Pages

Sunday, November 12, 2006

Web 3.0

A web 2.0 ainda surpreende o povão, mas a web 3.0 já é pensada nos bastidores desde quando serviços como blogs, o YouTube ou o MySpace se tornaram febre mundial. São fatos razoavelmente bem compreendidos de que a web 1.0 é a que você lê e a web 2.0 é aquele onde você lê e escreve. Mesmo que essa seja uma visão muito, mas muito simples e limitada do todo.

Apesar de ser uma novidade, existem vários textos que podem ser encontrados com o Google sobre a web 3.0, inclusive em português. Todos os textos ainda são conjecturas, como esse meu texto que você lê. Mas hoje eu encontrei uma visão "de escrever" sobre a web3.0 que realmente me agradou. Infelizmente esse link é restrito aos assinantes do UOL, mas quem puder ler, clique aqui, vale apena, mesmo que não concorde com tudo que está escrito lá.

[update]
Acabei de descobrir, o texto original parece ter livre acesso.
[/update]

Tenho certeza de que encontrará textos técnicos e visões mais interessantes sobre o assunto em outros lugares, mas a visão humana que pode ser observada nesse texto é muito interessante.

Em um dos exemplos, o mais interessante na minha opinião, ele coloca a seguinte questão: "Estou à procura de um local quente para passar as férias e disponho de US$ 3 mil. Ah, e tenho um filho de 11 anos". No dia que a internet conseguir gerar uma resposta eficiente a frase completa colocada acima, nós teremos entrado na web 3.0.

É evidente que nós podemos localizar um local para passar as férias, mas a frase acima não tem muito sentido nos "search engines" de hoje. A internet não compreende a semântica, muito menos idéias completas e esse será o próximo desafio. O mínimo que a internet faz hoje é classificar a qualidade por sistemas como 'page rank', mas isso é muito pouco para esse salto.

Bom, nesse contexto, eu posso pensar apenas em uma coisa: a web 3.0 será muito mais importante para a internet do que está sendo hoje a web 2.0. Isso, é claro, não diminuí a importância da web 2.0, muito pelo contrário ela é crucial para o próximo passo, apenas enaltecesse a importância da geração futura, a próxima geração dará uma salto que nos permitirá diferenciar a qualidade da informação algo que hoje nós não conseguimos com eficiência e generalidade suficientes.

Technorati Tags:

1 comment:

  1. Obrigado por me apresentar a este tema.

    ReplyDelete