Pages

Saturday, July 14, 2007

Modificações na Língua Portuguesa

Muita gente já deve ter ouvido falar que vem por aí algumas modificações na escrita em língua portuguesa. Eu tinha recebido um e-mail na universidade que informava sobre o assunto. Depois eu vi o mesmo sendo divulgado na TV.

Bom, quer saber o que vai mudar ? Veja esse link.

Dizem que aqui no Brasil apenas 0,45% das palavras vão sofrer modificações e em Portugal serão 1,6% das palavras. Sinceramente, depois de ler a lista de modificações eu tenho dúvidas se eu vou poder dizer que sei escrever. A única modificação que eu absorvi plenamente é a eliminação da trema.

A idéia pode até ser boa, ou melhor, a ideia pode até ser boa. Resta saber como a população vai absorver essas modificações. Mas sabe de quem eu realmente tenho pena ? Dos alunos que vão prestar vestibular no ano da modificação.

O que eu realmente não entendi é como ratificação das modificações por 3 países influência em 8 países. Bom, deixa pra lá.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a língua portuguesa escrita sofre com modificações formais (no Brasil pelo menos). No tempo dos nossos avós (dos meus, pelo menos), farmácia era pharmácia, as modificações aconteceram e ninguém morreu por não conseguir encontrar o local que vendia o remédio.

3 comments:

  1. Muito boa matéria! Ajudou esclarecer muita coisa!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Matheus, esse tópico é muito antigo, mas se está interessado nesse assunto eu sugiro dar uma olhada no tópico mais novo que está aqui mesmo.

      http://jfmitre.com/2011/09/portal-da-lingua-portuguesa-novo-acordo.html

      Um abraço.

      Delete
  2. Obrigado e parabéns pelo site...

    ReplyDelete