Pages

Sunday, April 22, 2007

Gerencie Sua Mente, Não o Seu Tempo

Depois de ler A Arte de Fazer Acontecer de David Allen, meu passo seguinte foi ler Gerencie Sua Mente, Não Seu Tempo, do mesmo autor.

Um resumo do livro em pouquíssimas palavras pode ser encontrado na capa do livro: 52 princípios do código da produtividade. Quanto ao "o que é" o livro isso basta, mesmo que não represente a profundidade do livro, representa, sim, o conteúdo. São 52 capítulos que colocam pontos de vistas (sempre justificados e bem explanados) sobre produtividade pessoal. O que, aliás, ajuda muito na velocidade de leitura. Eu li suas quase 200 páginas em menos de 2 horas. Mas a verdade é que nem tudo são flores, ou melhor dizendo, tão prático assim.

É muito fácil ler o livro. É muito fácil terminar o livro. É muito fácil entender o livro. NÃO é fácil colocar o livro em prática. Ao contrário do livro "A Arte de Fazer Acontecer", você não vai terminar a leitura e colocar tudo em prática. Não vai conseguir absorver os conceitos e traduzi-los em produtividade com alguns exercícios simples. Não vai conseguir absorver em seus hábitos, nem 10 dos 52 princípios, excetuando aqueles que já haviam sido introduzidos em meio ao A Arte de Fazer Acontecer e que você já colocou em prática em pouco tempo. O livro não é um manual prático de como mudar sua vida, é uma explanação filosófica de como um manual prático pode mudar sua vida se você permitir.

O livro é bom, mas não deve ser lido da forma que eu li. Sinceramente não adiantou nada o que eu fiz, exceto saber o que tenho que fazer daqui por diante. Minha recomendação é que leia um capítulo por dia. Assim, levará 52 dias para ler o livro, mas será possível avaliar, absorver e incluir os conceitos ao seu dia-a-dia sem grandes obstáculos. Na pior das hipóteses terá tido tempo para perceber como cada um dos princípios te afeta de forma particular e como deve responder a esse estímulo. Provavelmente perceberá que alguns deles são pouco ou nada proveitosos, não que eles não o sejam de fato, mas por que estes não representam sua realidade atual ou que outros já fazem parte do seus hábitos (como o "dia de revisão" inicialmente proposto no A Arte de Fazer Acontecer e que foi uma das coisas que eu mais facilmente inclui nos meus hábitos após ler o livro).

Sei que não devo ser maioria nessa opinião, mas eu colocaria o Gerencie Sua Mente, Não Seu Tempo como uma leitura opcional. Que ser for lido, deve ser lido não apenas depois do A Arte de Fazer Acontecer, mas também depois de ter assumido consigo mesmo o compromisso de usar o GTD como uma forma de gerenciar sua vida, do contrário, vários conceitos importantes podem passar desapercebidos e mesmo depois de uma leitura lenta e gradual ainda vão parecer distantes da sua realidade. Claro que sempre é possível ler o Gerencie Sua Mente, Não Seu Tempo antes do A Arte de Fazer Acontecer, ou até mesmo ler apenas o Gerencie Sua Mente, Não Seu Tempo, mas acredite, seu aproveitamento será muito maior se os ler na seqüência apropriada.

Veja esses livros na Livraria Cultura

1 comment:

  1. oi Mitre,
    é só para dizer obrigado pelo post sobr o livro do David Allen. achei pela busca do google e foi bastante útil para minha decisão sobre o livro. Valeu.

    ReplyDelete