versão 4 desse software foi portada para o linux e está disponível para download no site oficial. Eu, particulamente, considero o melhor software de Desktop criado pelo Google (acho que essa não deve ser a opinião da maioria). Sempre que abro o programa eu fico imaginando que eu ainda vou ver o Google Earth "ao vivo" e não com base em fotografias.

Picasa: Ao contrário do Google Earth o Picasa não foi portado diretamente para o linux. O que fizeram foi adpatar o software windows com uma engine embutida do wine. Particularmente não tenho problemas com essa decisão, meu problema é com uma das conseqüências, exemplo, o Picasa Web Albuns ainda não é suportado na versão linux, isso até faz sentido, mas só faz sentido por que o software tem o wine embutido e não é diretamente escrito no linux, então os novos recursos serão testados primeiro na versão windows e somente depois da versão linux. De qualquer forma é bem possível que o Picasa seja o primeiro software para linux (que eu conheça) que tenha uma versão de Desktop e on-line ao mesmo tempo.

Azureus: Provavelmente o melhor software de compartilhamento bittorrent. Se não é o melhor na sua opinião é, certamente, o que possuí o maior número de recursos dos rescursos que existem para softwares de compartilhamente bittorrent. Certamente possuí seu pontos fracos e eu vejo o ktorrent correndo com vontade atrás do Azureus, mas ainda assim eu considero o Azureus indispensável. Uma vez eu fui baixar a iso DVD do Debian pelo bittorrent clássico, o de terminal, eu estava achando o download muito lento e então cancelei o download e coloquei no azureus. Dito e feito, a velocidade saltou de qualidade. Eu já usei muito o bittorrent clássico por que me permitia manipular downloads remotamente, via ssh, mas já a um tempinho existe um plugin que permite manipular o Azureus por interface web. Resumindo: o Azureus pode até não ser é nem o melhor, nem o mais leve, mas certamente é o mais completo. Eu acho que algumas distribuições, incluindo o ubuntu tem ou já teve o azureus disponível por apt-get (e equivalente). Eu considero isso um erro. Baixe e instale ele localmente para voçê apenas, é a forma mais eficiente de usar esse software.

Jajuk: Hoje existe milhares de gerenciadores de música para computador, especialmente para o linux, acredito que a maioria dos usuários optem entre o amarok e listen. Eu, ao contrário, não me adaptei a qualquer um destes, encontrei um jeito fácil de gerenciar minhas poucas (poucas mesmo) músicas com o Jajuk (Just Another JukeBox). Recomendo esse software para todos que ainda não se econtraram com as dezenas de opções que os líderes do genêro possuem.

Eu poderia citar outros softwares, mas acho que esse post já ficou extenso demais. Para fechar quero apenas lembrar que o fato destes softwares não serem distribuídos por apt-get hoje, não significa que isso nunca vai acontecer. Basta lembrar o java que a muito pouco tempo encabeçaria essa lista e hoje pode ser facilmente instalado via apt-get.

Technorati Tags:

4 comments:

  1. Uma pequena nota, que julgo se encaixa no objectivo deste Blog, para dizer que estamos a escrever umas notas sobre GNU/Linux (Ubuntu), para iniciados, no nosso (vosso) pequeno quintal!

    João Dias de Carvalho
    Tecnologias de Informação e Comunicações
    http://o-meu-computador.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Anonymous5/10/06 00:36

    Gostaria só de dizer que baixei o Salome para Debian (formato tar.gz) e instalei-o no Kurumin, o arquivo era bem grande (240 MB) mas já vinha com todos os arquivos que precisavam para rodar, foi muito fácil a instalação. Dê uma olhada na página e confirme o que estou dizendo.


    Júnior
    freirej@bol.com.br

    ReplyDelete
  3. Anonymous5/10/06 00:58

    Olá novamente,

    voce poderia me ajudar, estou querendo instalar o qtiplot no meu computador, voce disse que precisava de um pouco de jogo de cintura para instala-lo caso tenha alguma dica útil me envie por e-mail.

    Obrigado pelo auxilio.
    Júnior
    freirej@ufrnet.br

    ReplyDelete