Pages

Saturday, January 24, 2009

E o meu substituto do Google Notebook é ...

Eu já disse aqui (e vocês devem saber por inúmeras fontes também) que o Google Notebook foi cancelado.

Dessa forma começou uma migração em massa dos usuários do Google Notebook para outros serviços. A um ponto interessante nessa frase. Como você usa o Google Notebook ?. O Google Notebook não é apenas um aplicativo para fazer clip de páginas da internet. Ele tem múltiplas faces (notas pessoais, extensões para firefox, integração com outros serviços, compartilhamento de notas e, claro, suporte a "web clipping", que vai de uma página ou fração dela a uma simples url) e várias formas de organização (divide "notebooks", com suporte a seções e labels).

Quando olhamos o problema nesse aspecto, parece até que o Google Notebook é único. Pois ele integra vários elementos em um único serviço. Dos possíveis candidatos eu selecionei três, por serem os únicos que encontrei que uniu duas características, que para meus interesses, são fundamentais. O suporte a criação de notas pelo usuários e a web clipping e a possibilidade de importar o conteúdo do Google Notebook para o seu sistema (isso porque eu não vou importar 89 notas manualmente entre sistemas)

Logo após o anúncio do Google, três serviços candidatos a substituto fizeram o anúncio de suporte a importação de notas do Google Notebook: o überNote, o Evernote e Zoho Notebook. E eu utilizei o serviço dos três para ver "qual era" a de cada um.

O überNote é sistema prático e simples. Ele não tem suporte a mais de um notebook, mas tem suporte a tags. A ferramenta de migração do Google Notebook para o überNote funciona bem. Mas, há vários problemas no sistema. Por exemplo, a formatação do CSS não é tão ajustada a tela quanto eu acredito que deveria ser. Eu até criei um estilo para o Stylish básico para resolver essa questão. Mas também tem uma certa lentidão do serviço (e instabilidade também) atribuída a aumento expressivo do número de usuários recentemente (algo que eu até poderia relevar por hora). De qualquer forma, o problema maior foi o fato de que o sistema não funciona de forma tão limpa quanto me pareceu a primeira vez. Está cheio de pequenos detalhes desagradáveis. Ele possuí bookmarklet (funcional) e uma extensão para o firefox (que eu não gostei). Não permite salvar o item novo de forma inteligente e organizada como no Google Notebook ao usar a extensão dele.

Existe alguns detalhes que me fizeram pensar que ele seria a minha escolha (o fato de ser simples, por exemplo). Cheguei mesmo a acreditar nisso. Mas ao ver os problemas e ver que a solução não viria rápido, mas, principalmente, ao ver que já havia outros que já tinha a solução do problema pronta, eu deixei ele de lado. Destaque positivo para o gerenciamento de tarefas dentro do sistema. O destaque negativo ficou para o design, que eu achei feio, e para os pequenos bugs do dia-a-dia.

O Zoho Notebook é muito bonito. É, provavelmente, o mais belo de todos. Possuí suporte a diversos notebooks e a várias páginas dentro de cada notebook, o que funciona como uma divisão de seção. Apesar da beleza, o Zoho Notebook tem baixa usabilidade. A parte esquerda da tela dá grande destaque aos itens que eu posso adicionar. Isso é muito chato, especialmente porque poderia ser substituído por coisas mais úteis, ou, pelo menos, dar mais destaque ao notebooks existentes. Nem cheguei a testar direto a extensão dele, mas me pareceu muito similar a do Google Notebook. Se eu tivesse que escolher entre ele e o überNote, apesar de todos os pequenos bugs, eu ficaria com o überNote. Ah! Não procurei direito, mas a primeira vista ele não tem suporte a tags.

Restou o Evernote, o último a criar a fermenta de migração do Google Notebook. E talvez por isso seja o que faz o melhor trabalho com essa migração. Ele possuí suporte a múltiplos notebooks (um notebook que você pode marcar como padrão, pode, portanto, funcionar como uma inbox do sistema), suporte a tags e subtags (eu já criei 4 níveis de tags apenas para testar, não sei se existe limite, mas, se esse existe, é maior que 4). E é justamente a questão da subtag que permite que você crie duas formas de organização. Uma por ações, outra para lugar, outra para seção, outra para referência temática ou o que mais você desejar/necessitar (o melhor do GTD, literalmente. Eu criei uma tag para cada notebook e utilizei as subtags para dividir as seções. Também criei tags de ação - to do, maybe, etc - e tags de lugar - web, home, work, etc).

E quando eu digo que a importação foi a que melhor se adaptou a saída do Google Notebook, está no fato de que cada notebook importado é criado com um tag Google e com subtags que são as seções e labels daquele notebook importado. Verá que se fizer uma ação conjunta de importar-organizar, tudo ficar muito limpo e fácil de gerenciar no novo sistema (se não fizer isso, pode virar um caos).

O Evernote também tem uma extensão bem fraquinha para o firefox e um bookmarklet. Na verdade eu acho que fizeram o bookmarklet e converteram a mesma como uma extensão. Elas permitem salvar o item em um notebook "a escolha" e colocar tags durante o salvamento da nota.

O Evernote têm (como os outros) suporte a vários tipos de mídia e assim como o überNote tem uma forma de criar lista de tarefas com caixinha de seleção de itens.

E tem vários recursos extras (que eu não usei ainda) como, entre outros, o reconhecimento óptico de caracteres e o suporte a notas de voz. E outros que eu já testei, como a possibilidade de salvar uma buscar realizada no sistema. Também tem um software de desktop para Mac e Windows (que funciona razoavelmente bem - mas não perfeito - no wine). Eu acreditei que consideraria isso dispensável, mas até que sou obrigado a reconhecer que ter uma cópia offline das minhas notas não é uma idéia tão ruim assim.

Seu ponto fraco é que ele tem duas versões, uma premium, paga, e uma free. A free permite um tráfego de 40 MB por mês. Não se assuste. Isso é muito se você quiser fazer apenas o que fazia no Google Notebook. Não conheço ninguém que faça 20 mil notas por mês ou que colete 270 páginas da web (números aproximados, claro). Contudo, para um sistema que promete ser o catálogo de tudo (suas fotos, inclusive), 40 MB não é legal.

De qualquer forma, você não precisa se preocupar com isso. Afinal, você era usuário do Google Notebook que não suportava nem upload de fotos, quanto mais notas de voz. De qualquer forma a tendência das pessoas é se empolgar com as novas coisas e utilizar tudo de tudo. Assim, esse índice pode ser algo que você deve ficar de olho. Eu por exemplo, decidi que a cada finalzinho de mês do "ciclo" de 40 MB eu vou aproveitar para fazer o upload de minhas fotos principais para o Evernote - aquelas que você realmente quer guardar. Também vou fazer o upload de documentos (o sistema suporta anexos) que eu considere tão importantes que eu não posso perder. Um verdadeiro drive na web.

Como já disse, de forma não explícita, eu escolhi o Evernote. Apesar de ter gostado muito do überNote, os pequenos bugs foram fatais. Além disso, o Evernote está, hoje, mais estável (porque já era grande, assim como o Zoho). Têm mais recursos de organização das notas e permite um melhor aproveitamento da interface.

No comments:

Post a Comment