Pages

Wednesday, April 30, 2008

Versões de desenvolvimento no ubuntu 8.04

Eu queria saber qual foi o argumento que convenceu a comunidade do ubuntu a ter versões de desenvolvimento inclusas no seu empacotamento. Simplesmente muito chato.

Nesse momento eu estou sem o supertux. Vê se pode ?
É claro que eu quero a nova versão inclusa, mas eu queria ver ela pronta e não cheia de problemas. Exemplo, se você personalizar o teclado terá problemas para "correr", a corrida está travada na "barra de espaço". Não é isso, mas é um sério problema de "jogabilidade" aqui e eu espero mesmo que seja um bug, mas reconheço que pode ser apenas uma mudança desagradável.

E para não dizer que não falei de coisa séria e quanto inclusão da versão beta do firefox no lugar da estável atual ? É uma coisa muito estranha. Está certo que nesse caso existe uma motivação. A motivação de não modificar a versão final de um software que está incluso em uma certa versão de distribuição, ainda assim eu acho muito chato ter que indicar um sistema que tem como navegador principal uma versão beta. E quando me perguntarem se isso é seguro ? É claro que eu poderia dizer (tal como eu estou fazendo) para que instale a versão 2 (está lá, via apt-get mesmo) e aguarde o uso da versão 3 para quando ele for lançado oficialmente. Mas isso não é legal. Aliás, porque não fizeram o contrário ? Faziam o Firefox 2 como oficial e colocava o Firefox 3 para quem quisesse, quando fosse lançado seria automaticamente atualizado. Seria simples (usaria o mesmo sistema de metapacotes que tem agora).

Entenda que eu não estou preocupado em usar o beta firefox 3 para entrar na página do google, mas eu não vou ficar tranqüilo em usar um beta para entrar na minha conta do banco ou para adicionar o número do meu cartão de crédito. E eu não quero nem saber de comparação com o IE, porque IE para mim é abreviação "isto é", não nome de navegador. Se você perguntar a equipe de segurança e desenvolvimento do firefox se o software é seguro, eles vão dizer: "usem a versão estável". Ninguém vai dizer: "pode usar o beta. É beta porque está pronto". Talvez até esteja, mas ainda não sabemos disso.

Mas o que ficou chato mesmo foi o supertux... agora eu vou ficar sem jogar... muito chato.
Muito chato isso.

3 comments:

  1. Anonymous30/4/08 21:32

    Esse é um problema que o Debian não tem. Mesmo tendo o Ubuntu instalado na minha máquina, o Debian é a minha distribuição favorita e a que uso no dia-a-dia.

    ReplyDelete
  2. Não sei não, mas você tem o perfil de quem curte usar o Debian Lenny: estável, atual e mais configurável...

    ReplyDelete
  3. Eu usei a "testing" por um bom tempo e sempre considerei o ubuntu uma abordagem inteligente e fluente de um Debian Testing.

    Mas francamente, nem a "unstable" é tão desenvolvimento assim, já que para entrar no unstable a versão não pode ser "dev".

    Eu realmente estou pensando em mudar... mas vou precisar de tempo ou de um grande problema para instalar algo novo.

    Como tempo eu quero mais não tenho, vou ter que esperar o problema que eu não quero, mas um dia terei...

    []'s

    ReplyDelete