Pages

Friday, July 06, 2007

Contornando o problema de mensagens marcadas incorretamente como spam no Gmail

Recentemente o Gmail tem marcado como spam muitas mensagens válidas. Isso, normalmente gera problemas, apesar de que esse erro tem se concentrado em e-mails de listas de discussão.

Aí você vai até o tal e-mail perdido, marca como "não é spam" e isso não resolve muito, porque outro e-mail (as vezes do mesmo autor) acabam retornando a caixa de spam. O problema todo está no fato de que o Gmail deveria adicionar o remetente a sua lista de contatos quando você marcasse um e-mail como "não é spam". Bem, comigo ele não tem feito isso, mas eu posso dar uma ajuda, não ?

Se um e-mail que está na sua lista de contatos nunca é marcado como spam, então adicione todos os e-mail que assim estão sendo marcados a sua lista de contatos manualmente. Claro que isso gera um transtorno de ter muitos e-mails de desconhecidos na sua lista de contatos (especialmente se a raiz do problema for uma lista de discussão), por isso, edite a lista de contatos e faça uma divisão em duas, exemplo: conhecidos e desconhecidos

Agora a parte mais interessante: se o primeiro e-mail de uma "conversa" não for marcado como spam, então, os outros também não serão. O inverso também é verdadeiro. Por motivo que eu desconheço, apenas e-mails originário de alguns usuários da lista de discussão são marcados como spam, oras, isso significa que sua lista de contatos não será do tamanho do número de assinantes.

A maior prova que tenho disso, é que eu resolvi o problema relativo a marcação indevida como spam de e-mails da lista ubuntu-br adicionando apenas 15 contatos dos que tinham sido identificados equivocadamente como spam (eu tomei o cuidado de selecionar o primeiro e-mail de uma determinada conversação). O Gmail aparentemente aprende com essas pequenas regras e não é preciso muito mais do que isso.

Isso também resolve o problema de quem tem instalado o OSSEC HIDS e não entende o porque de um e-mail tipo: ossecm@localhost, seja identificado como spam o tempo todo. Basta adicionar o ossecm@localhost a sua lista de contatos e tudo ficará resolvido. Aliás, nesse caso (e em semelhantes) isso sequer gera aquele problema de excesso de contatos desconhecidos.

Se isso não é a solução, pelo menos é um jeito de contornar o problema.

Nota: nem todo mundo tem que estar com esse tipo de problema. Eu tenho uma média de 1000 spams por mês, isso deve "dizer" ao Gmail que eu sou do tipo que recebe muito spam, talvez ele seja mais rigoroso com os e-mails que eu recebo do que seria com e-mails de outros.

Links adicionais: O que devo fazer se uma mensagem for incorretamente marcada como spam?

1 comment:

  1. Recebo em média, 500 spams por mês e já tive esse mesmo problema e para variar, com listas de discussão. Também não entendi a causa, ocorre apenas com alguns usuários. Mas eu não sabia dessa possibilidade de contornar o problema adicionando à lista de contatos, vou fazer isso a partir de agora.

    Até mais!

    ReplyDelete