Pages

Saturday, October 21, 2006

Do Dapper para o Edgy

Com o lançamento da RC do Edgy, e com a chegada de sexta-feira (dia de backup), pude me dar ao luxo de tentar uma atualização via apt-get do Dapper para o Edgy.

Bastou modificar o sources.list e digitar apt-get update && apt-get dist-upgrade para perceber que os meu dia seria longo.

Antes de tudo, eu gostaria de deixar claro a motivação da minha tentativa... como toda sexta, eu faça um backup do hd onde tenho a instalação do sistema, cerca de 25 GB, apenas de softwares. Os dados pessoais e importantes ficam em outro hd. Enquanto fazia a cópia (demora umas 2 horas), eu estava escrevendo na mesa em frente ao computador e vendo que os meus exercícios off-line iam demorar muito, mas muito mesmo, então ... ao terminar o backup eu pensei, por que não ? Afinal, restaurar um backup demora apenas 20 min (é isso, 2 horas para fazer, 20 min para restaurar). Entendeu a lógica? Nada para fazer no computador unido a possibilidade de corrigir qualquer problema de forma rápida, ou seja, risco zero.

Então, enquanto resolvia meus problemas fora do computador eu coloquei o sistema para atualizar. Nem preciso dizer que para baixar mais de 1500 pacotes demora, mas o que me impressionou foi a dificuldade para configurar alguns pacotes, como o x11-common (este recebeu uma nova atualização horas depois), tive uns três pacotes que precisaram de uma intervenção pessoal, por conterem arquivos que estão presentes em dois pacotes (nada que um --force-all não resolva). Fora isso, e fora algumas decisões incompreensíveis do apt-get para resolver dependências (nada que não pudesse ser instalado depois) tudo correu bem.

As impressões que tive do processo é que não foram das melhores, para configurar e instalar os meus 1500 pacotes demorou mais de 5 horas... muito tempo se comparado as quase 2 horas da atualização que fiz para o dapper.

No mais eu posso dizer: o aptitude não funcionou (tentei, deu erro no processo e tive que mudar para o apt-get), tive alguns sobressaltos e cheguei a ficar sem permissão de usar o gdm como usuário comum (novamente, teve uma atualização do gdm ontem depois da minha instalação, talvez tenha sido para isso, por que depois tudo voltou ao normal e eu sequer tive problemas).

Nesse momento, uso o firefox, o kde, o gnome, openoffice, serviços de internet como, squid, php, mysql, apache, e todos os meus softwares de uso do meu dia-dia como o kile.

O que eu não gostei: fontes. [update]De início[/update] não gostei do visual das fontes no sistema, mas aposto que deve ter alguém dizendo que essas fontes estão muito melhores que da versão anterior, então que fique claro, isso é uma opinião pessoal, não é um bug. [update]Depois de algum tempo, as fontes ficaram muito mais simpáticas, estou até gostando[/update]

O que tenho e ainda não está resolvido: por mais incrível que seja, apenas o splash de inicialização não está funcionando. Tenho certeza que existe uma forma de corrigir isso, mas eu vou deixar para depois, afinal, com o computador ligado está tudo perfeito. [update]Resolvido! Acidentalmente eu descobri um arquivo de configuração /etc/usplash.conf, também acidentalmente descobri que usplash-theme-ubuntu não estava instalado, aí ficou fácil.[/update]

Por fim, eu não recomendo que faça o mesmo que eu no seu computador de trabalho se não tiver uma cópia do seu HD inteiro que possa restaurar em 20 min se algo der errado ou se for necessário. O Edgy pode ser um bom companheiro, mas ele não precisa entrar no seu computador enquanto RC.

Technorati Tags:

2 comments:

  1. Sem contar, que quando se tem tempo, problemas são aprendizados!

    Problemas só são ruins quando você tem uma tarefa pra fazer entregar e eles acontemcem :-)

    Moral da história: Os super-poderes da vaca, as vezes não são tão super-poderosos!


    []'s

    ReplyDelete
  2. Cara eu achei que isso era egg ...

    "super-poderes da vaca"

    eu vi no final do comando quando deu um erro lá ... achei que era piada de algum tradutor... é verdade então !!! Eu nunca tinha visto isso.

    ReplyDelete