Pages

Friday, January 16, 2009

O Fim do Google Notebook

Fui surpreendido ao ler essa notícia, que diz:
Google Notebook closes, though those with existing accounts can continue to save material. New accounts won’t be allowed, however — nor will the service be further developed, and the Google Notebook Extension for browsers will no longer work. Google told me it makes more sense to close this when it offers other services that allow for notetaking, such as Google SearchWiki, Google Docs and Google Bookmarks.
Em outras palavras, eles vão desativar o Google Notebook progressivamente. O lado bom, é que de uma forma ou de outra o que eu tenho lá vai ficar lá até eu decidir para onde ir e a migração não vai ser na base da urgência. Mas a questão ruim dessa história é que o Google SeachWiki não é exatamente o que eu chamo de um bom lugar para guardar notas, o Google Docs não é um lugar rápido para notas e, principalmente, o Google Bookmarks é uma porcaria, principalmente quando comparado com o seu principal concorrente. Aliás, porque não fechar o Google Bookmarks ?

A migração será "obrigatória", digo isso porque é muito ruim viver em um sistema que não receberá mais a atenção de alguém. Além de que iremos perder o suporte a extensões no firefox.

Então, terei de avaliar opções. Até agora eu sei que existe (e merecem ser avaliados) o überNote e o Evernote. Sei que existem milhares de alternativas ao Google Notebook, mas ter milhares de opções me deixa com milhares de dúvidas (confiabilidade, privacidade e disponibilidade, apenas para citar as três mais importantes). Quem tiver dicas, sou todo "olhos".

Ah! Alguns dos serviços que vão ser desativados eu nem sabia que existia.

[update]
Li a notícia em um lugar e continuei a processar minha leitura atrasada e acho um texto que traz sugestões de alternativas e outro que já aponta como transferir o conteúdo do Google Notebook para o überNote, que é um dos candidatos a sucessão do Google Notebook (ambos em inglês).
[/update]

2 comments:

  1. Hoje estamos em agosto de 2011 e ainda continuo a usar o Google Notes. Será que a Google desistiu de desistir dele? rsrs

    ReplyDelete
  2. Na verdade, a questão era: não haveria mais suporte a extensão do firefox. E acho que isso se manteve como verdade, não ?

    É claro que com o Google Chrome esse problema ficou diferente e os conceitos também.

    Outro ponto era que quem tivesse o Google Notebook continuaria tendo, mas que não tinha, não poderia mais ter. Sabe de algo a esse respeito ?

    ReplyDelete