Pages

Saturday, November 25, 2006

SuperKaramba: Conclusão

A muito tempo eu queria escrever um manual/guia em português sobre o superkaramba, isso remete a dificuldade que tive de aprender por falta de material disponível.

Sei que os critérios de freqüência de publicação não ajudaram tanto quanto eu pretendia que tivesse ajudado, especialmente porque eu não consegui manter um ritmo de acesso para a publicação. E mesmo tendo parte do material escrito eu não conseguia publicar.

Então, eu resolvi publicar tudo de uma vez e, certamente, isso prejudicou quem acompanhava os posts e se exercitava depois. Mas no fundo, dado a falta de freqüência, foi melhor publicar tudo de uma vez. O índice deve ajudar quem tiver que reler o material inteiro. Esse índice, depois de construído, ficará na sessão de links na barra lateral do blog.

Com esse pequeno guia foi fornecido material para a criação de temas simples, baseado no que existe de mais comum na rede, e para dizer a verdade, do que existe na minha própria área de trabalho, cuja a figura pode ser visualisada abaixo. Todos os temas que criamos foram desenvolvidos a partir dos temas que podem ser vistos no canto esquerdo da imagem.


Nessa imagem existem algumas diferenças, exemplo eu tenho três partições e dois HDs. Eu estou usando um tema para monitoramento da temperatura do sistema, da CPU e dos HDs e isso eu não mostrei aqui, não é possível ver que eu posso acionar o kcontrol com um click (óbvio, não?). E no canto direito da imagem, nós podemos ver o Liquid Weather ++ em uso, esse tema (que não fui eu que fiz, que fique claro para os novatos é um dos temas mais usados do mundo e eu considero um dos mais sofisticados que existe.

Passo adicionais serão necessários para que quiser chegar o nível de usar o python, mas muita gente que não conhece o SuperKaramba pode conhecer o python, então, esses passos adicionais podem não ser tão complicados assim. Se é o seu caso, faça isso. O ganho de qualidade é sensível.

Do mais, a série de tópicos sobre o superkaramba termina por aqui.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment