Pages

Sunday, February 11, 2007

Preparando o computador para uma atualização do sistema "do zero"

Estava olhando os posts sobre a próxima versão do ubuntu, e eu pensava: "dessa vez eu vou reinstalar do zero". Um dos meus maiores problemas, que sempre me atrapalhou nessa história de atualização de sistema do zero, é a grande quantidade de arquivos que eu tenho fora de /home/.

São quase 6 GB de softwares /opt/ e mais ou menos 1,5 GB, também de softwares, em /usr/local/ e, sim, softwares /var/www/ (softwares via web, que usam recursos do servidor apache, um dia eu ainda escrevo sobre isso), além de quase 3 GB de arquivos HTMLs em /var/www/ (notas pessoais, agenda, entre outras coisas). Ok! Eu tenho quase todos, senão todos, os "debs", "bins" e outras coisas listadas em um arquivo por segurança, mas a idéia de perder mais de uma semana para reinstalar esses quase 20 softwares, muitos dos quais eu nem sequer me lembro o como fazer é, simplesmente, desesperadora. Oras, eu sempre posso copiar para uma outra partição, HD, etc. e depois copiar de volta, mas já experimentou copiar 2 GB de páginas HTML para um HD em USB ? Não ? Dá para fazer, claro, mas experimenta fazer isso a cada 6 meses ou justificar o tempo perdido de trabalho ! Um sistema que fique instalado em estação pessoal produtiva (ou seja, que acumular os prazeres da diversão com a obrigação do trabalho) não pode sofrer com esse tipo problema.

Pois hoje eu resolvi isso de uma forma muito simples. Tão simples que fiquei impressionado de eu não ter pensado nisso antes. Criei uma partição adicional e montei no que chamei de "/extras/", movimentei os diretórios /usr/local/, /opt/, /var/www/ e /var/cache/apt/archives/ para dentro desse diretório/partição recém criado e reestabeleci a conexão desses diretórios criando um link simbólico, ou seja, fazendo coisas como: sudo ln -s /extras/opt /opt.

Com isso, quando eu fizer a instalação do zero eu não terei que me preocupar com nada, exceto, em refazer as conexões por links simbólicos.

Ok ! Nesse ponto, alguém pode perguntar: porque coloquei o /var/cache/apt/archives nessa lista. Bem, quando chegar a hora de atualizar para o 7.04 eu irei fazer um "apt-get dist-upgrade -d", ou seja, enquanto eu trabalho eu mandarei ele baixar todos (ou quase) os debs que eu usarei depois e quando eu instalar do zero o cache estará quase intacto, eu vi outras vantagens pessoais de ter esse diretórios separado, em dias comuns eu não perco nada (afinal ele estará vazio) em dias de atualização (exemplo, upgrade de KDE entre outras coisas ...) ele seria bem útil caso algo dê errado.

Antes que eu me esqueça, algumas pessoas usam o sistema de e-mail do computador, ou seja, usam /var/mail/, outras pessoas nem sequer possuem o diretório /usr/local/, então para que fique bem claro, a solução que apresentei serve de exemplo e é completamente funcional para o meu caso, mas dependendo de que softwares for usado ou não usado no sistema, ou até mesmo do volume de informações pessoais contidas fora de /home/, o que temos aqui muda completamente ou até perde a necessidade. Um exemplo bem simples é que é possível usar /home/$USER/www/ eu sei disso, mas não uso assim, outros usam, logo, o que é necessário para mim, pode não ser para outros, e vice-versa.

No comments:

Post a Comment