Pages

Friday, February 23, 2007

Seu computador está lento ? Troque o mouse

Você não leu o título do tópico errado. Se o seu computador estiver mais lento do que ele já esteve um dia, se ele parece estar enferrujando, então existe uma grande possibilidade do seu problema ser o mouse.

Esse pequeno periférico é por onde passa a maioria das sensações que experimentamos dia-a-dia na frente do computador. Já reparou que os periféricos usuais limitam-se a teclado e mouse ? Já percebeu que excetuando quando o teclado apresenta nítidos problemas (tecla que não digita), todas vezes que reclama com o seu computador da lentidão é quando está usando o mouse ? Existem razões para isso.
  • O teclado nunca parece lento, porque você é mais lento que o teclado, ou seja, nós demoramos mais tempo para digitar do que o computador leva para escrever na tela.
  • Por outro lado, com o mouse é exatamente o contrário. Nós primeiro pensamos: quero o mouse "aqui" e depois fazemos o movimento com a mão. Tudo leva alguns milésimos entre o raciocínio e o movimento, mas a verdade é que a mente já está esperando o movimento terminado quando começamos a executar ele. Então, qualquer atraso que o mouse "adicione" a esse processo, por menor que seja, é sentido.
Se você tem certeza de que não é vítima de nenhuma praga virtual (ak, vírus, spys, etc...), se o seu sistema de dados não está fragmentado, ou se você usa linux (ou seja, livre dos dois últimos itens), a primeira coisa a fazer é verificar se não passou a carregar muitos mais programas do que antes(*). Se você continua usando os mesmos programas de sempre, então teste outro mouse. Compre outro ou pegue emprestado com alguém que tenha um novo. O desgaste natural desse equipamento ocorre de forma significativa muito antes de existir de se observar um defeito, ao rigor da palavra "defeito". Por causa do "desgaste natural" de qualquer mouse, ser novo é uma característica importante para esse teste ou você pode acabar trocando por algo pior.

Hoje chegou o meu mouse novo e parece que comprei um computador novo por 32,90 reais.

Só não vale ter um "Pentium 100" e esperar que ele vire um "Duo Core 2" com a troca do mouse !

(*) Não sabe quais são eram os seu programas ativos ? Não sabe se isso aumentou hoje ? Bem isso pode ser um problema. Evite essa pergunta, faça uma lista de todos os programas ativos, não é tão difícil quanto parece. Exemplo: Uso o KDE com o superkaramba (6 temas), amarok, klipper, 4 áreas virtuais. Por baixo dos panos eu tenho o servidor ssh, o apache, servidor mysql. Usualmente estou com o firefox e o kate aberto. Esses são os básicos, aqueles que estão sempre por ali, abertos, não importa o que eu esteja fazendo. Se tentar fazer a sua lista verá que é muito simples. É mais fácil fazer essa lista do que escrever ela em um blog destacando os nomes de softwares em itálico.

2 comments:

  1. Interessante isto Mitre!

    Não sabia que o mouse poderisa interferi tanto na performance do computador.

    Atualmente estou tentando aprender o máximo de atalhos de teclado e usando o mínimo o mouse, mas para evitar a LER :-)

    []'s

    ReplyDelete
  2. Pois é.

    O mouse exerce muita influência na pessoa que usa o computador.

    Eu também uso muito o teclado. Mas nós somos minoria absoluta e mesmo assim, usamos mais o mouse. Mas de tanto reclamar comigo mesmo, praticamente todos os programas gráficos que eu tenho possuem uma tecla de atalho para iniciarem eles. É muito mais rápido do que usar o mouse para navegar no ambiente.

    Só quem usa a "tela preta" na maior parte do tempo realmente não usa o mouse.

    ReplyDelete