Pages

Friday, November 03, 2006

Meus visitantes! O que posso fazer por você?

Mencionei a algum tempo que eu tinha adicionado o Google Analytics nesse blog [link]. Isso foi no dia 22/09/2006, ou seja, a pouco mais de um mês.

Não tenho como objetivo otimizar lucros, simplesmente pelo fato que não tenho qualquer tipo de propaganda, meu objetivo é escrever melhor. Assim, eu acompanho a estatítica do blog semanalmente.

Bom, vamos aos gráficos!

Primeiro o gráfico que mostra número de visitantes por navegador.

Número de visitas por browser

Era de se esperar que nesse blog o número de usuários do Firefox, ou melhor, dos navegadores livres fosse maior que do internet explorer. Agora o número de usuários acessando esse blog através do internet explorer é muito alto. Em mais ou menos um mês, eu tive 633 visitantes únicos que utilizam o internet explorer.

Continuando, temos abaixo o número de visitantes por sistema operacional. Note que eu não discriminei a versão.

Número de visitantes por sistema operacional

O que temos acima é uma amostra do que eu não esperava: O número de usuários do Windows é maior que o número de usuários do Linux. Mas pensando melhor, temos que meditar um pouco sobre isso, é verdade que o número de usuários de windows no mundo é maior que o número de usuários do Linux e é razoável esperar um número relativamente alto de usuários windows nesse blog. Isso permite algumas teorias: ou tem muitos usuários do linux obrigados a usar o windows durante o trabalho ou o número de usuários que usam o windows e buscam informações sobre o linux é alto ou tem muita gente perdida por aqui.

Posso descartar a última opção, isso porque conheço bem as páginas que são lidas, e alguém perdido não passa sequer da primeira página, quanto mais vai a fundo nos tópicos, não vou entrar em detalhes, mas o número de usuários perdidos deve ser bem pequeno. Então ficamos com as duas primeiras e certamente as duas ocorrem.

Agora vamos pensar, todos os usuários do internet explorer, estão, por hipótese, no windows (razoável, não é ?). Logo, mais de 600 visitantes utilizam o windows e o firefox. Oras, pelo meu raciocínio, ou melhor, por hipótese, todos os usuários de linux obrigados a usar o windows durante o trabalho (ou em qualquer outro momento) muito provavelmente usaram o firefox. Assim, nos resta mais de 600 visitantes que estão usando o windows com o internet explorer e buscam informações sobre o linux durante esse mês. E aqui teremos uma hipótese forte, diremos que todos os usuários que acessam o blog através do firefox no windows são usuários do linux quando possível. A hipótese é forte, mas ajuda na compreensão do perfil dos visitantes.

Bem, esse blog não é tão popular assim, tenho uma média de 40 visitantes únicos por dia (atualmente, comecei no google analytics com mais ou menos 10 por dia), supondo uma estatística homogêniea (algo que com certeza não ocorre aqui) temos na média, pelo menos 20 usuários do windows aqui onde mais ou menos 10 usam o internet explorer e, que possivelmente (no mínimo uma boa parcela destes), nunca usaram o Linux ou o Firefox.

Conclusões:

A primeira conclusão é na verdade uma mensagem aos meus visitantes diários que estão usando internet explorer, conheçam o Firefox. Pode até não ser o melhor browser do mundo [nota: eu acho que é melhor], mas é infinitamente superior a qualquer versão do ie. Então, porque utilizar o internet explorer ? O ie é provavelmente o pior software da microsoft, então experimentem o Firefox. Usem o Firefox, redescrubra a web clique aqui e veja como tudo pode melhorar.

Firefox

Gostaria muito, mas muito mesmo, de ver que o número visitantes usuários do internet explorer cair, mas não que eu esteja mandando esse usuários embora, muito menos porque estou ordenando alguma coisa, não é isso, mas porque o firefox é melhor, e não é melhor por minha causa, mas por causa dele mesmo, não precisa acreditar em mim, usem o Firefox por uma semana e eu duvido que voltaram a utilizar o internet explorer, será a sua opção.

