Pages

Friday, September 29, 2006

Aplicativos Portáteis

Imagine a seguinte situação: acaba de chegar a um computador público* (no aeroporto, por exemplo), em geral estes usam o Windows e o Office da Microsoft, mas você usa o OpenOffice. Mesmo que use o Windows, você usa o OpenOffice. Sendo assim, você tenta abrir o seu arquivo .odt e não consegue. E agora ? Reclama com o dono do estabelecimento que não tem OpenOffice ? Reclama que o estabelecimento não instalou o plugin para abrir .odt no MS Office (não sei se isso funciona direito) ? É pode ser que sua reclamação crie uma chama que pode fazer o estabelecimento instalar esses softwares, por isso, queixe-se sim, mas seja educado, afinal com ignorância a única chama que será acendida é a da raiva, mas isso não resolve o seu problema na hora... e pior, não é apenas o OpenOffice, mas é tudo. Do seu arquivo do Gimp a obrigação de usar o internet explorer... Infelizmente os computadores públicos não contém uma quantidade significativa de softwares OpenSource, logo, além de usar o Windows pagará para usar softwares que você não usaria, certo ? Errado. É para isso que existem os Aplicativos Portáteis.

O Aplicativos Portáteis são modificações de alguns dos seus principais softwares opensource com o objetivo de serem executados diretamente de um pendrive ou cdrom** e para Windows.

Vamos analisar a frase anterior. "... são modificações softwares opensource ...", sim, se não fosse, não teria modificação alguma. Boa parte dessas modificações não são feitas pelos criadores dos softwares, mas por grupos independentes. "... a serem executados diretamente de um pendrive ou cdrom ...", isso significa que você não precisa instalar, ou seja, não é preciso permissão de administrador, não precisa de esperar a instalação. É clicar no aplicativo e usar. Simples e direto. "... e para Windows.", ok, por que não para Linux ? Simples, no linux esses aplicativos já estão instalados em qualquer pacote básico de desktop, se não tiver eles, como no caso do 7-zip, não tem problema, por que existem variantes, com o ark ou o file-roller. É claro que você pode chegar e não encontrar o Audacity instalado. Mas sejamos sinceros, quais são as chances de você não encontrar o Firefox ou o OpenOffice ou o Gimp .... é um desktop Linux ou não ? Além disso, existir a possibilidade de executar todos esses softwares portáveis opensource windows via wine (funcionou bem nos que eu testei). Bem, o que eu quero concluír que não faz sentido desenvolver softwares portáteis opensource para linux, porque qualquer linux teria esses softwares nativamente. Mesmo assim, ainda é possível encontrar algumas versões portáteis para linux.

No outro ponto de vista, temos o live cd. Eu vejo o live de uma forma muito mais fácil, se puder dar um boot no computador. Mas lembre-se que usar um live abre as portas do HD a quem estiver usando. Imagina se o dono de um estabelecimento vai deixar você fazer isso !!! Mesmo que faça o boot (o resert na máquina, pode estar desligado, eu desligaria !!!) a bios não vai estar configurada para dar boot pelo cd ou por um pen e a bios vai estar com senha. Isso se você não for removido do local antes***.

Agora que entendeu o que são os Aplicativos Portáteis e qual o objetivo deles. Devemos nos perguntar: é igual aos aplicativos instalados mesmo ? Resposta: sim e não. Sim, são iguais e na maior parte dos aplicativos você não notará qualquer diferença diferente de velocidade. Não, pois alguns aplicativos como o firefox são mais limitados, não possuem todos os recursos que o instalado tem, mas nada crítico. Plugins como flash ou vídeo ainda não estão disponíveis (ou melhor, não estão na versão 1.5.0.x nas, superiores eu não sei). Além disso, alguns desses softwares ainda estão em estágio beta.

