Pages

Friday, September 22, 2006

Google Analytics

O Google Analytics é mais um serviço gratuito do google. Esse permite fazer uma estatística completa do seu site. Completa mesmo. Para se ter uma idéia comparativa, olhe o Site Meter. Antes do Google Analytics esse era o melhor serviço do gênero (falando apenas dos gratuitos, é claro!).

Bom, mas a comparação entre o Site Meter e Google Analytics só pode ser feita quando comparando com os serviços pagos do Site Meter. Isso mesmo, os pagos. O Google Analytics permite que você obtenha todos os recursos que a versão paga do Site Meter possuí, de onde eu destaco a privacidade e o fato de não precisar de colocar um logo do Site Meter no blog/site, e ainda fornece mais.

Tem estatísticas do mês/semana/dia/hora, site de origem do visitante, país de origem, além de outros recursos, como integração com sistema de Marketing (que eu não uso nesse site e não sei como funciona para comentar).

Por causa disso, eu agora sei que mais de 70% dos meus 89 visitantes únicos dessa última semana chegaram a esse site através do google, sei até quais são as palavras chaves mais utilizadas (que eu não repetirei aqui para não atrapalhar os futuros visitantes) e posts mais visitados. Pela lógica, deduzo até o motivo. E portanto, posso melhorar o conteúdo do blog de acordo com essa interação com os leitores. Aliás, eu não uso nenhuma forma de ganhar dinheiro com o blog (e não pretendo usar, pelo menos não por enquanto), mas sei que se tivesse usando eu poderia direcionar, posicionar, criar um blog/site, que induza o aumento do rendimento financeiro sem prejudicar o desempenho ou a qualidade.

Recomendo o Google Analytics a todos que tiverem o interesse em uma solução do gênero. Arrisco um palpite de que poucas soluções pagas estão, hoje, no nível dessa solução gratuíta. E mesmo se o Site Meter ou outro resolver mudar por causa da concorrência, me responda, quanto serviços seriam capazes de listas as palavras chaves que foram utilizadas no google para chegar ao seu site/blog ?


Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment