Pages

Saturday, April 14, 2007

Google: O que está acontecendo ?

O que está acontecendo com o Google ? Aquela que é considerada por muita gente a melhor empresa de tecnologia anda dando muitas escorregadas. Eu já perdi a conta de quantas pessoas publicaram notícias/posts informando sobre falhas com o GMail. Sem procurar muito, leia sobre essas falhas aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, considerando apenas os que eu consegui encontrar facilmente e em português. E é claro, porque não lembrar, do problema recente que eu mesmo tive, não com o Google GMail, mas com o Blogger.

Acho que o Vladimir tem razão. Existe algum problema sério ainda não publicado que está produzindo erros em cascata. Mas para mim ainda não é hora de abandonar o Google. Estou confiante de que uma empresa do tamanho do Google saiba da necessidade de se resolver esse tipo de coisa de forma rápida e eficiente, apesar de estar demorando muito para fazê-lo. Mas eu ainda acho que o melhor termômetro de problema foi o que não aconteceu no dia primeiro de abril, eu realmente esperava alguma coisa, mas isso pode ser um sinal de que foi dada uma ordem para resolver um problema e não, para gerar novos problemas.

Minha aposta é de que existe um bom motivo para o GMail ainda ser beta. Especialmente esse negócio de bloquear conta por acusação de ser um spammer. Não foi a mesma "acusação" que me fizeram aqui no blogger ? Isso tem cheiro de filtro mal regulado. Também acredito que esse problema esteja se propagando pelos serviços do Google porque os serviços estão se integrando cada vez mais.

Para nós, simples mortais, resta se precaver mantendo o mínimo de segurança com os dados confidenciais ou ultra-importantes. Exemplo, manter backup do que for possível fazer backup, baixar todos os anexos importantes, salvar ou imprimir (para pdf, claro !!!) os e-mail mais importantes. Quando tudo estiver funcionando, nem mesmo pensará em olhar o que não está acessível via "conta google", mas no dia que houver um falha ... nesse dia vai agradecer de não depender do Google.

De qualquer forma, até o momento minha confiança de que meus dados não serão indevidamente deletados é de 100%, mesmo que eu já não tenha a mesma confiança de um serviço completamente estável a qualquer hora do dia ou da noite, como deveria ser o Gmail (ou qualquer outro serviço de e-mail).

Boa sorte a todos nós !

2 comments:

  1. Opa Mitre!

    Eu diria que, independente do Gmail está bom ou ruim, as práticas de backup que você sugere são obrigatórias!


    Eu uso minha conta do gmail para cadastros em serviços web e para acompanhar algumas listas de discussão.

    e-mails profissioanais e pessoais uso o e-mail do meu domínio!

    Não sou paranóico, mas deixar minha correpondência (pessoal e profissional) com uma empresa cuja prinicipal expertise é encontrar informações, me parece temerário!

    []'s

    ReplyDelete
  2. Concordo que as práticas de backup são obrigatórias, mas vai convencer o cidadão comum disso ! Sem um motivo, sem o medo nas costas, ele não faz.

    Sabe que o laboratório onde eu trabalho tem um e-mail de domínio próprio. Mas o número de vezes que esse servidor cai por ano é algo "não muito bom". Esse negócio de domínio próprio, só vai funcionar comigo, quando ele estiver dentro da minha casa. Quando o acesso de rede for rápido, prático, amplo e, principalmente, barato.

    Pode parecer otimismo meu, mas eu vejo esse cenário para um futuro a médio prazo, colocar aí um palpite de "10 a 15 anos".

    []'s

    ReplyDelete