Pages

Wednesday, February 07, 2007

Coisas para fazer sem internet (ou sem computador)

Estou parcialmente plagiando o título desse post do MeioBit. Acabei de ler o post e isso me lembrou de quando eu comprei o meu computador. Era uma época que apesar de existir internet e de não ser incomum encontrar pessoas que a usassem, ela ainda era uma menina, uma criança, e eu não tinha condições financeiras de comprar um modem. Isso, precisei de economizar 1 ano para comprar um modem bem simples.

Mas eu tive computador por esse ano. E sempre digo que foi nessa época que eu aprendi a usar a máquina. Imagine: Hoje, você chega liga o computador e conecta-se automaticamente na internet em conexão de alta velocidade e tem um verdadeiro universo de informação de todos os tipos e qualidades para absorver, de qualquer forma, muito mais informação do que é possível absorver. Isso consome tempo. Na verdade, todo o tempo que quiser ceder a essa tarefa. Então, quanto tempo se dedica a aprender a usar um novo software (possível candidato a substituir o seu atual)? Ou a aprender como modificar/melhorar/entender o seu sistema operacional de forma sensível ? Quando foi a última vez que organizou o seu computador, por dentro (software) ou por fora (hardware) ?

De uma forma, o texto Coisas para fazer sem internet relembra uma série de tarefas que precisam ser executadas no computador. Dependendo do sistema operacional com maior ou menor importância, mas de qualquer forma, tarefas.

Além dicas listadas eu acrescentaria duas coisas: a primeira, backup. Sim, lembre-se de fazer backups dos dados importantes ou do HD inteiro, se possível. A segunda: organize seus CDs. O número de CDs/DVDs guardados cresce com o tempo. Isso é fato. Estamos sempre gravando alguma coisa e raramente jogando fora. Pode olhar. Talvez eu guarde muito mais do que a maioria, mas todo mundo se preocupa em guardar aquele arquivo importante para a faculdade/trabalho que depois de alguns meses/semanas passa a ser uma acumulador oficial de poeira. Revisar isso será de grande ajuda quando realmente precisar de um arquivo guardado.

Não obstante. Esse mês que fiquei de férias me faz fortalecer a sétima dica do post. Desligue o computador e vá fazer qualquer outra coisa. Se não quer sair de casa (cinema, teatro, show, balada, amigos, etc), leia, veja um DVD, ouça música, faça o que gosta, seja como for, observe como será valioso os momentos que se dedicará a fazer algo completamente diferente. E principalmente, como se sentirá melhor ao retornar.

1 comment:

  1. O problema é superar as primeiras 24hs de abstinência :-)

    Depois deve ser mais fácil ficar longe do computador!

    ReplyDelete