Pages

Sunday, October 15, 2006

Configurando o horário de verão

Os desavisados de hoje devem ter notado que o horário está modificado, se não notou, olhe novamente, deve estar ... pois bem, um texto no br-linux te ajudará a acertar o horário de verão nesse ano. Mas e ano que vêm ? E o outro ?

Bem, o horário de verão não tem dia certo para começar ou terminar, o desse ano, por exemplo, está vinculado a uma semana depois da eleição por causa das urnas eletrônicas. Portanto, não tem uma regra lógica que possa ser seguida ou programada, logo, não temos como antever a data. Mas, se abrir o arquivo zic da dica do br-linux verá que na verdade trata-se de um arquivo de texto com uma configuração de horário local e uma informação de quando vai começar e quando vai terminar o horário de verão.

Dentro do arquivo zic está assim:
Rule Brazil 2006 only - Nov 05 00:00 1 D
Rule Brasil 2007 only - Feb 25 00:00 0 S

Zone Brazil/East -3:00 Brazil BR%sT
Para usar esse mesmo arquivo ano que vêm, basta modificar as linhas com as datas que irá começar e terminar o horário de verão. Exemplo:
Rule Brazil 2007 only - Oct 14 00:00 1 D
Rule Brasil 2008 only - Feb 24 00:00 0 S
O negrito realça as modificações que precisam ser feitas. Lembre-se apenas de colocar a data correta para o ano que vêm, essa data ainda não foi definida.

Uma vez que tenha o arquivo correto, basta salvar com um nome qualquer (horario-verao.zic é uma ótima idéia) e atualizar o sistema com o comando:
sudo zic horario-verao.zic
Pronto, seu sistema deve apresentar a hora certa logo depois. Confira digitando date no terminal. Olhar para o relógio na barra de tarefas pode não ser uma boa idéia, isso porque ele "demora" um pouco para atualizar essa informação (no KDE pelo menos), se estiver com pressa de acertar a hora, pode ser útil reiniciar a sessão, se não, basta esperar que o horário será acertado automaticamente.

Bom, se você mora em qualquer outro estado que não siga a hora de Brasília, mas tenha horário de verão, deve também modificar as linhas acima corrigindo o -3:00 para a sua hora local.

Assim, ficamos todos prontos para todos os horários de verão que forem decididos a cada ano.

[update]
Esse post do Linhas Mal Traçadas, traz uma dica de como fazer a mesma coisa de forma automática, para o ubuntu/debian. A vantagem é imensa, afinal, não é preciso saber quando começa e termina o horário de verão para editar um arquivo, etc e tal...
[/update]


Technorati Tags:

4 comments:

  1. O link para o horario-verao.zic parece estar com problemas, não responde. Vendo uma dica antiga fiz:
    #sudo apt-get install tz-brasil

    e pronto! Tudo ok!

    Abraços,

    Renato

    ReplyDelete
  2. Renato,
    o link em questão era para o ano passado. De qualquer forma a intenção era mostra que o arquivo .zic era na verdade (como quase todo arquivo de configuração do linux) um arquivo texto com um conteúdo adequado.

    De qualquer forma, a dica do tz-brasil se torna muito mais prática mesmo, porque permite se auto-atualizar a informação de quando vai começar o horário de verão automaticamente, ano a ano.

    [ ]'s

    ReplyDelete
  3. Verdade, só agora me dei conta, pois assino o teu feed e não vi nada no Google reader. Fui procurar mais uma vez e notei a data do ano passado. 8-)

    ReplyDelete
  4. Nem me lembre, pois ando em débito com novos posts .... percebi a pouco que essa época do ano é a pior para mim, mesmo tendo o blog nascido em outubro.

    Até breve, espero;

    ReplyDelete