Uma outra pergunta relevante é: quais são os aplicativos disponíveis ? Bem, eu diria que é melhor ver por você mesmo, aqui é um bom lugar para começar. Tem até jogos. Outros softwares podem ser encontrados com buscas pela internet. Mas eu destaco alguns abaixo:
  • 7-zip : tente descompactar o tar.gz no windows e verá como esse aplicativo portátil é útil. Provavelmente o mais útil da lista. Indispensável. Além disso é pequeno.
  • Firefox : eu não gosto do ie. Para mim isso basta. Mas o real motivo pode ser o fato de que você nunca vai deixar senha do seu e-mail ou um servico qualquer logado acidentalmente. Falando francamente, você sempre lembra de usar o botão sair/logout ou simplesmente fecha a janela ?
  • OpenOffice : Introduz a compatibilidade com os arquivos OpenOffice (é retórico, eu sei). Estou para testar o desempenho em uma apresentação de slides no windows com o portável do openoffice.
  • Gimp : Não sou um expert em gráficos, mas vai converter um em eps um jpg naquele computador windows.
  • VLC : Sabe aquele seu arquivo de vídeo que não abriu no windows. Resolva com esse portável.
  • FileZilla : Navegador FTP. Útil para não precisar mesmo do ie.
  • ClamWin : Anti-Vírus. Sabe como é, né ? Seus arquivos vão estar em contato com o windows. É melhor previnir.
  • XAMPP : Servidor Web completo, com apache, php, servidor ftp , etc. Eu realmente ainda não econtrei uma utilidade para isso, por que eu (ou quem quer que seja) iria querer um servidor web no pendrive? Montar um servidor no pen ? O servidor ftp até entendo, mas voltando ao dono do computador, se ele foi inteligente não permite uma conexão com um servidor no computador. Mas que isso é legal, ah, isso é !!! É algo poderoso andar um um servidor inteiro dentro do pen e emociante ver funcionado. Existem duas versões, uma completa e outra lite com menos recursos. Sugiro uma olhada em ambas.
  • Audacity : Editor de Áudio. Aquele que trabalha com áudio achará esse software uma maravilha. Eu ando com esse software porque tenho espaço no pen, não tenho outro motivos no momento.
  • NVU : Editor de páginas Web. Uma mão na roda. O uso deve ser mínimo (afinal, porque editar uma página em computador com tantas restrições e ainda por cima em windows ?), mas ainda assim é útil para quando não tiver jeito e não precisar de usar o bloco de notas.
  • Torpark : Permite navegação anônima pela internet. Ou pelo menos é isso que promete. Nada mais é do que o firefox através do Tor. Deve-se abrir um parênteses para falar sobre navegação anônima. Ela é anônima para o site, não para o servidor que está abrindo a navegação. Se tiver um servidor proxy local verá que tem nele o cache da página visitada e quem pediu, ou seja, a navegação é anônima porque quando se pergunta ao site: quem visitou você? o site dirá os números de ip e nenhum deles é o seu, mas se alguém perguntar ao provedor o que "fulando" visitou aí, é outra história. Mas o torpark é muito útil para usar chat em locais públicos, por ocultar o seu verdadeiro ip do provedor existe a possibilidade de duas pessoas da mesma rede entrar na mesma sala. Coisa impossível sem o torpark****.
Outras questões a serem consideradas são o tamanho dos softwares e o espaço disponível no pendrive. Esse conjunto acima de softwares contém 650 MB. Eu selecionei esses softwares especialmente por que é perfeito para um CD de 700 MB ou para um pendrive de 1 GB ou mais. No meu pendrive de 512 MB eu cortei o XAMPP, que na versão completa que tem 303 MB, o NVU, que tem 23 MB, e o Torpark com 33 MB. No lugar deles eu coloquei o System Rescue CD e ainda fiquei com alguns MB livres para os arquivos. Dos softwares que restaram, o OpenOffice tem 223 MB e todos os outros possuem menos que 23 MB (do firefox).

Cabe a cada usuário a tarefa de selecionar o melhor conjunto de softwares possível para atender os desejos de software e disponibilidade de hardware. Como um CD é muito mais barato e comum que um pen e cabe 700 MB, você pode selecionar todos os softwares que quiser e colocar eles em CD(s) para uso. Lembre-se apenas de ler a nota de "instalação" em CDs, do contrário é possível que tenha problemas na hora do uso. Para instalar esses softwares no pendrive, basta descompactar o arquivo fornecido e copiar ele para o pen. Note que o link de mais fácil acesso nas páginas faz o download de um exe. Ele é na verdade um arquivo zip auto-descompactável. Eu baixei esses exe mesmo (existe o formato zip logo abaixo se preferir) e usei o wine para descompactar. Funcionou perfeitamente.
Bom proveito.

* público, no sentido de acesso a qualquer que pague e muitas vezes é caro ...
** para instalar em CD é preciso alguns cuidados, leia a nota de instalação de cada software.
*** eu nunca fiz ou tentei fazer isso, estou presumindo inteligência por parte dos donos do computador, isso não é necessariamente verdade, de qualquer forma, é educado não violar a privacidade dos outros.
**** problemas de NAT. Se tiverem na mesma rede o ip visto pelo provedor é igual. Se usar o torpark você contorna isso. É útil para diversos serviços na rede, o chat foi apenas um exemplo.

Technorati Tags:

6 comments:

  1. Legal este texto. Muito completo! É só torcer para existir o dirive de CD ou uma porta USB livre... por que a Lei de Murphy pode consspirar :-)

    Vou testar com meu sd de 1GB + T|X + cabo usb :-)


    []'s

    ReplyDelete
  2. Sérgio, a Lei de Murphy é realmente imbatível, mas nesse caso, tem um detalhe interessante...

    Viu o texto sobre um Sistema operacional online completo ? Eu consideraria um texto complementar a esse.

    Sei o que vai pensar, pode não ter internet ... mas se não tiver internet, cdrom ou usb, o que fazer com essa máquina?

    []'s

    ReplyDelete
  3. O pior nisso tudo, é que quando voce está num aeroporto ou noutro local para usar PC publico, voce não pode usar sua pen ou cd. Muitas vezes voce só tem acesso a um browser reles (IE) para navegar, mail online e apenas usando uma janela!! Foi o que aconteceu comigo em Agosto em Londres.
    De resto, o seu artigo está muito bom e completo.

    Um abraço

    ReplyDelete
  4. Interessante saber disso !!! Desconheço completamente a realidade internacional...
    Mas interessante ainda é que isso reforça a necessidade de solução com um Sistema operacional online.

    Aqui no Brasil eu já encontrei lugares sem usb, mas pelo menos tinha um leitor de CD. Um exemplo bem típico aqui são as bibliotecas das universidades públicas, muitos computadores são muito antigos e não possuem usb, mas todos (que eu visitei) tem leitor de CD.

    []'s

    ReplyDelete
  5. Anonymous5/10/06 15:16

    muito legal... irei testar em breve.

    ReplyDelete
  6. É verdade... Drive de CD sempre tem...
    Li sim o texto sobre OS on-line.

    E realmente voltando a ler o texto, depois deste, eles se complementam!

    []'s

    ReplyDelete