Pages

Tuesday, April 29, 2008

Do Gutsy para o Hardy

Tem um tempo que não escrevo. Basicamente, falta de assunto... mas agora tem assunto.

Atualizei meus sistemas ubuntu. Eu uso dois computadores, um em casa, um simples Athlon XP 2000+ com 2 GB de RAM e uma NVIDIA NV34 FX 5200 e outro na universidade, um Core 2 Quad Q6600 com 8 GB de RAM e uma GeForce 8500 GT. O primeiro instalado em 32-bits, com uma centena de programas e várias cambiarras para fazer centenas de coisas, de trabalho a jogos. O segundo só tem o necessário instalado e em 64-bits.

O Upgrade

Depois de modificar o gutsy para hardy no arquivo sources.list de cada computador, fiz um apt-get dist-upgrade. Eu sei, não é a forma recomendada, mas é a forma que sempre uso, pois me ajuda a resolver pepinos.

E na universidade não houve pepinos. Foi a atualização mais tranqüila de todos os tempos. Simplesmente funcionou, rebootei e pronto. Ok, depois eu tive um problema com o vmware, mas isso foi um problema rapidamente contornável (que eu nem informarei aqui) por ser vastamente localizável na rede. Dica, procure por 'ubuntu hardy vmware' em seu buscador predileto.

Já em casa foi um desafio maior. Primeiro porque o Celestia se recusava a instalar diretamente, precisei de vários "apt-get install -f" para fazer todo mundo atualizar. Segundo por causa da famigerada NVIDIA NV34 FX 5200. Eu descobri que o problema nem é o fato de ser FX 5200, mas sim de ser NV34. É um desafio a cada atualização de kernel.

O problema foi resolvido instalando os drives diretamente do site da NVIDIA. Agora eu vou congelar o kernel para não ter mais esse problema até a próxima versão.

No geral, foi simplesmente muito fácil. Especialmente quando comparado a versões antigas como o 6.04 para a 6.10.

4 comments:

  1. Anonymous29/4/08 15:51

    Opa Mitre!

    Devo confessar que o Ubuntu está me deixando mal acostumado :-)

    Fui no geranicador de atualizações, ele mostrava o hard. cliquei em atualisar, pede a senha do sudo, e pronto...

    fui dormir, pois ele informa 2 h e 40 minutos de download...

    De manhã antes de levar as filhotas para a escola, está parado pedindo uma resposta num arquivo de configuração... clico em manter o anterior (nunca da merda em manter o anteriror!)

    Faltam mais 40 minutos... enqwuanto elas se arrumam espondo mais ums três perguntas.... levo elas no ponto e quando volta já está instalado.

    Pede para reiniciar e, voltou tudo mais rápido... reparou isto?

    Acho que vou voltar pro windows, pra ter mais emoção :-)

    ReplyDelete
  2. Nem precisa tanto. Outras distros linux não estão tão simples.

    Dessa vez foi realmente surpreendente.

    Quanto a velocidade de boot, bem, isso eu não gostei ... não dá mais tempo de ir ao banheiro...

    []

    ReplyDelete
  3. A meu ver, o modo correto de fazer upgrade é usar o próprio update-manager ou seja :

    Abrir janela de "Executar aplicação" (apertando as teclas em conjunto) :

    Alt+F2

    Rodar o comando de update :

    sudo update-manager -d -c

    E deixar andar...

    []'s
    Nuno Lopes

    ReplyDelete
  4. Nuno, esse é exatamente o método recomendado.

    O problema é que se você tem uma distribuição híbrida, cheia de cambiarras, de pacotes mais atuais tirados de outro lugar ou compilados por você mesmo, é normal que o upgrade não saia de forma 100% correta. Haja visto que em casa eu tive problemas (facilmente corrigíveis) e na universidade, que é um sistema mais limpo, não.

    Nesses casos os comandos por terminal ou até mesmo o synaptic são mais interessantes e úteis do que o update-manager.

    ReplyDelete