Pages

Friday, November 17, 2006

Novas funcionalidades do Blogger

Realmente algumas das funcionalidades do novo blogger são realmente muito bem vindas.

Eu criei um blog chamado "Testando Recursos" esse blog NÃO TERÁ ATUALIZAÇÕES. Ele existe apenas para literalmente servir de base de testes para mim nessa nova plataforma, permitindo exemplificar alguns dos novos recursos que listo abaixo.

- RSS dos comentários,
- Sistema de categorias com RSS por categoria,
- Histórico muito mais dinâmico,
- Permite adicionar RSS externo ao meu blog (veja o BR-Linux no Testando Recursos)
- Permite melhor gerenciamento de imagens.
- A forma de programar a interface deixou de ser via html e passou a ser via interface gráfica. É claro que não dá para ver isso olhando para o Blog, mas a interface criada é realmente muito fácil de gerenciar e ainda permite editar o código.

Bom, porque, por enquanto, esse blog não contará com alguns desses recursos ?
Simples, não é possível adicionar um RSS externo (por exemplo) sem atualizar o código. E ao atualizar o código eu perco tudo que adicionei durante esses anos, ou seja, gasta tempo para ter o mesmo visual e isso é algo que eu não tenho no momento. Devo atualizar o código do blog no final do ano ou no início de 2007.

Do mais, eu diria que o simples fato de permitir um melhor gerenciamento de imagens (que antes ficavam irremediavelmente perdidas) e de existir a possibilidade de adicionar um RSS por categorias sem qualquer tipo de perda significativa no design ou sem qualquer problema com atualizações externas (exemplo, pedir para todo mundo mudar o endereço, isso pode ser muito chato se não tiver domínio no servidor) faz com que a atualização seja muito interessante.

No comments:

Post a Comment