Pages

Monday, November 20, 2006

Google Reader versus Bloglines

Não deu. Esse último final de semana foi a gota d'água ! O Bloglines (pelo menos a minha conta) ficou inacessível por quase 48 horas. E, como resultado, eu migrei para o Google Reader.

Em primeiro lugar, sou obrigado a reconhecer que o bloglines possuí uma característica única, a possibilidade de compartilhar os blogs em forma de blogroll, com esse visto aqui no meu blog. Isso, exatamente como o fornecido pelo bloglines, eu não conheço lugar que tenha, pelo menos não ainda.

Apesar de eu gerar o blogroll da minha conta do Bloglines, eu não publico aqui todos os feeds que assino, assim, mesmo que ninguém perceba, eu tenho mais ou menos 600 feeds assinados. Isso, por si só, já me dava muita dor de cabeça com o bloglines, mas como dizer, com essa quantidade de feeds, quase todos são lentos. De qualquer forma eu não recomendaria o bloglines a ninguém que tenha mais de 300 feeds e tenha pressa na leitura, apesar que recentes alterações no sistema melhoram essa parte significativamente.

O mais antigo dos problemas (que eu conheço) é uma incompatibilidade com alguns feeds de excelentes blogs como o Meio Bit e BrPoint. Seria ridículo, da minha parte, parar de ler os blogs por causa do software que eu uso para isso. Mas eu ia levando. Afinal, não é tão incomodo assim, mesmo com aumento progressivo de blogs com feeds que apresentam esse problema de compatibilidade.

Nesse meio tempo, as imagens começaram a ter problemas no Bloglines, elas simplesmente não apareciam em alguns feeds, principalmente do Blogger. E eu que acompanho blogs de fotografias (não estão no blogroll) sempre tinha trabalho dobrado. Mas eu ia levando...

Mas aí veio outro problema, alguns feeds, não estavam sendo localizados pelo bloglines, na verdade isso só aconteceu duas vezes até o momento e eu não prestei muita atenção no motivo/característica, mas eram apenas dois, e de baixo volume publicação, então eu coloquei no live bookmark do firefox.

Bom, aí veio o final de semana. Francamente. Foi a gota d'água. Depois do Bloglines ter me deixado feliz com a idéia de ter uma nova funcionalidade (os playlist, que basicamente "simulam" as tags múltiplas, não são tags, mas funcionam como se fossem) o sistema fica fora do ar. E não foi a primeira vez. Volta e meia o "encador" do Bloglines aparece no lugar do site propriamente dito. Só que dessa vez foi a última. Ou quase ...

A primeira opção na minha lista de substitutos é o Google Reader. Depois de sua última atualização eu já tinha experimentado só por curiosidade e até tinha gostado, mas deixei de lado. Agora migrei de vez.

A principal característica que chama atenção do Google Reader são as tags. Não sei se foi o google que "criou" essa filosofia, mas certamente foi ele que popularizou (principalmente devido ao gmail), juntamente com o del.icio.us a idéia de classificar conteúdo com tags.

A começar a importação do opml do Bloglines me deu muitos problemas. Primeiro porque os espaços não são permitidos nas tags, segundo porque o formato do opml do bloglines não parece ser o que o Google Reader "gosta mais". Assim, eu importei o opml no Akregator, modifiquei o que tinha que modificar, acertei tudo e exportei para outro opml que, esse sim, foi muito bem importado pelo Google Reader.

Depois foi só aproveitar os recursos, certo ? Errado. Não sei se já tentou manipular as tags do Google Reader, mas se tentou descobriu que isso (hoje) não é possível. Você não pode renomear uma tag. Só pode deletar ou criar. Até aí, como dizer, é diferente (do gmail), mas é possível. Mas tente gerenciar uma página com 600 links (nos caso a lista dos feeds inscritos) e verá como é demorado. Resultado. Não consegui corrigir o que eu queria no Google Reader. Tive que abrir o Akregator novamente e corrigir o erro que tinha no nome de algumas tags, e repetir o processo de exportar e importar. Algumas interações depois (eu errei mais de uma coisa !), algumas horas depois (3 horas, para ser preciso) lutando contra a lentidão do Google Reader e meus próprios erros (principalmente), eu finalmente consegui ter o que tinha no Bloglines. E segui a vida.

Não demorou muito eu eu tive mais um feed para guardar (eu tenho sempre uma novidade para acrescentar!). Tá, o Firefox 2 e o Bookmarklet do Google Reader funcionam diretinho (até com aqueles dois excluídos mencionados acima, lembra deles ?), mas demora .... ooooo.... naquele momento eu cheguei a conclusão que o pior do Google Reader é se inscrever em um novo feed. Usando o Bookmarklet ou o Firefox 2, não existe a possibilidade de adicionar a tag no momento da inscrição... isso é um absurdo que eu espero que não demore a ser corrigido [Já foi, vide update abaixo] . A única [Não é mais a única] forma de adicionar o feed dentro de uma tag no momento que se inscreve é quando usa o "Add subscription" ou se adiciona através dos diretórios de feeds. Bom, é possível editar as tags do texto que está lendo agora, mas não é possível acrescentar um feed inteiro dentro da tag, a menos que entre no modo de "gerenciamento" do Google Reader, que é o tal que com 600 feeds e é lento de dá dó... então... eu tomei uma medida drástica.

[update - 23/11/2006]
Certas coisas são, tão ... como dizer ... improdutivas (para ser educado) que são rapidamente corrigidas. A que citei acima foi corrigida. Agora é possível trocar o diretório de qualquer feed a qualquer momento usando o "Feed Actions" que aparece acima no canto superior direito da tela ao lado do título do Feed selecionado, antes só era possível desinscrever. Isso é muito, mas muito prático mesmo. Faz o processo de se inscrever em um novo feed seja muito mais produtivo e muito mais rápido, já que não é mais preciso entrar no "gerenciador de feeds" para adicionar o novo feed em um diretório.
[/update - 23/11/2006]


Não dá mais para usar o Bloglines para ler. Os problemas ficaram demais. Passou dos limites do aceitável (e olha que dá pena escrever isso, eu realmente gosto do Bloglines, mas é verdade, infelizmente), principalmente porque existe um agregador online similar, que é exatamente o Google Reader; mas o Google Reader ainda apresenta características desagradáveis na hora de inscrever-se em um feed novo. Então, agora eu uso o Bloglines para inscrever, exporto o opml, importo no Google Reader e tenho o novo feed dentro do novo sistema já com as tags nos seus devidos lugares. Tá, eu sei, isso é muito, mas muito 'idiota' ... mas é muito mais rápido, mas muito mesmo. O processo é um absurdo, mas plenamente justificável pela velocidade (até porque eu posso me inscrever em 5, 6 feeds pela velocidade de quem manipula uma tag).

Para isso eu tive que criar uma nova conta no Bloglines (sim, porque eu ainda uso o Bloglines para publicar o blogroll no blog, ano que vem eu mudo isso juntamente com a atualização do layout) e não me livrarei de dois problemas que reclamo acima, o primeiro do excesso de horas fora do ar e segundo de alguns feeds que não são reconhecidos no bloglines. Mas suas conseqüências já não são tão graves. Primeiro porque eu posso criar opml até no live bookmarks e depois seguir o mesmo processo, só não faço isso por comodidade do hábito, mas se necessário eu farei. Segundo porque se o bloglines sair do ar por um dia, o impacto na minha forma de ver a internet não será tão significativo.

Mas ainda existia um problema. Eu senti a tela pequena para ler. Demorei um bocado com essa sensação desagradável até olha uma dica no home do Google Reader, um "script" stylish, o Google Reader Optimized

Agora, eu tenho no Google Reader a mesma experiência de conforto na leitura que tinha no Bloglines, mas sem os inúmeros problemas que viam se acumulando ao longo do tempo, e que eu ignorava. Bastou dois dias lendo sem ver a mesma notícia repetida 10 vezes no dia, para eu perceber como o problema era grande. E assim, o Bloglines deixou de ser o meu número 1.

Links adiconais:
Technorati Tags:

6 comments:

  1. Ainda não assino 600 feeds mas já assinei feeds que não foram reconhecidos pelo bloglines. Ainda gosto muito dele... E esse final de semana foi terrível mesmo.

    Mas penso seriamente em migrar para o Google Reader, o qual já fiz alguns testes.

    Mas essa maneira de usar as tags é meio que método de "indio". Mas vou tentar.

    ReplyDelete
  2. Olha, mudei recentemente pro Google Reader, mas a versao mobile dele é muito ruim. Estou pensando em voltar ao Bloglines... ah, valeu pelo elogio ao Meio Bit. [] Leo (meiobit.com)

    ReplyDelete
  3. Aldemir, o serviço de gerenciar os feeds é lento apenas porque porque tenho muitos feeds, com menos (eu testei com uns 10) é muito bom.

    Agora, só para avisar... ao migrar para o Google Reader voltar é complicado SE usar mais de uma tag para o mesmo feed.

    Os opml gerados pelo Google Reader são duplicados, ou seja, existe uma entrada para a tag1 e outra entrada para a tag2. Assim, quando importar em outro lugar terá feeds duplicados ou um deles não será importado. Nos dois casos isso é ruim.

    Na dúvida, use apenas uma tag geral para cada feed, assim não terá problemas se quiser deixar o google reader.

    ReplyDelete
  4. Leo, é curioso o fato de muita gente ter a versão mobile do Google Reader como o que tem de melhor nele. Sinceramente eu não uso, mas deve ter visto a opinião do Bruno Alves a respeito. Já vi várias similares.

    ReplyDelete
  5. Mitre, eu uso o Google Reader, mas é mais como bookmark vitaminado de blogs, ou seja, uso pouco.

    Manda um screenshot pragente ver coom ficou o seu e entender o que vc fala sobre "conforto que vc tinha no bloglines".

    Obrigado

    ReplyDelete
  6. Avi Alkalay, foi !
    Coloquei em um novo post !
    vide aqui

    ReplyDelete