Pages

Thursday, February 22, 2007

Gerenciador Financeiro

A algum tempo eu procuro um gerenciador financeiro. Tentei várias alternativas e desisti de todas muito, mas muito rápido. O principal motivo para eu não usar o Gnucash, Kmymoney, MyPhpMoney ou qualquer outra alternativa que tenha testado é o número excessivo de opções que eu sequer sei o que significa. Francamente, sou engenheiro químico, não economista. O fato de eu saber o que significa "fluxo de caixa" não quer dizer que eu saiba como usar um software que gerencia "até" a transferência entre poupança e conta corrente. Aliás, já tentou preencher os campos de descontos em impostos de um desses gerenciadores??? Se você ignorar ele usa um valor qualquer, mas para preencher, bem ... tem cada palavra ... e o pior é que nem todas as expressões possuem significado no Brasil, bom, pelo menos eu acho que não.

Passados quase um ano fui forçado a rever as minhas contas, gastos, receitas, quanto sobrou, quanto perdi, etc. Meus gastos estavam escritos em uma planilha (do openoffice, claro !), mas as contas não fechavam, tinha alguns erros. É claro, que fazer um "auditoria" foi muito trabalhoso. Por fim as contas fecharam. Mas aí, dado aquela sensação de que poderia ter feito isso ser muito mais simples se não tivesse errado, eu voltei a procurar uma alternativa.

Olhei quatro alternativas que mantiverem os mesmos problemas mencionados, fiquei com a quinta.

Para minha surpresa, o "MoneyLog Experience 2" é o melhor gerenciador financeiro para usuários comuns que existe. Sei que o Aurélio é um dos "caras", mas a organização desse software me surpreendeu muito. Nada de inutilidades. Claro e objetivo.

Ele não possuí palavras que eu não saiba o significado. Não tenta fazer as contas de coisas que não existem. Não apresenta 500 formas inúteis de ver a mesma coisa, usa-se dois modos de visualização, todo o resto pode ser exibido da forma o que você precisar baseando-se em expressões regulares. Não consome 40 MB de espaço no computador, ele faz todo isso usando um simples arquivo HTML "programado" com javascript, tendo como base de dados o próprio arquivo.

É claro que o software é limitado, mas é exatamente isso que eu procurava, um software limitado a incluir apenas "despesas" e "receitas". Afinal, para que eu preciso de um software que faz a simulação de que vai acontecer daqui a 40 anos se eu nem sei o que vai acontecer na economia no ano que vêm ? Certamente esse tipo de precisão estocástica deve ter alguma aplicação no mercado financeiro ou pelo menos serve de exercício para físico que estude sobre a teoria do caos. De qualquer forma não é o caso.

Como disse, o arquivo de entrada é o próprio HTML e, portanto, basta fazer a edição em um editor de textos qualquer. Logo, organizar por assunto, data, mês, despesas fixas ou variáveis, receitas fixas e variáveis, ou qualquer necessidade pessoal que possua é apenas uma questão de organização pessoal na hora de escrever, ainda assim essa organização pessoal é opcional uma vez que o programa organiza por data não importando a ordem dos dados escritos.

Vale muito apena ler esse texto todo antes de usar o software. Isso irá permitir pleno controle sob todos os aspectos, principalmente, sob a configuração do software.

Eu queria terminar o texto apresentando um ponto negativo. Sinceramente: não achei. Até procurei, mas não achei mesmo. O software faz o que promete. Faz com competência. Não enrola. É verdade que não possuí muitas opções (Oooppss!!! Não era isso mesmo que eu queria ?!? Poucas opções ?! ). É verdade que até não seria difícil pensar em melhorias ou em novas funções (que tal categorias, foi a primeira coisa que pensei, e parece que o Marcelo Linhares também, ou talvez prefira uma interface como a feita por Rodrigo Chacon), mas daí a ter um defeito ou um ponto negativo, existe muita diferença.

Então, tudo que posso dizer é: "Obrigado !!!".

4 comments:

  1. Olá Mitre!

    O Maior problemas dos gerenciadores financeiros é a disciplina para alimentá-lo com os dados, principalmente aqueles menores do dia-a-dia(café na padaria, gorjetas, estacionamento, ônibus, etc...)

    Geralmente na hora do gasto você está longe de um computador.

    Se não se diciplinar para tmar ou nota ou então ter uma memória boa as contas nunca fecham!

    Eu vi o gerenciador do Aurélio, ms com a diferença dele para uma planilha bśica do OpenOfficce?

    []'s

    ReplyDelete
  2. Olá,
    eu não monitoro os gastos pequenos da forma que está descrevendo, eu monitoro a entrada e saída no banco e os objetivos dele. Ou seja, se saquei dinheiro para pagar um plano de saúde ou se saquei o dinheiro para pagar a passagem. Mas em linhas gerais eu não detalho tanto.

    Meu maior objetivo (e o diferencial do extrato do banco do brasil) é diferenciar o que é meu dinheiro e o que é taxa de bancada (CNPq). Agora eu sei exatamente quanto eu tenho e quanto do que tenho no banco é taxa de bancada, além de outras coisas

    Quanto a diferença em relação ao OpenOffice, não é tão pouca assim. Eu sei que devo fazer um pagamento em novembro (prestação), mas se eu inserir isso em uma planilha agora eu terei grande dificuldade de inserir um nova linha mantendo o "estilo" da tabela.

    Além disso, a minha planilha listava os gastos mas não fazias as contas parciais, ou seja, eu não monitoro as conseqüências futuras com tanta clareza. Claro que eu poderia inserir as contas, mas devido a "ordem em relação a data" isso exige mais entendimento de openoffice do que eu tenho, aliás, mas do que eu sei de qualquer planilha, quando se insere linha é preciso considerar essa nova linha nas fórmulas, mas para fazer isso de forma automática não é trivial, e modificar as fórmulas manualmente não é um opção. Isso pode ser fácil se lançar os dados dia-a-dia, mas se quiser considerar de uma vez todos os gastos fixos que terei até Dezembro, isso pode ser muito difícil.

    ReplyDelete
  3. Anonymous5/9/08 10:52

    Ola,
    voce ja tentou o efin?
    http://www.efin.com.br/
    eh bem simples e facil de usar, e online, nao tem q estar com o arquivo html na mao...

    ReplyDelete
  4. Eu não gosto da idéia de manter informações precisas de quanto eu recebo e gasto em uma plataforma que não me pertença...

    De qualquer forma, eu mantenho o arquivo (encriptado) atualizado e comigo quase o tempo todo.
    []

    ReplyDelete