Pages

Tuesday, September 12, 2006

Textos básicos para inciantes

O blog Tecnologias de Informação e Comunicações está apresentando pequenos posts sobre o GNU/Linux, especialmente sobre o Ubuntu.

O foco é para iniciantes, ou seja, para quem não sabe o que é linux e quer descobrir.
Há um ponto positivo nessa iniciativa que merece siginificativo destaque, pois eu considero crucial no aprendizado. Como os textos ainda estão sendo escritos e estão no começo, toda a informação é passada de forma quase homeopática. Dia-a-dia, post-a-post. Para os novatos isso pode ser a diferença entre aprender ou desistir.

No lado direito da página principal existe um index relativo aos textos "multiposts" como esse. Facilitando a navegação e a identificação da ordem do material.

Aproveito a oportunidade para sugerir ao autores que incluam um post relativo ao index dos textos "multiposts", algo muito próximo ao que é feito na barra lateral. A diferença é que como os post possuem permalink fica muito mais fácil referenciar os textos.... Tem uma coleção de textos muito interessante sobre "A Segurança das Redes Informáticas" que outro dia eu não referenciei aqui por falta de um post que unificasse todos os textos, como a sessão na barra lateral do blog...

Os textos (aliás, o blog inteiro) está em português de Portugal.

Technorati Tags:

3 comments:

  1. Dá sempre jeito estes links....

    ReplyDelete
  2. Anonymous25/9/06 05:15

    A Ubuntupédia já está a desenvolver um tutorial sobre Ubuntu Linux para principiantes há bastante tempo. Livre... e sem publicidade.

    http://ubuntupedia.nfshost.com

    ReplyDelete
  3. Sim, existe a mais tempo e é mais completo. E justamente por isso é mais difícil. Além disso, tem os guias básicos e o wiki. Documentação é que não falta, mas ....

    Um "livro básico" pode ser muito complicado para um iniciante, especialmente para os que não gostam de ler. Posts esporáticos realizam a transferência da quantidade de informação de forma bem lenta. Sendo assim, até o cara que menos gosta de ler, lê. Esse é o diferencial.

    ReplyDelete