Pages

Wednesday, April 30, 2008

Criando apresentações com o LaTeX

O Thadeu fez um texto sobre o FLISOL 2008 e acabou me fornecendo uma dica preciosa. Algo que eu sabia que era possível, mas não sabia "quem" fazia.

Ele forneceu a apresentação dele e comentou que a fez com o Beamer. Pronto. Era isso que eu precisava. A referência de um nome de um "pacote" para construir apresentações em LaTeX de forma eficiente, já testado por alguém e, ainda por cima, disponível em apt-get (e que, diga-se de passagem, eu já tinha instalado porque eu simplesmente instalo tudo que existe disponível na minha máquina sobre LaTeX - sim, mesmo o que eu não sei para que serve. Pouco produtivo, não ?).

Através do nome eu cheguei a página dele na Wikipédia. E dela, todo tipo de informação que alguém precisa para usar o pacote, incluindo o "User's Guide", com suas incríveis 224 páginas. Mas não se preocupem, textos em LaTeX sempre parecem maiores do que realmente são - sempre achei que esse era o motivo principal do seu uso em academia, é muito mais fácil preencher aquelas 100 páginas.... O manual é leve. Pode ser digerido rapidamente, o que não quer dizer que eu vá conseguir aprender tudo para usar em uma apresentação daqui a uma semana !...

7 comments:

  1. Anonymous30/4/08 19:56

    Opa Mitre!


    Você estava com um monte de textos como rascunhos e resolveu liberá-los :-)

    Mas entrando no tópico... pegue os fontes de alguma apresentação já pronta e edita para a sua apresentação.

    É mais rápido e você aprende quase do mesmo jeito!

    Por que? Por que uma apresentação acadêmica não vai usar as 100 possibilidades do beamer , não é?

    []'s
    Sérgio F. Lima

    ReplyDelete
  2. Concordo...

    sabe onde eu encontro uma ?
    Porque até agora eu só achei PDF ...

    ReplyDelete
  3. Anonymous1/5/08 13:00

    Opa Mitre!

    Neste apontador a fonte de uma apresentação que fiz, na defesa da minha dissertação. Segui o esquema, pegeui os fontes editei... na link tá pasta com imagens e fontes em latex... o que você não vai ou não que usar é só comentar!

    http://www.aprendendoemrede.info/fonte-apresentacao.zip

    Existem outros temas, o fonta tá bem comentado!

    ReplyDelete
  4. Bom. Muito bom.

    Muito obrigado pelo exemplo (e ainda acompanha conteúdo !!!)

    Realmente, esse fonte está muito bem comentado. Dá para saber o que é o que sem grande esforço ou pesquisa...

    ReplyDelete
  5. Anonymous1/5/08 14:37

    Opa Mitre!

    Se não me engano eu li um texto no efetividade sobre usar pouco texto nas apresentações!

    Então eu procurei em cada tela usar 3 itens (4 no máximo) e imagens!


    Este Sadao Massago tem bastante coisa sobre latex!

    Eu usei o Kile para "compilar" o pdf!

    Mas na linha de comando funfa do mesmo jeito :-)

    ReplyDelete
  6. Sérgio,
    essa é a regra, mas tem excessões...

    Também procuro usar o esquema de imagens e pouco texto, mas as vezes, simplesmente, não dá...

    Vi que usou o Kile (estava escrito na apresentação). Posso dar uma dica (duas)? Habilite nas configurações do Kile a remoção de arquivos inúteis ao fechar e use projetos... o primeiro é muito útil, porque o Kile faz um monte de coisa que não precisava ser feito deixando um monte de "lixo" no diretório salvo. O segundo permite gerenciar melhor os arquivos na estrutura.

    Quando falou de Sadao Massago, suponho, quis escrever esse link:

    http://www.dm.ufscar.br/profs/sadao/disciplinas/material/

    Se não foi, fica sendo, porque esse link é ótimo (eu não conhecia, e você não deixou o link, mas o google conhece...)

    Valeu... boa dica.
    Abraço;

    ReplyDelete
  7. Anonymous1/5/08 18:23

    Opa Mitre!

    Hum... legal esta dicas! Vou passar a usar! Vivendo e aprendendo :-)

    Sabe que eu nunca usei projetos no kile. Achava que era pra quem estava escrevendo livros :-(

    Acho que você já comentou algo a respeito... uma pena não existir dentro do gnome algo parecido com o kile!

    Sim, pra bom entendedor/googlador basta as palavras chaves :-)

    abraços

    ReplyDelete