Pages

Saturday, November 25, 2006

SuperKaramba: Considerações Adicionais

O que eu não falei ?

Não falei de muita coisa. Não falei do python, mas disse que não ia falar logo no primeiro post da série. Não falei de alguns sensores, muito usados, como que interage com xmms e o que obtém informações de temperatura.

Também não mencionei como é feito aqueles temas que parecem 3D, bem, é uma questão de design de background e eu não sou muito bom com design...

Também não comentei várias opções extras que cada sensor ou objeto possuí, mas isso teve uma lógica, eu comentei o que julguei ser mais comum e que apresentasse de forma adequada o objeto ou o sensor. Por exemplo, quando apresentei o sensor da memória eu não comentei que existe uma opção para mostra a memória livre, ao invés da memória usada. Se eu tivesse feito a apresentação de cada opção disponível os tópicos ficariam ainda maiores e muito mais cansativos de serem lidos. Além de ficar muito mais parecido com uma tradução livre de parte do manual.

O que é preciso para ir além ?
  • Treine o que apresentei.
  • Aprenda a usar os sensores do xmms e de temperatura.
  • Aprender shellscript e kdialog, além de ensinar "truques" muito interessantes, fornecerá conhecimento para o dia-a-dia no linux.
  • Conhecer bem os recursos dos programas do KDE podem ajudar muito, por exemplo, seria possível criar um interface para usar o K3B a partir de um tema do superkaramba. Alguém fez isso ? Não que eu saiba, mas o K3B suporta DCOP, logo o que mencionei é possível.
  • Conhecer os outros programas também. Um exemplo é criar um player usando o mpg123 ao invés do xmms. Isso passa por conhecer shellscript.
  • Conhecer design além do mínimo e bom senso, ajuda [bom gosto é relativo, eu sei, mas bom senso não, tem gente que têm e outros que não, exemplo, não coloque fonte branca em fundo claro, nem fonte preta em fundo escuro, isso é bom senso, não é bom gosto (ou falta de), do que adianta fazer um tema sofisticado e não ter como ver o tema na tela ?].
  • Aprender python por te levar longe [vide esse tema].
Onde conseguir mais informações ?

O único grande tutorial é a ajuda oficial, ao contrário da maioria dos manuais de ajuda, essa ajuda é muito boa, mas está em inglês. o guia oficial não ajuda muito na imaginação, mas para isso você pode se inspirar em outros temas já feito.

Links
Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment