Pages

Sunday, January 06, 2008

Como abrir arquivos com extensão UIF no linux

Recentemente o Ricardo Bicalho escreveu um texto sobre "Como abrir arquivos com extensão UIF" no Meio Bit, mas focou o texto no windows (ou pelo menos foi isso que eu entendi). A também não muito tempo atrás eu recebi um arquivo com essa extensão e falhei vergonhosamente em converter o arquivo para iso ou abrir ele utilizando ferramentas nativas do linux.

Todas as referências que encontrei na net me levaram a dicas que não funcionaram ou ao mesmo programa citado no artigo do Meio Bit, que é o MagicDisc, uma solução freeware para windows. O problema foi que o MagicDisc não funcionou adequadamente no wine*. Mas nem tudo está perdido.

Quando o MagicDisc instalou ele, entre outros arquivos, criou um arquivo chamado miso.exe. Esse arquivo é o real motor do programa. E olha que maravilha : funciona no terminal !.

Então, o que fazer ? Se a sua instalação estivar no local padrão, como a minha, executar a linha abaixo:

wine "~/.wine/drive_c/Arquivos de programas/MagicISO/miso.exe"

Do jeito que eu escrevi acima, vai aparecer o manual do programa, com usas opções e modos de uso e o mais fácil, exemplos, como o que eu coloco abaixo, uma conversão de um arquivo uif para iso:

miso tools.iso -conv iso tools.uif

A única coisa importante a ter em mente é que esse manual foi escrito para um usuário windows, então onde você vê a linha acima, deve ler (em uma única linha):

wine "~/.wine/drive_c/Arquivos de programas/MagicISO/miso.exe" tools.iso -conv iso tools.uif

Se alguém, além de mim, acha que essa linha é muito incômoda (e grande), crie um script tal qual:
#!/bin/bash
wine "/home/mitre/.wine/drive_c/Arquivos de programas/MagicISO/miso.exe" $*
Ou um alias no .bashrc,
alias all2iso='wine ~/.wine/drive_c/Arquivos\ de\ programas/MagicISO/miso.exe'
Eu optei por um script, por considerar mais prático (eu não quero esse alias carregado na memória o tempo todo) e o chamei de all2iso porque ele permite converter muitos formatos em iso e vice-versa, não apenas o uif e também porque eu utilizo um alias chamado "miso" para "montar isos". Claro que para a maior parte do formatos possíveis de serem convertidos com essa ferramenta (se não todos os outros além do uif) possuem ferramentas ou scripts nativos do linux que fazem o serviço de conversão.

Se alguém está se perguntando porque alguém criou e usou esse formato pode ler a resposta nesse outro artigo do mesmo autor.

Fracamente, eu não gosto de nada que me obrigue a fazer tanto exercício por um arquivo, mas vai lá, ele existe e nós temos muitas vezes que conviver com isso.

* O melhor seria dizer: não funcionou como devia. O wine ainda é um programa complexo, só porque não funcionou comigo não quer dizer que não funcionará contigo, mas sim de que é possível existir muita gente com o mesmo problema.

5 comments:

  1. Muito bom cara,
    funcionou comigo, ja tinha quase desistido de tentar abrir esse uif no linux ate que achei o teu tutorial, parabéns

    ReplyDelete
  2. Ola Mitre. Obrigado pela dica do uso do MagicDisc, mas houve um engano. Vc na realidade usou o MagicISO que e proprietario e pago. O MagicDisc não possui interface texto e também não funcinou no meu wine devidamente (não consegue montar um disco virtual). Por outro lado o MagicISO funcionou certinho no wine sem nenhuma configuração adicional, tanto em modo gráfico quanto texto (versão TRIAL). Consegui converter o uif para iso com o MagicISO no wine na opção "tools->Decompressing UIF".

    Abraços.

    ReplyDelete
  3. Douglas,
    eu acho que é você que cometeu um engano.
    você olhou a página que eu indiquei ?
    Essa página.

    É exatamente a mesma página que está na referência do artigo do meiobit. Veja lá. É exatamente o mesmo link. Leva a mesma página. Pode conferir entre os artigos daqui e de lá.

    E logo no primeiro parágrafo do texto é está escrito no começo da primeira frase:"MagicDisk is freeware". Sim, ele é proprietário, mas é grátis.

    Mas, agora que você chamou a atenção para esse detalhe, me parece que o MagicISO é a interface e o MagicDisk é o motor. Parece, porque até agora eu não consegui tirar uma conclusão.

    Abraço

    ReplyDelete
  4. Cara, obrigado pela dica, mais procurando na internet ache uma solução mais simples (UIF2ISO), publique um post no meu blog:

    http://gazambuja.ideas3.com

    ReplyDelete
  5. Gustavo,
    Eu cheguei encontrar essa referência, mas não consegui colocar ela para funcionar na época desse artigo.

    Depois eu dou uma olhada para ver como anda o desenvolvimento dessa idéia.

    Até.

    ReplyDelete