Pages

Friday, April 20, 2007

Do Edgy para o Feisty

Foi eu publicar um post prevendo problemas na atualização do Edgy para o Feisty e escrevendo dicas de como atualizar o sistema do zero, que a atualização prosseguiu com a maior facilidade possível usando apenas o apt-get dist-upgrade sem observar qualquer tipo de problema.

Ok. O post em questão continua, e continuará sempre, atual. Porém, foi exatamente nessa última atualização que ele se mostrou menos necessário. Boa parte dessa facilidade foi induzida por mim mesmo, que passei a não utilizar muitos repositórios extra oficiais, mas outra boa parte foi devido a pequenas modificações na versão do sistema. E porque não dizer do visível avanço do próprio ubuntu.

Segundos depois de atualizar tudo (demorou mais de 24h para baixar os pacotes e cerca de 4 horas para instalar os mesmos) eu só consigo observar uma pequena leveza no sistema, nada muito grandioso, justamente porque é quando se atualiza que menos novidades aparecem, afinal é quando o restricted-manager é menos necessário.

Para pessoas que possuem problemas cardíacos ou não gostem de emoções fortes ainda é recomendado não arriscar, e não tentar um upgrade. Partir de uma instalação do zero ainda é a melhor forma de atualizar o sistema e de aproveitar o máximo o que ele tem de novidades. Para todos que ainda não estavam no Edgy, ou seja, para os usuários de Dapper ou anteriores, eu recomendo fortemente que façam (se quiserem, claro) uma atualização do "zero".

E mais uma vez eu não cumpro a promessa (feita a mim mesmo) de instalar o sistema do zero. Fica para próxima (ou para quando lançarem o KDE4).

2 comments:

  1. Anonymous21/4/07 01:36

    Essa foi uma das poucas vezes que eu fiz upgrade ao inves de uma nova instalação, e devo dizer que funcionou incrivelmente bem.

    Como os servidores estão congestionados, eu baixei uma .iso pelo bittorent, e atualizei por ele. Todos os outros pacotes que eu tinha instalado que não eram oficiais, o Ubuntu tambem atualizou conforme necessário.

    Resultado: depois de 3 horas de download do iso e +1 hora mais ou menos atualizando, está tudo pronto pra funcionar novamente, sem sustos.

    ReplyDelete
  2. Pois é, incrível não ?

    O meu problema de velocidade de download não foram os servidores, mas minha própria velocidade. Estou limitado a 30 Kb/s. E de qualquer forma eu tinha que ter 1500 MB de arquivos.

    ReplyDelete