Pages

Monday, February 19, 2007

Agendamento de tarefas fácil com as interfaces para o cron

Quando eu comecei a usar o linux, existiam muitos mitos sobre como era difícil editar as diversas configurações necessárias. Desses mitos, um dos poucos que ainda sem mantém é o da edição dos arquivos de configuração do cron, um poderoso utilitário de agendamento de tarefas.

É bem verdade que a configuração dos arquivo(s) do cron não é tão difícil com diz o mito, e que mesmo em português existem inúmeras dicas de como fazer isso.

Bom, mas porque você quer mesmo usar a linha de comando e arquivos de texto para configurar o cron? O administrador de sistemas quer isso porque é muito mais simples editar um arquivo texto remotamente do que abrir um programa gráfico. Aliás, servidor mesmo sequer tem um X instalado. O usuário de Desktop, quer aprender porque ele sente a necessidade de entender melhor o sistema e o que está fazendo em cada etapa de suas escolhas. Mas a verdade é que ninguém precisa editar o cron via linha de comando. Pode-se fazer isso através das interfaces gráficas, dos quais eu chamo atenção para duas: o Kcron e o Gnome-Schedule.

Para os usuários Ubuntu, Debian e correlatos, ambos estão disponíveis via apt-get, no caso do Ubuntu nos repositórios 'universe'.

Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras ... então eu coloco imagens dos dois aplicativos, o primeiro é o gnome-schedule e o segundo o kcron.



Eles são muito semelhantes, apesar de diferentes. Sei que parece contraditório, mas pense bem o que se deve fazer ao usar um software desses:
  1. Pedir um novo agendamento.
  2. Dizer qual é a tarefa que deve ser executada.
  3. Dizer quando a tarefa deve ser executada.
  4. Salvar as configurações e sair.
Executar esses passos é algo muito intuitivo, e pode ser feito tanto como usuário comum, quanto pelo root. Obviamente são válidas as permissões de acessos e execução, então, não vale pedir para o usuário comum fazer tarefas que eles não tem acesso.

Pelas imagens são claramente perceptíveis as diferenças entre Gnome e KDE, mas aqui não é o caso de ser críticos a esse ponto. De qualquer forma, enquanto o Kcron mostra todas as opções de uma única vez, o Gnome-Schedule mostra apenas as de freqüência; está vendo na imagem onde está escrito "Todo minuto", ali estão as opções, "Toda semana", "Todo mês", etc.; na aba "Avançado", estão as outras opções, sendo possível definir exatamente a hora de executar a ação.

Do meu ponto de vista pessoal, os dois são completamente equivalentes, mas em versões anteriores do Kcron eu já tive problemas dele não salvar os dados da forma que eu pedi, de qualquer forma isso parece ter sido resolvido, e eu recomendo sempre fechar e reabrir o programa para conferir se os dados foram corretamente salvos.

Com interfaces tão simples quanto essas, não existem mais desculpas para não usar os recursos do cron.

No comments:

Post a Comment