Pages

Thursday, August 24, 2006

del.icio.us - "Bookmarks Social"

Devem existir milhões de explicações e análises sobre o sentido da expressão "Bookmarks Social", bem, me desculpem os que escreveram antes de mim, mas eu vou escrever a minha descrição sem olhar a dos outros.

Entendo (observe a primeira pessoa no verbo) por "Bookmarks Social" um serviço de Bookmarks on-line que possue como diferencial o compartilhamento público de seus links preferidos, sendo assim, apesar de pessoal, ele está acessível a todos que desejarem, permitindo assim, que qualquer um possa acompanhar as escolhas que fazemos na internet.

Esse conceito de comunidade, que virou moda na dita Web2.0 (veja o que é isso aqui, aqui e aqui), tem dois lados: primeiro você abre mão de parte de sua privacidade, compartilhando suas opinões e interesses com todos os interessados. Medite profundamente sobre essa frase olhando os links que possue ou as páginas que você navega, veja quanta informação pode se obter de uma pessoa observando o que ela faz na internet. Posso, por exemplo, saber se tem filhos, se faz compras on-line (ou pelo menos se visita locais que vendem on-line), se gosta de esportes, etc. ... e isso apenas falando sobre tópicos não polêmicos associados aos hábitos de cada um e principalmente falando apenas do que nós decidimos que queríamos compartilhar.

O outro lado, o segundo lado, é exatamente o oposto. A internet é um lixo rico em informação. Quando nós indentificamos um link digno de ser um bookmark estamos realizando um grande feito, estamos localizando uma informação digna no meio de bilhões inúteis. Sob esse ponto de vista, quando compartilhamos os bookmarks estamos fornecendo as demais pessoas apenas o que existe de melhor sob o ponto de vista pessoal.

É ai que entra o del.icio.us, e sim, existem outros links que fornecem os mesmos serviços pela a internet, mas esse ainda é o mais populoso e para dizer a verdade é o único que eu acompanho, mas nunca gostei do primeiro impacto que tive dos serviços similares. Quem fornece o serviço não é o mais importante, mas sim a idéia na qual são baseados os "Bookmarks Sociais".

Há algum tempo, uns 6 meses para ser exato, eu acompanho alguns usuários do del.icio.us, mas principalmente, acompanho alguns tópicos que me interessam, como linux e opensource. É evidente que nem todos os links que eu vejo no del.icio.us são realmente interessantes para mim, todos foram/são interessantes para quem os guardou e será tão interessante para mim quanto similar forem as opiniões e interesses (por esse motivo, inclusive, eu acompanho preferencialmente os tópicos e não as pessoas por trás dos tópicos). Outros links eu simplesmente já conheço.

Agora, do que adianta um bookmark social desorganizado ? A resposta óbvia é: para nada. Sendo assim, eu tomei vergonha na cara e reorganizei os meus bookmarks no del.icio.us. No momento existem poucos links por que a situação estava tão crítica que eu simplesmente deletei tudo que tinha lá para começar do zero novamente e agora estou comprometido comigo mesmo em manter a ordem da minha conta no del.icio.us. Esse serviço é tão útil para mim, que agora eu espero poder retribuir a comunidade, que ocultamente me ajudou, compartilhando os links que me são interessantes.

Um conselho para quem criar sua conta agora, não importe os links do seu navegador. Resista a tentação. A estrutura de diretórios não combina com a estrutura de tags. Mantenha as duas (como eu farei) ou use apenas uma. O inverso até fica bom, ou seja, é possivel importar do seu del.icio.us para o navegador com qualidade, isso ajuda a manter as duas formas de gerenciamento de bookmarks. A importação dos meus bookmarks no del.icio.us foi a principal causa da minha desorganização no del.icio.us; que fez com que minha conta ficasse as moscas nos últimos 4 meses.

Technorati Tags:

No comments:

Post a Comment