Mas se depois de uma semana usando o Firefox quiser voltar para internet explorer, bem, não sou eu que vou obrigá-lo a alguma coisa, mas faça um favor a todos nós, diga porque não quer o firefox. Ajude a um grupo sério a se tornar o seu favorito. Se tem algo que não te agrada, deixe todo mundo saber o que é. A Mozilla agradecerá, com certeza. E não tenha medo, eu modero todos os comentários desse blog, não permitirei nenhuma ofensa a sua opinão, mesmo quando ela não representar a minha. Não deixe de ajudar a tornar o Firefox o seu preferido.

A segunda conclusão é também uma autocrítica, é que devo ser mais detalhista nos meus passos básicos. Está certo que alguns passos não são tão básicos, mas quando mencionar os primeiros passos devo passar detalhadamente, muita gente parece vir a esse blog do windows para estudar soluções que só podem ser aplicadas no linux, sei disso por causa das páginas visitadas. E isso prova uma coisa: a informação básica não deve estar tão fácil de achar assim, como nós, usuários do linux, gostamos de acreditar.

Um lugar que eu recomendo a todos os é o Guia Foca GNU/Linux, esse guia aborda do básico ao avançado e existe nas versões html, txt e pdf. Se por outro lado, precisa de um guia para um "sistema visual", como o KDE ou Gnome temos a documentação do (K)Ubuntu, que pode ser encontrada aqui. O foco é o Ubuntu, mas básico é básico, boa parte do que aprender com esse guia servirá para muitas distribuições.

Uma coisa que eu sempre pensei, não seríamos muito repetivos ? Dizemos a cada post colocarmos as mesmas coisas para lembrar os usuários do que estamos querendo, quero dizer, porque digitar sudo apt-get se podemos colocar apenas apt-get no texto, afinal todo mundo sabe que apt-get é para superusuário, certo ? Bem, pelo que vejo nem todo mundo. Ser repetitivo parece ser uma necessidade não uma opção, isso é uma forte autocrítica, eu não pensava assim, e se você também não pensa(va) faça uma análise similar no seu blog ! Veja o perfil dos seus usuários talvez no seu caso seja diferente, mas se não for devemos, sim, rever nossas posições.

E por fim, o surgimento de um movimento (aliás, sabidamente nem tão novo assim, eu é que estou registrando isso agora) de usuários de computador atrás de soluções que atendam suas próprias demandas em alternativa as solução que são atualmente utilizadas por eles. Os motivos que podem induzir aos usuários buscar outras soluções podem ser diversos e eu não vou listá-los aqui, mas a pergunta que fica é: Estaremos prontos para receber essa nova turma que talvez não esteja tão filosoficamente conectados ao mundo opensource ?

Nota Final

Primeiro devo me desculpar pelo tamanho do post, achei justificativo um post desse tamanho para esse assunto. Segundo, talvez as minhas conclusões sejam prematuras, talvez não seja esse, afinal, o perfil dos meus visitantes e eu precise de mais "pontos" para uma melhor representatividade estatística. Mas uma coisa eu percebi: minhas observações somente agregam benefícios, então, se estão ou não corretas, pode nesse caso, não ser o mais importante. Caso leia esse blog e não concorde com nada do eu escrevi, deixe-me saber! Afinal, eu tive esse trabalho todo só por você!

Technorati Tags:

3 comments:

  1. Não se pode escolher os leitores. Tu fazes os teus artigos com um objectivo em mente, não o deves alterar conforme o perfil dos leitores. Ou o teu blog não é pessoal?
    Um abraço

    ReplyDelete
  2. O meu blog é meu, é estritamente pessoal, e eu não vou mudar o conteúdo.

    Mas no momento que ele também serve de modelo de comunicação e de propaganda de divulgar uma filosofia, ele também agrega a responsabilidade de ser claro, e mais ele não deve fazer com que pessoas acreditem que esse assunto é, de alguma forma, elitista ou restrito a uma camada diferenciada.

    O conteúdo, o assunto, e principalmente o objetivo são pessoais, mas a forma deve ser pública, do contrário, meu blog poderia estar apenas no localhost do meu computador pessoal.

    Não posso e não devo escolher os leitores, mas devo respeitá-los.

    ReplyDelete
  3. Anonymous5/11/06 03:23

    Belo Blog.
    O RSS já esta nos meus favoritos a uns meses.

    ReplyDelete