Pages

Monday, April 23, 2007

Alguns pontos interessantes sobre o Ubuntu 7.04

Eu observei alguns recursos que ainda não foram comentados por ninguém. Não necessariamente boas coisas, mas pontos interessantes sobre a nova versão do Ubuntu.

Um bash mais inteligente

Eu estava lendo esse post sobre o SELinux e resolvi testar o comando sestatus. Eis que como resposta tenho o seguinte:
The program 'sestatus' is currently not installed. You can install it by typing:
sudo apt-get install policycoreutils
Assegure-se de que você tem o componente 'universe' habilitado
bash: sestatus: comando não encontrado
Entendeu ? Antigamente ele se limitava a dizer que o comando não foi encontrado. Agora ele diz qual o nome do pacote que deve ser instalado para executar aquele programa e ainda alerta sobre a necessidade de ter o universe habilitado no sources.list. Pergunta: Quem está me fazendo esse favor ? Depois que eu atualizei o ubuntu isso começou, como não instalei nada novo até agora, isso significa que foi uma atualização do sistema que forneceu esse recurso.

K3B: Ele já era bom, agora está muito melhor

O K3B 1.0 é realmente fantástico. Como se não bastasse a estabilidade visível ao gravar alguma coisa ele agora não precisa que eu selecione qual gravador eu quero usar. Ele verifica onde tem a mídia virgem e pré-seleciona para gravação. Se os dois (no meu caso, mas podem ser quantos possíveis e imagináveis) estiverem uma mídia nova ele as lista pelas características desta.
Ele também consegue saber se eu estou colocando um CD de música ou um DVD ou uma mídia de dados. É realmente incrível. O K3B 1.0 é tão bom, mas tão bom, que eu já estou pensando como vai ser usar a versão que tenho no Dapper instalado no meu computador da universidade.

O vídeo não está tão bom assim

Ok, uma notícia ruim. O drives de vídeo da nvidia não estão tão bons assim, o motivo eu não sei, mas descrevo o que vejo no meu sistema. Ao iniciar o sistema no dia seguinte eu vi que o monitor estava com uma freqüência de atualização menor do que o normal (85 Hz, no meu monitor). Ok também. Um novo monitor viria bem a calhar, mas como ele estava funcionando bem no dia anterior eu fui olhar a "Resolução de Tela" no menu via Gnome. Lá a freqüência máxima possível era de 58 Hz na resolução que uso com facilidade os 85 Hz. Então eu desabilitei os drives proprietários e bingo. Na mesma resolução de tela apareceu a possibilidade de usar os 85 Hz. Inconformado, reiniciei o sistema reabilitando o drive proprietário da nvidia. E verifiquei que o erro, na verdade está no menu de seleção de opções. Digo isso porque eu forcei a resolução de 85 Hz deixando-a como a única possível para o sistema e o mesmo iniciou com facilidade, mas o menu de resolução da tela continuou não vendo essa opção. Digo mais, o monitor possuí um item que mostra qual é a freqüência atual, e ele forneceu 82 Hz, ou seja, tem algo errado com o menu de opções. Verifiquei o mesmo problema via Live CD.

Mais efeitos especiais nos ícones do KDE

Agora existe um efeito especial tipo "explosão" quando se clicar em alguma coisa como diretórios no konqueror. Parece um pequeno "estalinho". Eu ainda não decidi se isso foi uma coisa boa ou ruim, mas é uma novidade.

O QComicBook finalmente reconhece arquivos com acentos

Um problema velho desse software que felizmente foi corrigido. Antes ele não abria arquivos dentro de diretórios que contivessem acentos ou caracteres especiais como "ç" no nome, ou arquivos com a mesma característica. Agora esse problema foi definitivamente corrigido. Ok! Continua não sendo recomendado ter nomes de arquivos ou diretórios com essas características. Com essa correção QComicBook se destaca como leitor de e-comics para linux, ao lado do evince, que agora já veio pré-configurado para ler arquivo .cbr/.cbz (que nada mais são do que imagens compactadas como .rar e .zip). Torna-se uma forma excelente de manter grande quantidade de imagens no computador sem perda de desempenho, especialmente ao paginar algum desses diretórios com 100/200 fotos. Leia mais sobre leitores de Comic Books aqui.

Eu sei que o número de coisas novas que estão no ubuntu 7.04 são muito mais do que isso que escrevi aqui. Então, que fique claro que estou escrevendo sobre aquilo que não vi ninguém escrever até agora, seja em inglês ou em português. Outras novidades podem ser facilmente encontradas na rede.

No comments:

Post a Comment