Pages

Friday, September 22, 2006

O que se espera de um live CD ?

Outro dia eu queria fazer um backup do meu HD, então coloquei o live cd do Ubuntu no drive e esperei até o fim do boot para descobrir que o partimage não vêm no Ubuntu. Tá, isso não é o fim do mundo, o Ubuntu não ficou pior por causa disso (Leia a nota no fim do post), mas eu bem que poderia ter usado uma distribuição onde esse software já estivesse instalado !

Não faz algum tempo, mas eu usava o Kurumin, motivo: eu podia usar o meu modem direto do CD. Agora eu estou com conexão rápida, então não preciso disso, mas pega alguém que nunca viu linux e faz ela tentar instalar um winmodem em um linux, no Ubuntu com howto e tudo é um trabalho só, pensa então no live CD para ver a dor de cabeça que é;

Então, pensando nessas questões, eu volto: o que espera de um live CD ?
  • Mostrar para os amigos ?
  • Fazer propaganda ?
  • Navegar pela internet ? Linha discada com Winmodem ?
  • Testar o seu primeiro linux ?
  • Fazer um backup rápido ?
  • Manutenção do micro ?
  • Colocar em um pendrive ?
Todas essas perguntas podem gerar dias de discussão, mas de uma forma bem simplória, creio que todo mundo concorda que não adianta pegar o CD do Ubuntu e usar como live CD para conectar em linha discada com o Winmodem porque simplesmente não vai funcionar ! Também acho que todos concordam que usar o System Rescue Cd para mostrar para os amigos e/ou fazer propaganda de usuabilidade do linux com ele não é uma boa idéia !

Bom, aqui fica as minhas dicas:
Para mostrar para amigos que tenha asdl ou rede: a "franquia" Ubuntu é ótima, mas não podemos esquecer que outras distros também são apresentáveis, como o Knoppix ou o Kurumin, não deixem suas emoções/paixões atrapalharem o julgamento, mas deixe o live de gentoo ou slax para depois.

Mas se tiver que navegar pela internet por Winmodem, lamento, mas apenas o Kurumin (e derivados, e como tem derivados !!!) resolverá. É claro que depois de instalado no computador, todas as distros podem servir, mas no live CD apenas o kurumin, exceto que seja encontrada o drives de modem para alguma remasterização de outras distros.

Quer testar um linux ? Não teste um, teste todos. Praticamente todas as distribuições possuem uma versão live. Então, teste antes. Por que não ?

Manutenção de Micro ? Backup ? Sinceramente, todas as distros live também atenderam a esse ponto, o porém fica por conta dos softwares disponíveis para fazer os serviço. No ubuntu não tem partimage, mas tem o dd e o gz que juntos fazem exatamente a mesma coisa que o partimage, só que sem a interface. Vida adiante, eu uso o
System Rescue Cd, motivo ? boot rápido, muito rápido. Depois, eu tenho todos os softwares com os quais eu gosto de trabalhar, tudo ali, rápido e fácil. Bem, fácil para mim, acho que tem gente que pode achar a tela preta bem complicada, mas com tempo, ela ficará fácil.

E para o pendrive ? Pergunta: qual o tamanho do pen ? Ele vai fazer apenas isso ou vai guardar arquivos também ? O objetivo é o primeiro tópico a ser respondido ! Depois o tamanho, procure a distro de menor tamanho possível que atenda o seu objetivo. Pode-se achar distros razoavelmente completas com 50 MB, como o DSL. Enfim, objetivo e tamanho, nessa ordem.

É muito comum ouvir infinitas discussões sobre qual é o melhor linux. Por comparação, eu extendo aos live CDs. Não acho que se possa chegar a alguma distro perfeita para todos os casos, simplesmente por que esse live CD é grande demais, logo deixou de ser perfeito. Mas acredito que seja uma assunto de mais fácil convergência de opiniões.

Apenas para finalizar, gostaria de lembrar que todas as distros podem ser remasterizadas, nesses casos o céu e a imaginação são o limite.

Nota: o partimage possuí na página de downloads o binário (compilado de forma estática) para simples download e uso. Não depende de apt-get ou sistema instalado. De fato, funciona em qualquer linux ou sistema diretamente, de forma que o meu exemplo é de simples comodidade no uso.

Technorati Tags:

2 comments:

  1. costumo ter um knoppix como caixa de ferramentas, kurumin ou kalango para mostrar o linux em portugues para quem não sabe ingles, mandrake/mandriva para particionamentos (o melhor que há) e sempre que posso dou Ubuntus pro pessoal...
    Um gajo tem de ser polivalente

    ReplyDelete
  2. Voce disse tudo...
    Excelente post o seu...
    Se a idéia é mostrar o linux, não devemos nos preender a nossa distro favorita, mostramos as que satisfazem as necessidades da pessoa e explicamos o que cada distro oferece...

    Não conhecia o seu blog, mas gostei pra valer...
    Meus parabéns...

    ReplyDelete