Pages

Thursday, October 20, 2005

Arquivos para Download

Acabei de publicar um pequeno site no GeoCities ! http://geocities.yahoo.com.br/jfmitre/
O objetivo desse site é ser uma pequena interface para disponibilizar arquivos de configuração para download. A interface até é bonita (é um dos esquemas default do GeoCities!), mas eu não concentrei meus esforços em criar essa micro interface em valor dela própria, mas sim em criar os espaço para por arquivos para download daqui mesmo no blog.

Na coluna lateral, abaixo da sessão de links, existe um link que retorna exatamente aqui, onde está essa explicação e outros links que levam diretamente aos tais arquivos de configuração.

Inicialmente estão disponíveis os seguintes arquivos : bookmarks.html.tar.gz, bashrc.tar.gz e o vimrc.tar.gz, esses arquivos, como os nomes sugerem são os bookmarks exportado do Mozilla Firefox, o ~/.bashrc, arquivo de configuração pessoal do bash e o ~/.vimrc, arquivo de configuração do vim.

Os arquivos estão sendo disponibilizados de forma compactada para evitar corrupção dos dados, sendo assim, para usá-los digite como usuário comum:

tar -zxvf nome-do-arquivo.tar.gz

Nenhum dos arquivos substituirá os arquivos default no momento da extração, usando como exemplo o bashrc.tar.gz, ao ser descompactado criará um arquivo com o nome bashrc.pub (bashrc público) para usá-lo é preciso renomear o arquivo para ~/.bashrc.

Entretanto, eu recomendo fortemente que quem usar esses arquivos, antes de qualquer coisa, FAÇA UM BACKUP do arquivo atualmente em uso, mesmo que ele esteja em branco ( nunca se sabe o que disponibilizarei no futuro) e depois LEIA OS ARQUIVOS. Todos os arquivos são fortemente comentados, caso esteja inseguro de como usar o arquivo, não use!

Não posso e não vou me responsabilizar pelo uso inadequado e inconsequente desses arquivos. Se seguiu o meu conselho, quando algo der errado, basta copiar o backup de volta para o lugar de origem.

No caso específico dos bookmarks (ou qualquer outro arquivo em HTML que eu venha disponibilizar) eu diria que o uso direto no browser pode ser cansativo (devido ao tamanho), mas evita qualquer dúvida se possa observar na importação dele. Esteja avisado que esse bookmarks é muito grande e portanto sua importação pode ser demorada em computadores com pouca memória ou na importação para o internet explorer, algo que eu realmente não recomendo, pois serão gerados centenas de arquivos pequenos, o que não é bom para o Windows (sei disso pois essa coletânea de links começou quando eu ainda usava Windows).

Do mais, bom proveito a todos que desejarem usar esses links e considerem visitas regulares para observar a atualização dos arquivos de download, em especial o bookmarks e o ~/.bashrc, todos os arquivos possuem sua versão indicada pela data, que refere-se a data da última atualização do arquivo na página.

No comments:

Post a Comment